Entre os vários impactos da pandemia, a modernização é uma das poucas consequências positivas. Por isso, aproveitamos o momento para explicar como esse processo está impulsionando a digitalização na logística.
Como você perceberá durante a leitura, essa transição acontece aos poucos, otimizando as operações a cada nova implementação. O objetivo é entender esse fenômeno e sua importância para o futuro do setor. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é a digitalização na logística?
Logística 4.0 e logística do futuro — esses são nomes que refletem a modernização do setor. Como toda grande transição tecnológica, o processo de digitalização oferece ganhos substanciais em produtividade, eficiência e economia.
Um exemplo disso pode ser observado em uma análise das últimas três revoluções industriais:
- na Primeira, houve a substituição da manufatura por máquinas a vapor;
- na Segunda, deu-se o desenvolvimento científico e tecnológico, além da popularização do conceito da linha de produção;
- já a Terceira foi caracterizada pela introdução de informática e robótica e pela popularização de novas fontes de energia, como o petróleo.
Apesar de esse ser um resumo bastante breve sobre os três períodos, fica claro qual foi o salto produtivo em cada uma dessas etapas. Por sua vez, a Quarta Revolução Industrial, frequentemente divulgada como a Indústria 4.0, selará um novo ciclo de produtividade e corte de custos por meio da inteligência analítica e da automação.
A indústria já conta com muitos avanços na engenharia de materiais, química fina, robótica, informática, mecatrônica e afins. Agora, é momento de os conceitos computacionais alavancarem a nova indústria, com tecnologias como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, big data, blockchain e internet das coisas (IoT).
E você sabe como a logística será impactada nessa transição? Essa área sempre foi e sempre será um braço fundamental para a eficiência da indústria. Afinal de contas, do que adianta produzir mais sem que existam avanços para otimizar o escoamento?
Sendo assim, a logística também tende a evoluir, sendo impulsionada pelas constantes inovações tecnológicas — que, inclusive, estão cada vez mais presentes na sua atuação.
Como funciona a digitalização na logística?
Como você bem sabe, a logística é um setor que lida com um grande volume de detalhes, dados e estatísticas aplicados a planejamento de rotas, quantificação de estoques, negociação com fornecedores, gestão de frotas, entregas e muito mais. Em comum, todas essas atividades podem ser agilizadas por alguma solução digital:
- sensores nas cargas e veículos para acompanhar o deslocamento da frota;
- softwares para automatizar a auditoria dos pagamentos do frete;
- sistemas e dispositivos para que os colaboradores atestem a proof of delivery (prova de entrega) em cada operação;
- sensores preditivos para diagnosticar o desempenho dos veículos, antecipando problemas e monitorando a condução;
- plataformas online para a cotação e fechamento de novos serviços de frete;
- sistema para o gerenciamento logístico, centralizando todos os detalhes, indicadores e volumes em um painel de fácil leitura para a tomada de decisão;
- sensores IoT ou NFC em pallets, para identificar a movimentação de lotes dentro do armazém, atualizando o controle de estoque em tempo real.
Na realidade, essas são apenas algumas das soluções que já existem no mercado e que podem alavancar a sua operação, promovendo economia, transparência e agilidade. No entanto, a ciência de dados está em franca evolução no mercado, com novas soluções e abordagens todos os dias.
Clique no banner abaixo e descubra como a tecnologia é importante para impulsionar os resultados do seu negócio!
Por que a digitalização na logística é importante?
Mais do que isso, qual a importância da tecnologia em nossas vidas? Aumentar a segurança, facilitar as rotinas, diminuir os custos e automatizar as tarefas. A mesma resposta vale para a digitalização do setor logístico.
Além disso, é preciso destacar o fator da competitividade. Afinal, a sua operação não está trabalhando na ausência de competidores. Isso significa que as mesmas oportunidades de modernização disponíveis a você também existem para os seus concorrentes.
Nesse contexto, a digitalização oferece um diferencial para quem a adota antecipadamente. Com uma operação mais moderna, a sua relação com o consumidor melhora, aprimorando a sua reputação no mercado e, ao mesmo tempo, tornando seus processos mais ágeis, enxutos e econômicos.
Quais as melhores maneiras de implementar a digitalização?
Em estado bruto, os recursos tecnológicos são meras ferramentas que ainda não encontraram seu propósito. Quando bem utilizados para estruturar uma solução pronta, porém, são capazes de revolucionar o seu negócio. Por exemplo:
- a IA pode transformar o relacionamento com fornecedores, além de aprimorar o planejamento de rotas;
- o big data na logística pode alavancar tanto a gestão de estoque como a operacional, manipulando um grande volume de dados para identificar os acertos e gargalos da operação;
- a conectividade da IoT pode aprimorar a gestão do armazém e parametrizar dados de manutenção dos veículos, melhorando a gestão da frota;
- combinado com a IA e o big data, o ML pode oferecer insights estratégicos à sua operação, destacando melhores negócios, janelas de compra, períodos de manutenção etc.;
- o blockchain pode aumentar a sua confiabilidade operacional, integrando toda a cadeia produtiva em uma série de elos de confirmação.
Para usufruir plenamente de tais benefícios, é importante que esses recursos sejam aplicados em todas as etapas da cadeia de produção. Por isso, além de adotar a digitalização em seu negócio, é importante buscar parceiros estratégicos que também a implementem em suas rotinas.
Como muitas inovações têm como foco a etapa de transporte, uma boa alternativa é contar com o suporte de transportadoras que sejam pioneiras no uso de novas tecnologias, alavancando os resultados das operações como um todo.
Descubra os principais impactos do novo coronavírus nos setores de logística e transporte!
De que forma a pandemia impactou os avanços da logística?
Mas por que a pandemia teve um efeito tão catalisador sobre as operações logísticas? A resposta para isso está no distanciamento social. Essa medida de combate ao vírus criou um cenário favorável para o comércio remoto, reforçando a importância da logística como a inteligência por trás de qualquer movimentação.
Não importa se você é o supervisor logístico de um grande aplicativo de entrega, de uma rede de supermercados ou de uma empresa de embalagens. Em qualquer caso, a logística está se mostrando mais importante do que nunca. E com essa realidade em mente muitas empresas passaram a enxergar a oportunidade de investir no setor, injetando inovação para acelerar a recuperação pós-crise.
Agora que você entende melhor o protagonismo da digitalização na logística, aproveite para compartilhar nosso artigo nas redes sociais e espalhar o conhecimento entre os seus colegas de setor!
Categorias: Logística , Tecnologia