O trabalho do gestor de logística, como você bem deve saber, exige bastante conhecimento técnico sobre a área em que atua. Além de lidar com a mão de obra, o abastecimento das linhas de produção, a otimização do tempo das atividades e outros desafios diários, é necessário sempre expandir seus conhecimentos sobre o setor.
Uma maneira interessante de se informar sobre a área é acompanhar as publicações de livros de logística no mercado editorial. Grandes especialistas do setor já contribuíram com seus pensamentos e experiências à literatura sobre o assunto.
Pensando nisso, selecionamos 6 livros de logística de autores brasileiros e estrangeiros que você precisa ler se quiser aperfeiçoar seu conhecimento sobre o tema.
Tecnologia da Informação aplicada à Logística
Eduardo Banzato é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Supply Chain e Desenvolvimento Organizacional. Hoje, ele dirige o Grupo IMAM, referência nacional de consultoria na área.
Em seu livro “Tecnologia da Informação aplicada à Logística”, ele comenta sobre a diversidade de soluções que as práticas de TI podem oferecer ao campo do planejamento logístico.
De maneira compreensível e simples, Banzato apresenta alguns modelos de organização capazes de aprimorar e racionalizar o gerenciamento das atividades logísticas. Tais modelos têm desde o objetivo de melhorar procedimentos internos da empresa, integrando setores (o ERP, Enterprise Resource Planning), a automatizar processos logísticos em armazéns ou centros de distribuição (é o caso do sistema WMS).
Informações: Editora IMAM, 2005 (1ª Edição), 201 páginas.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Como o próprio subtítulo deste livro afirma, sua intenção é apresentar “conceitos, estratégias, práticas e casos” que esclareçam alguns conceitos-chave do Supply Chain Management. Publicado originalmente em 2005, ele se mantém ainda relevante como um livro introdutório e pioneiro sobre o tema e está em sua terceira edição, lançada em 2016.
Além de descrever medidas adotadas atualmente em empresas de ponta para a gestão da cadeia de suprimentos, uma das vantagens do texto é que ele traz um foco prático baseado em estudos de caso. Por isso, é muito utilizado como leitura complementar em cursos de graduação em Engenharia de Produção e Administração de Empresas.
O autor desse livro, Silvio R. I. Pires, é professor universitário com Doutorado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e três Pós-Doutorados na área.
Informações: Editora Atlas, 2016 (3ª Edição), 358 páginas.
Dica: Conheça os 7 sistemas de controle de estoque mais usados no Brasil
A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon
Já que falamos em estudo de caso, o primeiro estrangeiro dentre os livros de logística da nossa lista explora os bastidores da gigante Amazon e o impacto da empresa sobre o mercado de compra e venda online.
Escrita pelo jornalista estadunidense Brad Stone, a obra foca tanto na expansão dessa startup que se transformou em multinacional quanto na figura de seu criador, Jeff Bezos. Embora não seja bem um livro de logística, traz histórias de competitividade, inovação e administração capazes de inspirar qualquer supridor logístico.
Afinal, não dá para ignorar o fato de que um dos maiores braços da empresa é o e-commerce, com uma rede de entregas global baseada em mais de 25 anos de experiência em armazenamento e distribuição. Talvez não exista um caso melhor a ser estudado em termos de complexidade logística e terceirização de serviços de entrega.
Informações: Editora Intrínseca, 2014 (1ª Edição), 419 páginas.
Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
Os quatro autores deste livro de logística (Donald J. Bowersox, David J. Closs, M. Bixby Cooper e John C. Bowersox) são professores, consultores e pesquisadores especializados no setor. Em uma união de ideias baseada em trabalhos e estudos de muitos anos, eles contextualizam a logística dentro de uma lógica empresarial e destacam a importância do campo na economia global.
Outros temas abordados pelo livro são:
- projetos de rede e riscos;
- sustentabilidade;
- Tecnologia da Informação;
- panorama global sobre o setor de transportes.
Associado a esse olhar mais enviesado sobre o campo empresarial, a obra também discute alguns dos fundamentos da gestão da cadeia de suprimentos e questões de competitividade.
Informações: Editora AMGH, 2013 (4ª Edição), 472 páginas.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial
Referência mundial em logística, o norte-americano Ronald H. Ballou atua na área acadêmica desde a década de 1960 e é autor de diversos livros sobre a área.
A obra que escolhemos para a nossa lista é obrigatória para qualquer profissional de logística. Assim como o livro de Silvio Pires, essa publicação traz exemplos práticos, exercícios e estudos de caso que transcendem o estudo teórico.
O livro foi todo organizado em torno do triângulo do planejamento logístico: no centro, o nível de serviço, e em seus vértices o estoque, transporte e a localização. Sua edição mais recente acompanha as mudanças a nível nacional da área no início do século, como o boom dos centros de distribuição, a terceirização dos serviços logísticos e o investimento em automação nos processos de armazenagem.
Ballou ainda insere no texto suas próprias previsões de mudanças que devem acontecer no setor futuramente.
Informações: Editora Bookman, 2005 (5ª Edição), 616 páginas.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento
O livro de logística mais recente em nossa lista, a obra de Paulo Roberto Bertaglia se aprofunda nas inovações do setor logístico e de Supply Chain. Dessa forma, investiga o impacto da Indústria 4.0 e de suas tecnologias em áreas como o atendimento ao cliente e o gerenciamento da cadeia de abastecimento.
O autor ainda inclui na obra modelos e processos de negócio que dialogam com o atual mercado e aspectos relacionados à vantagem competitiva. O objetivo é atualizar o profissional de logística sobre os avanços tecnológicos e operacionais do setor nos últimos anos.
Bertaglia é formado nos campos de Engenharia Civil e Administração de Negócios e é o fundador da empresa de consultoria BERTHAS, focada em empresas que atuam nas áreas de Logística e Supply Chain.
Informações: Editora Saraiva, 2020 (4ª Edição), 544 páginas.
Dica: Logística do futuro: 7 tendências para ficar de olho nos próximos anos
Conheça a Rodojacto
Se você é um gestor interessado em livros de logística e outras fontes de conhecimento sobre o setor, é porque se preocupa em ser um profissional constantemente atualizado.
Nos últimos anos, como pode-se observar nos livros de logística mais recentes em nossa lista, o setor passou por mudanças, sobretudo envolvendo o fornecimento de serviços de transporte, armazenagem e distribuição.
Um bom gestor de logística, atualizado sobre o mercado e suas inovações, reconhece a importância de um serviço bem realizado e de qualidade frente à competitividade do setor. Nesse cenário, a Rodojacto surge como empresa referência em logística e com autoridade no setor de transporte de carga.
Acesse nosso site para conhecer a história da empresa e os serviços que podemos oferecer a sua empresa.
Categorias: Logística