Logística

Digitalização na logística: entenda como a Covid-19 impulsionou o processo

5
(4)

Entre os vários impactos da pandemia, a modernização é uma das poucas consequências positivas. Por isso, aproveitamos o momento para explicar como esse processo está impulsionando a digitalização na logística.

Como você perceberá durante a leitura, essa transição acontece aos poucos, otimizando as operações a cada nova implementação. O objetivo é entender esse fenômeno e sua importância para o futuro do setor. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a digitalização na logística?

Logística 4.0 e logística do futuro — esses são nomes que refletem a modernização do setor. Como toda grande transição tecnológica, o processo de digitalização oferece ganhos substanciais em produtividade, eficiência e economia.

Um exemplo disso pode ser observado em uma análise das últimas três revoluções industriais:

  • na Primeira, houve a substituição da manufatura por máquinas a vapor;
  • na Segunda, deu-se o desenvolvimento científico e tecnológico, além da popularização do conceito da linha de produção;
  • já a Terceira foi caracterizada pela introdução de informática e robótica e pela popularização de novas fontes de energia, como o petróleo.

Apesar de esse ser um resumo bastante breve sobre os três períodos, fica claro qual foi o salto produtivo em cada uma dessas etapas. Por sua vez, a Quarta Revolução Industrial, frequentemente divulgada como a Indústria 4.0, selará um novo ciclo de produtividade e corte de custos por meio da inteligência analítica e da automação.

A indústria já conta com muitos avanços na engenharia de materiais, química fina, robótica, informática, mecatrônica e afins. Agora, é momento de os conceitos computacionais alavancarem a nova indústria, com tecnologias como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, big data, blockchain e internet das coisas (IoT).

E você sabe como a logística será impactada nessa transição? Essa área sempre foi e sempre será um braço fundamental para a eficiência da indústria. Afinal de contas, do que adianta produzir mais sem que existam avanços para otimizar o escoamento?

Sendo assim, a logística também tende a evoluir, sendo impulsionada pelas constantes inovações tecnológicas — que, inclusive, estão cada vez mais presentes na sua atuação.

Como funciona a digitalização na logística?

Como você bem sabe, a logística é um setor que lida com um grande volume de detalhes, dados e estatísticas aplicados a planejamento de rotas, quantificação de estoques, negociação com fornecedores, gestão de frotas, entregas e muito mais. Em comum, todas essas atividades podem ser agilizadas por alguma solução digital:

  • sensores nas cargas e veículos para acompanhar o deslocamento da frota;
  • softwares para automatizar a auditoria dos pagamentos do frete;
  • sistemas e dispositivos para que os colaboradores atestem a proof of delivery (prova de entrega) em cada operação;
  • sensores preditivos para diagnosticar o desempenho dos veículos, antecipando problemas e monitorando a condução;
  • plataformas online para a cotação e fechamento de novos serviços de frete;
  • sistema para o gerenciamento logístico, centralizando todos os detalhes, indicadores e volumes em um painel de fácil leitura para a tomada de decisão;
  • sensores IoT ou NFC em pallets, para identificar a movimentação de lotes dentro do armazém, atualizando o controle de estoque em tempo real.

Na realidade, essas são apenas algumas das soluções que já existem no mercado e que podem alavancar a sua operação, promovendo economia, transparência e agilidade. No entanto, a ciência de dados está em franca evolução no mercado, com novas soluções e abordagens todos os dias.

Clique no banner abaixo e descubra como a tecnologia é importante para impulsionar os resultados do seu negócio!

Por que a digitalização na logística é importante?

Mais do que isso, qual a importância da tecnologia em nossas vidas? Aumentar a segurança, facilitar as rotinas, diminuir os custos e automatizar as tarefas. A mesma resposta vale para a digitalização do setor logístico.

Além disso, é preciso destacar o fator da competitividade. Afinal, a sua operação não está trabalhando na ausência de competidores. Isso significa que as mesmas oportunidades de modernização disponíveis a você também existem para os seus concorrentes.

Nesse contexto, a digitalização oferece um diferencial para quem a adota antecipadamente. Com uma operação mais moderna, a sua relação com o consumidor melhora, aprimorando a sua reputação no mercado e, ao mesmo tempo, tornando seus processos mais ágeis, enxutos e econômicos.

Quais as melhores maneiras de implementar a digitalização na logística?

Em estado bruto, os recursos tecnológicos são meras ferramentas que ainda não encontraram seu propósito. Quando bem utilizados para estruturar uma solução pronta, porém, são capazes de revolucionar o seu negócio. Por exemplo:

  • a IA pode transformar o relacionamento com fornecedores, além de aprimorar o planejamento de rotas;
  • o big data na logística pode alavancar tanto a gestão de estoque como a operacional, manipulando um grande volume de dados para identificar os acertos e gargalos da operação;
  • a conectividade da IoT pode aprimorar a gestão do armazém e parametrizar dados de manutenção dos veículos, melhorando a gestão da frota;
  • combinado com a IA e o big data, o ML pode oferecer insights estratégicos à sua operação, destacando melhores negócios, janelas de compra, períodos de manutenção etc.;
  • o blockchain pode aumentar a sua confiabilidade operacional, integrando toda a cadeia produtiva em uma série de elos de confirmação.

Para usufruir plenamente de tais benefícios, é importante que esses recursos sejam aplicados em todas as etapas da cadeia de produção. Por isso, além de adotar a digitalização em seu negócio, é importante buscar parceiros estratégicos que também a implementem em suas rotinas.

Como muitas inovações têm como foco a etapa de transporte, uma boa alternativa é contar com o suporte de transportadoras que sejam pioneiras no uso de novas tecnologias, alavancando os resultados das operações como um todo.

Descubra os principais impactos do novo coronavírus nos setores de logística e transporte!

De que forma a pandemia impactou a modernização da logística?

Mas por que a pandemia teve um efeito tão catalisador sobre as operações logísticas? A resposta para isso está no distanciamento social. Essa medida de combate ao vírus criou um cenário favorável para o comércio remoto, reforçando a importância da logística como a inteligência por trás de qualquer movimentação.

Não importa se você é o supervisor logístico de um grande aplicativo de entrega, de uma rede de supermercados ou de uma empresa de embalagens. Em qualquer caso, a logística está se mostrando mais importante do que nunca. E com essa realidade em mente muitas empresas passaram a enxergar a oportunidade de investir no setor, injetando inovação para acelerar a recuperação pós-crise.

Agora que você entende melhor o protagonismo da digitalização na logística, aproveite para compartilhar nosso artigo nas redes sociais e espalhar o conhecimento entre os seus colegas de setor!

Este artigo foi útil para você? Deixe sua nota abaixo!

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Categorias: Logística , Tecnologia

Cadastre-se para receber as novidades

Enviaremos apenas informações relevantes