Estamos trazendo a 8ª edição do Boletim Rodojacto. Periodicamente, reunimos as notícias mais importantes relacionadas à logística, dos mais diferentes portais, para manter você, caro leitor, sempre muito bem informado.
Caso queira conferir as edições anteriores, fique à vontade. Todos os boletins estão disponíveis no Blog da Rodojacto e você pode acessá-los facilmente.
Aproveite para conferir também os demais conteúdos disponíveis na nossa página. Com certeza, tem muita informação importante que você pode aproveitar para a execução do seu trabalho. Vamos às notícias?
Minasul tem melhor janeiro da história em exportação de café
02/02/2022 – A cooperativa Minasul iniciou as suas atividades como exportadora de café em 2015 e no último mês, janeiro de 2022, experimentou o seu melhor momento desde então. A empresa exportou mais de 40 mil sacas de café e fechou o primeiro mês do ano com um saldo positivo.
O principal consumidor continua sendo os Estados Unidos, um dos maiores compradores do café brasileiro. Ainda assim, é o país que mais apresenta obstáculos logísticos à entrega do grão, devido a uma crise trabalhista iniciada logo no primeiro ano da pandemia.
Existem cargas de café esperando há 8 meses para serem transportadas para os navios. Felizmente, a Minasul conseguiu superar esses entraves através do sistema “break bulk”, que realiza o transporte do grão em carga fracionada, e foi responsável pelo embarque de metade das sacas exportadas pela cooperativa.
Segundo o trader da Minasul, Héberson Vilas Boas, o transporte do café em big bags foi uma iniciativa do próprio país importador, diante da necessidade de obter o grão. Héberson esclarece que a alternativa não gera mais custos para o comprador. Contudo, os riscos com a conservação do café existem, devido à ausência do contêiner que protege o produto.
Apesar do sucesso de toda a operação, Vilas Boas destaca que o transporte de café por big bags não deve se estender a longo prazo, mas apenas enquanto não houver solução para o caos logístico que envolve o país.
Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa crise logística no Boletim Rodojacto N°7.
A expectativa é que, a partir do segundo semestre de 2022, todo o processo logístico aconteça de forma regular, com embarque e desembarque dentro do prazo e presença de mão de obra suficiente para o andamento das atividades.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Notícias Agrícolas
Dica: Notícias de Logística: Boletim Rodojacto N° 6
Antaq abre consulta pública sobre desestatização do Porto de Santos
31/01/2022 – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) disponibilizou uma consulta pública para que os interessados possam opinar sobre a desestatização do Porto de Santos. No Boletim Rodojacto N° 5 acompanhamos a abertura deste processo.
As contribuições podem ser feitas até o dia 16 de março, pela internet, por meio de um formulário eletrônico específico. Depois disso, as ideias serão expostas para todos no site da Antaq.
Aqueles que encontrarem alguma dificuldade para acessar a página ou preencher as informações, podem utilizar os computadores da própria Antaq. Basta procurar as unidades regionais da agência.
O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e o principal ponto de escoamento de produtos marítimos. A concessão estará disponível para o interessado por 35 anos, com possibilidade de mais 5 anos de prorrogação.
Durante o período de vigência do contrato, o futuro concessionário deverá realizar melhorias no equipamento que devem chegar a R$ 16 bilhões.
Além disso, será de responsabilidade da empresa vencedora do edital a contribuição anual de 2,25% ao ano para o Poder Concedente, bem como o pagamento de uma taxa de fiscalização de R$ 6,422 milhões para a Antaq, que ficará incumbida de gerenciar essa concessão.
A Antaq também destaca um aporte financeiro da ordem de R$ 3 bilhões destinado para a criação de um túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá. Esse valor também será pago pelo futuro gestor do Porto de Santos.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Globo Rural
Dica: Notícias de Logística: Boletim Rodojacto N° 2
Novo mapa logístico de MS terá R$ 954 milhões em obras de pavimentação e restauração de rodovias até final de 2022
17/01/2022 – O Governo do Mato Grosso do Sul prevê que até o final deste ano sejam investidos mais de R$ 954 milhões na revitalização das rodovias do estado. Ao todo, serão mais de 512 km de estradas pavimentadas e 156 km de trechos restaurados, totalizando 69 municípios beneficiados diretamente.
Na região do Pantanal, mais de 600 km de estradas estão recebendo revestimento primário, com aplicação de cascalhamento. Com as reformas, o estado pretende ampliar e melhorar as rotas de importação e exportação, garantindo um lugar de destaque no tão competitivo mercado logístico.
A pavimentação de estradas que fazem parte dos principais pontos de escoamento de produtos e matérias-primas deve acelerar o processo logístico de movimentação de cargas, reduzindo tempo e, consequentemente, os custos.
Segundo o Governo de MS, Reinaldo Azambuja, a logística é fundamental para o crescimento do estado e já está sendo articulada uma parceria com o estado vizinho, Paraná, para a construção de um corredor ferroviário ligando Cascavel a Maracaju, dois grandes celeiros do agronegócio.
Outra ação prevista é a reconstrução da Malha Oeste, que liga o Mato Grosso do Sul aos portos do Oceano Pacífico. Desse modo será estabelecida uma conexão ferroviária com a Bolívia, bastante promissora para o escoamento logístico, além da geração de emprego e renda.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul, o estado investiu, nos últimos anos, mais de R$ 5 bilhões na construção e recuperação de estradas e demais pontos de ligação, como as pontes que interligam espaços e facilitam a comunicação e o trabalho de parceria entre eles.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Ferrovia Tereza Cristina completa 25 anos com muita contribuição à região sul de Santa Catarina
01/02/2022 – A Ferrovia Tereza Cristina (FTC) chega ao seu 25° aniversário com muita história para contar a respeito da sua atuação como parte de um modal tão importante para o setor logístico.
A ferrovia possui 164 quilômetros de extensão e sua linha férrea liga os municípios de Siderópolis e Imbituba, na região Sul do Brasil; sendo responsável pelo transporte de cargas diversas, dentre elas, o carvão mineral.
O carvão mineral, principal carga transportada pela empresa, é o grande responsável pela geração de recursos que possibilitaram obras importantes como a restauração de parques públicos e demais áreas verdes da comunidade.
Ao longo da sua trajetória, a FTC já movimentou mais de 70 milhões de toneladas de cargas, um feito valioso para a ferrovia, para a região e também para o mercado de logística.
Desde o ano de sua fundação e também privatização, a Ferrovia Tereza Cristina garantiu aos cofres públicos do Tesouro Nacional cerca de R$ 268 milhões, entre taxas e contribuições.
A ferrovia também se destaca pelas melhorias implementadas desde a sua fundação. De lá para cá, a FTC investiu na ampliação da malha férrea e na redução de acidentes, aderindo a uma sinalização mais eficiente e diminuindo as passagens de nível.
O cuidado com o meio ambiente também é uma característica da ferrovia. A empresa passou a usar o biodiesel como combustível, realiza eventos coletivos de limpeza, pratica a coleta seletiva, além de idealizar campanhas de conscientização para o gerenciamento correto de resíduos. Além disso, a Ferrovia Tereza Cristina realiza diversas ações sociais na comunidade, sempre trazendo a pauta da sustentabilidade.
Segundo o diretor da FTC, Benony Schmitz Filho, a empresa tem interesse em continuar administrando a ferrovia e já apresentou essa disposição à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Em caso positivo, a concessão deve permanecer pelos próximos 30 anos, sem dúvidas, com mais melhorias para a ferrovia e para a região.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Hora Hiper
Dica: Boletim Rodojacto N° 4
Porto de Suape encerra 2021 na liderança em granéis líquidos e cabotagem
03/2/2022 – O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado no estado de Pernambuco, obteve um desempenho excepcional em 2021 e encerrou o ano ocupando o primeiro lugar na movimentação de derivados de petróleo e também na navegação por cabotagem.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), outra conquista do Portuário de Suape foi a posição de maior hub de contêineres do Norte e Nordeste, ficando à frente dos demais portos pertencentes a essas regiões.
No ano passado, a movimentação no porto sofreu uma queda considerável em decorrência de uma manutenção obrigatória realizada pela Petrobrás na Refinaria Abreu e Lima (Rnest).
Mesmo com essa intervenção, o porto pernambucano conseguiu se reerguer e ocupar uma posição de liderança dentre todos os outros portos brasileiros. Só em 2021, o Porto de Suape movimentou 14,9 milhões de toneladas de granéis líquidos.
O Porto de Santos ficou com a segunda posição, com 14,3 milhões de toneladas, enquanto o Porto do Itaqui, no Maranhão, transportou 9,8 milhões de toneladas de produtos. De todas as cargas que passam pelo Porto de Suape, 67,8% são de granéis líquidos.
Já em relação à cabotagem, com trajetos ao longo da costa litorânea, foram movimentadas pelo porto mais de 22 milhões de toneladas de derivados de petróleo e outras substâncias. Desse total, 13,9 milhões de toneladas seguiram ou vieram dos outros portos brasileiros.
Por fim, temos a movimentação de contêineres, uma categoria na qual o Porto de Suape também se destacou em 2021. Ao longo do ano, foram mais de 518.581 TEUs, um verdadeiro recorde para o complexo portuário..
Além de se destacar no manuseio de granéis líquidos, o porto de Pernambuco também verificou aumento de outros tipos de cargas, tais como: veículos, chapas de aço, açúcar e pás eólicas.
O Porto de Suape chegou aos 43 anos de atuação no ano passado e conseguiu comemorar o aniversário em grande estilo, com resultados extremamente satisfatórios.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Portos e Navios
Dica: Notícias de Logística: Boletim Rodojacto N° 3
Preço de fretes marítimos internacionais diminuem e animam empresas de logística
02/02/2022 – O preço do frete do contêiner de importação apresentou uma queda no começo de janeiro, um acontecimento que tem surpreendido de forma positiva as empresas de logística e estimulado novas movimentações.
Desde o final de 2020, o setor sofreu uma alta considerável nos preços em decorrência da pandemia, fenômenos naturais e falta de contêineres para o transporte de materiais.
De US$ 12,500 no final de dezembro, o preço do contêiner chegou a US$ 9 mil em janeiro de 2022. Uma diferença gritante e, sem dúvidas, muito satisfatória para as empresas do ramo logístico.
José Roberto Costa, gerente de Logística da Vendemmia Logística Integrada, destaca que a surpresa positiva não ficou apenas por conta do preço mais acessível do frete, mas também pela rapidez dessa redução.
Com a queda dos valores, as empresas conseguem repassar para o cliente um preço mais atrativo, além de realizar o embarque de maneira mais ágil, sem o entrave dos fretes exorbitantes.
Ainda de acordo com José Roberto, duas grandes marcas são responsáveis pelos fretes mais acessíveis. Com a entrada no mercado das empresas Hyundai e ESShipping, as mercadorias que estavam estacionadas conseguiram seguir viagem, elevando a competitividade dos valores e forçando o frete a cair.
A expectativa é que, até o mês de março, o preço dos fretes continue caindo, apesar da paralisação anual decorrente do ano novo chinês que acontece em fevereiro.
Já nos meses de abril e maio, é esperada uma elevação no valor do frete. É durante esse período que se intensificam as compras do mercado varejista, para as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano; ocasionando uma demanda maior de embarque e aumento natural do frete.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Portos e Navios
Encerramos mais um Boletim de Notícias da Rodojacto e, em breve, estaremos de volta com a nova edição. Para ficar a par de tudo que acontece relacionado ao universo logístico, acesse o nosso blog e continue acompanhando as tendências e novidades do mercado de transporte de mercadorias.
O Blog da Rodojacto é atualizado constantemente com conteúdos relevantes sobre a área da logística com o objetivo de manter você informado sobre assuntos que envolvem o seu campo de atuação. Não perca a próxima edição!
Categorias: Boletim Rodojacto