As exigências dos clientes aumentaram muito em relação à entrega dos seus produtos. Ou seja, eles estão mais atentos a todas as etapas da venda e desejam que a empresa cumpra todos os prazos, ofereça um frete competitivo e garanta a qualidade do produto entregue.
Diante disso, a logística de distribuição deve mostrar a sua eficiência, pois é fundamental para possibilitar uma boa experiência ao cliente nessa etapa final da chegada do produto.
O que é a logística de distribuição
A logística de distribuição é a parte final do ciclo de venda. É um conjunto de atividades que acontecem desde a hora em que o produto sai da linha de produção até o momento em que aquela mercadoria é entregue ao consumidor final.
Dada a sua importância, a logística de distribuição deve ser pensada a partir de um ponto de vista integrado. Neste sentido, devem ser feitas conexões com as demais etapas da logística, uma vez que se complementam, como: a estocagem, as vendas, o transporte de mercadorias e a prestação de contas.
Como funciona a logística de distribuição
O objetivo da logística de distribuição é otimizar todos os processos envolvidos na entrega dos produtos, tornando-os mais dinâmicos e menos custosos para as empresas, além de mais satisfatórios para o cliente.
Por causa disso, as ações pensadas com esta finalidade devem estar interligadas com os outros departamentos da companhia, como o setor de marketing e o setor de vendas, por exemplo.
Trabalhando em conjunto, esses setores vão descobrir as principais demandas do cliente, as melhores formas de estocar produtos, além de pensar naqueles canais de venda considerados mais eficientes.
Importância da logística de distribuição
O principal papel da logística de distribuição não é levar um produto até a casa do cliente; mas fazer isso de forma efetiva e com máxima qualidade em todos os sentidos, como redução de custos para a empresa e satisfação para o cliente.
Portanto, com a logística de distribuição fica mais fácil ter o controle de fatores, como o percurso das rotas e o tempo de entrega. Também é possível saber se há excedentes na armazenagem ou se é preciso solicitar mais mercadorias.
A ideia do gerenciamento é tornar essa etapa da distribuição mais fluida e dinâmica, o que também resulta em economia para a empresa. Então, a logística de distribuição é importante tanto para o consumidor quanto para a organização.
Dica: Desenvolva um planejamento logístico eficiente com as dicas da Rodojacto
Etapas da logística de distribuição
Vamos conhecer, a seguir, as etapas que compõem a logística de distribuição.
Gestão de transportes
Essa etapa diz respeito à escolha dos modais e dos locais de comercialização dos produtos; é uma fase muito importante porque a escolha do meio de transporte vai interferir no tempo de entrega e no valor do frete, por exemplo.
Também é o momento de optar por frotas terceirizadas ou próprias. Já os locais de comercialização não devem ser escolhidos ao acaso, mas levando em conta a demanda do público-alvo.
Checagem e expedição das mercadorias
Nessa etapa, os produtos são checados detalhadamente para que o cliente tenha a melhor experiência possível, recebendo o seu produto como escolheu na loja física ou virtual.
Controle de frete
Nessa etapa, são colhidas informações sobre valor do frete, os prazos de entrega, condições e formas de pagamento. O tipo de modal escolhido também entra na definição do valor do frete.
Análise de indicadores de desempenho
A observação dos indicadores de desempenho é que vai dizer se os resultados da logística de distribuição estão dentro do esperado. Para isso, são utilizados os chamados KPIs (Key Performance Indicators), que devem ser monitorados e avaliados periodicamente.
Roteirização
Roteirizar é planejar o caminho que o modal deverá percorrer para entregar o produto no prazo e em segurança. Esse planejamento deve evitar estradas congestionadas, danificadas ou perigosas que possam atrasar a entrega ou pôr em risco a vida do motorista e a qualidade do produto.
A economia de combustível é outra vantagem da roteirização, pois o planejamento garante viagens mais ágeis e eficientes.
Dica: Entenda o que são os pick up points na logística
Como melhorar a logística de distribuição
Agora que você já sabe a importância da logística de distribuição, confira 5 dicas para melhorar esse processo na sua empresa.
1- Pense nessas soluções de forma integrada
Como vimos, a logística de distribuição abrange vários setores da empresa. Por isso, deve ser pensada em conjunto e não isoladamente. Veja como o processo impacta as demais áreas e inclua isso no seu projeto.
2- Invista em tecnologia como os sistemas de gestão
Os sistemas de gestão, como os ERP’s, facilitam muito todas as etapas da logística de distribuição, melhorando desde o planejamento até o controle das atividades, além da averiguação dos resultados.
Com um ERP, as ações são realizadas de forma integrada, com foco na comunicação e com muito menos erros de execução.
3- Invista na infraestrutura dos armazéns
A melhora da infraestrutura do armazém também deve estar inserida no planejamento, pois faz parte da logística de distribuição.
Implantação de soluções tecnológicas, treinamento de funcionários e uso de equipamentos modernos são algumas ações importantes para aperfeiçoar todo esse processo, além de aperfeiçoar e agilizar o trabalho dos colaboradores.
4- Faça um planejamento prévio de estoque
Planejar a distribuição de mercadorias é fundamental. Mas, lembre-se que saber como está o estoque da empresa é igualmente importante, pois os dois setores se relacionam diretamente.
Portanto, invista em soluções inteligentes de armazenamento. O voice picking, por exemplo, é uma técnica moderna de separação de produtos que dispensa o papel e a caneta na hora da conferência e adota dispositivos eletrônicos práticos e funcionais.
5- Elabore o rastreamento de cargas
O rastreamento de cargas permite à empresa um controle maior dos trajetos realizados pelos motoristas, aumenta a segurança dos produtos transportados e ainda auxilia na redução do combustível consumido, uma vez que as rotas são planejadas também com este objetivo.
As soluções tecnológicas também são grandes aliadas nesse processo, como o uso do GPS, modelo mais comum de rastreadores disponíveis no mercado.
Otimize sua Logística com a Rodojacto!
Sabendo do perfil mais exigente do cliente atual, os gestores precisam estar sempre atualizados com as novidades na área da logística e pensá-la de modo integrado para melhor visualização dos problemas e de suas soluções.
A Rodojacto conta com um serviço de qualidade que impactará diretamente no melhoramento da logística de distribuição da sua empresa. Mais que uma transportadora, um supridor logístico estratégico. Conheça os nossos serviços.
Aproveite para conhecer também o Blog de Logística e o Blog do Caminhoneiro, aprimorando assim, os seus conhecimentos sobre logística.
Categorias: Logística