A logística inbound é um novo e eficiente modo de pensar toda a cadeia produtiva de uma empresa, direcionando o olhar para todas as etapas, desde a aquisição das matérias primas até a chegada do produto ao consumidor final, sendo uma das áreas da logística integrada. Vamos saber mais sobre a logística Inbound e como aplicá-la no seu negócio?
O que é a logística inbound
A logística inbound é um dos primeiros passos para se pensar dentro de uma logística integrada. Afinal, é nessa etapa que está inserida a aquisição de matéria prima e a relação da empresa com os fornecedores.
Podemos definir a logística inbound como um conjunto de ações que gerencia e aperfeiçoa a entrada de bens e serviços em uma determinada empresa, desde o momento em que o produto sai das dependências do fornecedor.
Assim, a logística inbound envolve processos específicos dessa etapa, como transporte, armazenagem, devolução de embalagens ao fornecedor, recepção e descarga de materiais.
Logística inbound e logística outbound
Para compreendermos melhor a diferença entre esses dois conceitos, vejamos a tradução dos termos. Em uma acepção literal, Inbound quer dizer “de entrada”, enquanto o termo outbound significa “de saída”.
Neste sentido, a logística inbound trata de questões relacionadas aos produtos que entram na empresa, como insumos, matérias primas ou produtos para revenda. Já a logística outbound é direcionada às mercadorias que saem da empresa em direção ao cliente.
Em outras palavras, a logística inbound tem o foco no processo produtivo da empresa, desde a chegada do material até a liberação do pedido. Enquanto isso, a logística outbound se concentra na satisfação do cliente.
Ambas as etapas são importantes para o processo logístico e se complementam, uma vez que o sucesso de uma depende da eficiência da outra.
Funções da logística inbound
A logística inbound atua em três frentes importantes, como veremos a seguir:
Processamento de informações dos fluxos dos materiais
A logística inbound permite que o gestor tenha um controle maior do estoque de insumos, identificando a necessidade de reposição de matérias primas e evitando o acúmulo excessivo de itens.
Recebimento e descarga da matéria prima
Outra função da logística inbound é o recebimento, a descarga e o armazenamento seguro de produtos, evitando o deslocamento desnecessário de mercadorias dentro do espaço e possíveis avarias decorrentes do manuseio incorreto.
Avaliação da eficiência de distribuição
O fornecimento de matérias primas é uma das tarefas mais importantes para a empresa porque interfere em toda a cadeia produtiva. Por isso, é importante avaliar constantemente o serviço prestado pelos fornecedores.
Vantagens da logística inbound
E quais são os benefícios que a logística inbound pode oferecer para a sua empresa? A seguir, você confere uma lista com as principais vantagens:
Produção contínua e organizada
Um dos objetivos da logística inbound é a melhoria de toda a cadeia produtiva, especialmente aquelas etapas que dependem diretamente da fase inicial, de captação e recebimento de insumos.
Com isso, ela garante que o fluxo ocorra sem interrupções por falta de matéria prima, por exemplo.
Giro de estoque mais eficiente
Contar com um sistema de gerenciamento dos produtos armazenados garante um giro de estoque mais preciso, eficiente e enxuto, com infraestrutura e processos mais simplificados.
Redução de custos operacionais
Com um estoque melhor aproveitado e com a otimização dos processos de distribuição, há uma incidência menor de produtos ociosos. Geralmente, quando um estoque não circula, isto representa dinheiro parado, deixando de trazer retorno para a empresa.
Além disso, também deve ser levado em conta o fato de que o tempo longo de armazenagem pode resultar em perdas ou danos aos produtos estocados, o que também gera um custo alto para a empresa.
Dicas para melhorar a logística inbound
A logística inbound já oferece uma série de vantagens ao negócio, mas é possível aperfeiçoar a sua implantação com as dicas a seguir:
Invista em tecnologia
Para que esse processo funcione com eficiência, é necessário controlar a execução de todas as atividades planejadas. E, para isso, nada melhor e mais seguro do que usar os KPIs.
KPIs são indicadores de desempenho, ou seja, ferramentas tecnológicas e inovadoras que fazem o monitoramento das ações adotadas pelo gestor. Algumas funções importantes destes medidores são:
- gestão de tempo;
- emissão de relatórios gerenciais;
- avaliações de desempenho;
- registro de operações realizadas.
- automatização de tarefas.
Faça uma projeção do abastecimento
É importante reunir informações suficientes para obter um panorama geral da situação atual da empresa. Depois disso, é hora de realizar um prognóstico, uma projeção do que se espera atingir a partir das variações naturais da produção e das vendas dos produtos.
Com esses dados em mãos, é muito mais fácil planejar e criar um abastecimento suficiente para toda a demanda da empresa, sem excessos.
Contar com fornecedores confiáveis
Uma das ações mais importantes da logística inbound é a captação de bons fornecedores, responsáveis por prover insumos para a empresa com preços atraentes e prazos competitivos, que também vão influenciar no frete oferecido ao cliente.
A busca por fornecedores deve estar incluída no mapeamento da necessidade de aquisição de matéria prima. Por isso, é fundamental a realização de uma avaliação constante de todos os fornecedores existentes, levando em consideração critérios de importância básica como qualidade e pontualidade na entrega.
Esses dois requisitos também devem nortear a escolha de novos profissionais para contratação ou substituição dos anteriores.
Interação entre o inbound e outbound
Logística inbound e logística outbound devem caminhar juntas, em harmonia e complementaridade. Como vimos, esses dois processos são distintos, mas igualmente importantes para a empresa. Os dois agem nas extremidades do processo logístico, interagindo com as demais fases da cadeia produtiva.
Quando paramos para pensar sobre a importância da satisfação do cliente ao receber o seu produto em tempo hábil, muitas vezes esquecemos que isso só é possível se a matéria prima, usada na fabricação daquele objeto, for entregue dentro do prazo pelo fornecedor.
Com esse exemplo, conseguimos perceber como os dois tipos de logística se complementam e contribuem para o funcionamento exemplar da cadeia produtiva.
Nos últimos tempos, a logística passou a ser vista num escopo mais abrangente, como parte importante de toda a gestão de um negócio. Essa concepção exige das empresas um planejamento mais rigoroso de todos os passos do processo logístico para que ela se mantenha sempre competitiva.
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