Dicas de como utilizar a logística inbound na sua empresa

A logística inbound é um novo e eficiente modo de pensar toda a cadeia produtiva de uma empresa, direcionando o olhar para todas as etapas, desde a aquisição das matérias primas até a chegada do produto ao consumidor final, sendo uma das áreas da logística integrada. Vamos saber mais sobre a logística Inbound e como aplicá-la no seu negócio?
A logística inbound é um dos primeiros passos para se pensar dentro de uma logística integrada. Afinal, é nessa etapa que está inserida a aquisição de matéria prima e a relação da empresa com os fornecedores.
Podemos definir a logística inbound como um conjunto de ações que gerencia e aperfeiçoa a entrada de bens e serviços em uma determinada empresa, desde o momento em que o produto sai das dependências do fornecedor.
Assim, a logística inbound envolve processos específicos dessa etapa, como transporte, armazenagem, devolução de embalagens ao fornecedor, recepção e descarga de materiais.
Para compreendermos melhor a diferença entre esses dois conceitos, vejamos a tradução dos termos. Em uma acepção literal, Inbound quer dizer “de entrada”, enquanto o termo outbound significa “de saída”.
Neste sentido, a logística inbound trata de questões relacionadas aos produtos que entram na empresa, como insumos, matérias primas ou produtos para revenda. Já a logística outbound é direcionada às mercadorias que saem da empresa em direção ao cliente.
Em outras palavras, a logística inbound tem o foco no processo produtivo da empresa, desde a chegada do material até a liberação do pedido. Enquanto isso, a logística outbound se concentra na satisfação do cliente.
Ambas as etapas são importantes para o processo logístico e se complementam, uma vez que o sucesso de uma depende da eficiência da outra.
A logística inbound atua em três frentes importantes, como veremos a seguir:
A logística inbound permite que o gestor tenha um controle maior do estoque de insumos, identificando a necessidade de reposição de matérias primas e evitando o acúmulo excessivo de itens.
Outra função da logística inbound é o recebimento, a descarga e o armazenamento seguro de produtos, evitando o deslocamento desnecessário de mercadorias dentro do espaço e possíveis avarias decorrentes do manuseio incorreto.
O fornecimento de matérias primas é uma das tarefas mais importantes para a empresa porque interfere em toda a cadeia produtiva. Por isso, é importante avaliar constantemente o serviço prestado pelos fornecedores.
E quais são os benefícios que a logística inbound pode oferecer para a sua empresa? A seguir, você confere uma lista com as principais vantagens:
Um dos objetivos da logística inbound é a melhoria de toda a cadeia produtiva, especialmente aquelas etapas que dependem diretamente da fase inicial, de captação e recebimento de insumos.
Com isso, ela garante que o fluxo ocorra sem interrupções por falta de matéria prima, por exemplo.
Contar com um sistema de gerenciamento dos produtos armazenados garante um giro de estoque mais preciso, eficiente e enxuto, com infraestrutura e processos mais simplificados.
Com um estoque melhor aproveitado e com a otimização dos processos de distribuição, há uma incidência menor de produtos ociosos. Geralmente, quando um estoque não circula, isto representa dinheiro parado, deixando de trazer retorno para a empresa.
Além disso, também deve ser levado em conta o fato de que o tempo longo de armazenagem pode resultar em perdas ou danos aos produtos estocados, o que também gera um custo alto para a empresa.
A logística inbound já oferece uma série de vantagens ao negócio, mas é possível aperfeiçoar a sua implantação com as dicas a seguir:
Para que esse processo funcione com eficiência, é necessário controlar a execução de todas as atividades planejadas. E, para isso, nada melhor e mais seguro do que usar os KPIs.
KPIs são indicadores de desempenho, ou seja, ferramentas tecnológicas e inovadoras que fazem o monitoramento das ações adotadas pelo gestor. Algumas funções importantes destes medidores são:
É importante reunir informações suficientes para obter um panorama geral da situação atual da empresa. Depois disso, é hora de realizar um prognóstico, uma projeção do que se espera atingir a partir das variações naturais da produção e das vendas dos produtos.
Com esses dados em mãos, é muito mais fácil planejar e criar um abastecimento suficiente para toda a demanda da empresa, sem excessos.
Uma das ações mais importantes da logística inbound é a captação de bons fornecedores, responsáveis por prover insumos para a empresa com preços atraentes e prazos competitivos, que também vão influenciar no frete oferecido ao cliente.
A busca por fornecedores deve estar incluída no mapeamento da necessidade de aquisição de matéria prima. Por isso, é fundamental a realização de uma avaliação constante de todos os fornecedores existentes, levando em consideração critérios de importância básica como qualidade e pontualidade na entrega.
Esses dois requisitos também devem nortear a escolha de novos profissionais para contratação ou substituição dos anteriores.
Logística inbound e logística outbound devem caminhar juntas, em harmonia e complementaridade. Como vimos, esses dois processos são distintos, mas igualmente importantes para a empresa. Os dois agem nas extremidades do processo logístico, interagindo com as demais fases da cadeia produtiva.
Quando paramos para pensar sobre a importância da satisfação do cliente ao receber o seu produto em tempo hábil, muitas vezes esquecemos que isso só é possível se a matéria prima, usada na fabricação daquele objeto, for entregue dentro do prazo pelo fornecedor.
Com esse exemplo, conseguimos perceber como os dois tipos de logística se complementam e contribuem para o funcionamento exemplar da cadeia produtiva.
Nos últimos tempos, a logística passou a ser vista num escopo mais abrangente, como parte importante de toda a gestão de um negócio. Essa concepção exige das empresas um planejamento mais rigoroso de todos os passos do processo logístico para que ela se mantenha sempre competitiva.
A Rodojacto possui uma vasta experiência no segmento de entrega e distribuição. Sabendo que os processos logísticos não podem mais ser pensados de forma isolada, conte com as nossas soluções para aperfeiçoar todos os detalhes envolvidos nesse conjunto de tarefas e melhore o desempenho do seu negócio. Aproveite para conferir muitos outros conteúdo interessantes em nosso blog.
Categorias: Logística