A interação entre todos os setores da empresa é uma necessidade percebida já há algum tempo pelos gestores, que precisam enfrentar gargalos criados pela falta de comunicação e pelo desequilíbrio entre as etapas do processo logístico. A logística integrada tem o objetivo de atender a essa demanda, promovendo a interação de departamentos, a melhoria na troca de informação e a excelência de todas as etapas que envolvem a aquisição, movimentação e entrega de produtos.
Os bons resultados derivam da visão sistêmica que cada colaborador tem desse processo, da redução de custos e aumento da produtividade e outras vantagens que veremos a seguir.
O que é a logística integrada
A logística integrada trata-se de uma visão interligada e sistêmica do processo logístico e todas as suas etapas, desde a aquisição dos insumos até a entrega do produto nas mãos do consumidor final.
Essa ligação acontece por meio de softwares de gestão que permitem a comunicação clara e objetiva entre as áreas de produção, estoque, fornecedores e centros de distribuição, realizando uma definição assertiva de atividades.
A agilidade na troca de informações garante um maior envolvimento de todos os operadores logísticos, com definição clara de objetivos e alcance mais rápido de resultados.
Quando o setor de vendas identifica a necessidade de reposição de algum material, por exemplo, basta que ele entre em contato com o setor de estoque que, por sua vez, solicita e negocia a mercadoria com os fornecedores.
Tudo isso acontece em tempo hábil para evitar a falta de produtos e, ao mesmo tempo, o excesso de itens. Ou seja, a logística integrada promove o equilíbrio das etapas e ações, alçando o processo logístico à excelência de resultados.
Áreas da logística integrada
A logística integrada deve ser aplicada em três etapas básicas da logística: o fluxo de materiais, a circulação da matéria prima, além do transporte e distribuição.
Fluxos dos materiais
Também chamado de logística inbound, o fluxo de materiais diz respeito à área da aquisição e administração das matérias primas. É uma etapa que envolve a negociação com fornecedores na aquisição dos produtos, o transporte e a qualidade dos mesmos, além da armazenagem correta das peças.
Aqui a logística integrada funciona sempre com o objetivo de agilizar esses processos, criar uma relação de confiança com fornecedores e reduzir os custos.
Circulação da matéria prima
Aqui temos a logística industrial em que ocorre o transporte dos insumos até os setores que manejam esses materiais, garantindo a manutenção e operacionalidade das linhas de produção com o abastecimento equilibrado, sem excessos ou faltas.
Nessa etapa, a logística integrada visa a agilidade do fluxo contínuo das operações, com otimização de processos e de tempo. Também estão envolvidos o armazenamento e encaixotamento das mercadorias, pensando em melhor uso do espaço disponível.
Transporte e distribuição
Aqui temos a logística inbound que corresponde à etapa final do processo, ou seja, é a área incumbida de levar do ponto de produção e distribuição até o cliente final. Os objetivos também são a redução de custos, além da entrega rápida, com bom custo-benefício para o consumidor, a qualidade e a segurança do produto.
É uma etapa muito importante porque é a que está mais próxima do cliente e influencia na sua experiência e na imagem que ele vai construir da marca.
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Vantagens da logística integrada
Já vimos que a logística integrada promove a comunicação clara entre os setores e a visão do processo logístico de uma forma ampla e interligada. Mas, quais são as vantagens dessas ações para a empresa?
Redução de custos operacionais
Este talvez seja o benefício mais vantajoso e mais buscado entre as empresas, que desejam um retorno imediato das estratégias aplicadas. Com a logística integrada, os processos acontecem mais rápido, com o mínimo de erros, com mais interação dos colaboradores, menos desperdício e repetição de trabalhos. Tudo isso impacta diretamente, e de forma positiva, nos custos diários da organização.
Aumento da produtividade
Processos automatizados acontecem em menos tempo, elevando os índices de produção, disponibilizando colaboradores para outras tarefas, além de diminuir a necessidade de retrabalho devido a erros encontrados.
Otimização da gestão
Com o acesso completo e fácil de todo o esquema logístico, o gestor consegue tomar decisões mais rápidas e mais seguras, além de poder focar nas ações estratégicas da empresa e identificar novas oportunidades de negócios.
Satisfação dos colaboradores e parceiros
Quando o colaborador está satisfeito com o trabalho que realiza e com as condições oferecidas a ele para a execução dessa tarefa, o seu desempenho evolui.
A otimização dos serviços evita que o trabalhador tenha que fazer inúmeras vezes a mesma atividade, corrigindo erros recorrentes e desgastantes, além de reduzir a quantidade de exercícios braçais, direcionando sua energia para tarefas que exijam mais esforço mental.
Vantagem competitiva
Competitividade é um fator indispensável em um mercado volátil em que as empresas precisam estar à frente da concorrência, não exatamente oferecendo preços mais atrativos, mas qualidade no serviço prestado.
Quando se empenha em promover um processo logístico otimizado, o gestor consegue elevar a importância do seu negócio, conquistando a valorização perante o mercado e, consequentemente, dos seus produtos.
Transparência nos processos
Permitir que a equipe de trabalho tenha acesso às inúmeras etapas do processo logístico é importante porque também oferece a essas pessoas a oportunidade de uma participação ativa, seja na identificação de falhas ou na proposição de medidas de aprimoramento dessas ações.
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Implantação da logística integrada
Para o gestor, aplicar a logística integrada pode ser algo desafiador, uma vez que implica em muitas mudanças importantes. Contudo, com as ações corretas, esse processo se torna mais fluido e acessível.
O primeiro passo é pensar e promover uma cultura colaborativa dentro da empresa, em que todos devem se sentir responsáveis pelo bom andamento do processo logístico.
Em seguida, todos os colaboradores devem estar cientes de suas respectivas funções da organização. É uma medida que evita conflitos de informações, evita a sobrecarga de trabalho e a cobrança honesta de resultados por parte do gestor.
Por fim, é necessário fazer a automação dos processos com uso de softwares que facilitem a comunicação entre os setores e possibilitem o próprio controle dessa comunicação por parte do gestor.
Melhore os processos logísticos com a Rodojacto
Cada vez mais o mercado tem exigido que as empresas invistam em melhorias nos processos para atuar na redução do tempo de espera, a fim de aumentar a satisfação do cliente. A harmonia e o equilíbrio entre os departamentos são fundamentais para que os problemas possam ser resolvidos de forma setorizada, mas com uma visão ampla de conjunto.
A Rodojacto trabalha constantemente com o objetivo de aperfeiçoar as práticas no que diz respeito ao transporte e distribuição de mercadorias, última etapa da logística integrada, garantindo a qualidade na distribuição, contribuindo assim para uma sintonia entre os demais setores da empresa e para o seu crescimento e aperfeiçoamento.
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