Provavelmente você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade, certo? Mas sabe como esse termo pode ser aplicado à logística? Pois bem, a logística sustentável é uma tendência crescente e está transformando muitos processos organizacionais.
Quer entender melhor a importância da logística sustentável? Neste conteúdo, explicamos por que vale a pena investir nessa alternativa e como ela pode ser implantada na cadeia de suprimentos. Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como surgiu a logística sustentável?
Em 1972, durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) pautou a ideia de desenvolvimento sustentável.
Tal concepção diz respeito a um modelo de desenvolvimento capaz de atender as demandas dos seres humanos no presente, sem esgotar os recursos naturais necessários para sobrevivência das gerações futuras.
Com o passar do tempo, a preocupação com o meio ambiente ganhou espaço em diferentes âmbitos da sociedade, inclusive no cenário corporativo. E para que essa postura ecológica pudesse, de fato, ser concretizada, houve a necessidade de mobilizar um setor estratégico nas organizações: a logística.
Assim surgiu a logística sustentável, que vem sendo adotado pelas organizações e está fazendo com que negócios engajados passem a assumir uma vantagem competitiva frente à concorrência.
No Brasil, a prática tornou-se oficial em 2012, período em que houve maior incentivo do poder público para que as empresas adotassem atitudes conscientes no desenvolvimento de suas atividades.
Qual a importância da logística sustentável?
Desde as décadas passadas, muitos negócios evoluíram sem o mínimo cuidado com a interferência causada no meio ambiente. Por isso, hoje, precisamos urgentemente rever nossas atitudes para tentar reverter os estragos gerados — antes que isso já não seja mais possível.
O desmatamento descontrolado foi e ainda é uma das maiores preocupações da esfera pública. Então, muitas empresas têm adotado programas de reflorestamento, buscando repor à natureza aquilo que dela é extraído e preservar a fauna local.
Outras grandes preocupações quando se fala em logística sustentável são a emissão dos gases tóxicos e contaminação do solo e da água. Para além desses aspectos, a logística sustentável tem como objetivo alcançar a eficiência no uso de recursos, o impulsionamento da mão de obra local.
Por que vale a pena investir na logística sustentável?
O investimento em logística sustentável é capaz de atrair a atenção do poder público e de outros grandes negócios em sinergia com o compromisso ecológico. Além disso, os consumidores vêm se identificando cada vez mais com empresas responsáveis com o meio ambiente, dando preferência para organizações que fomentam a cultura verde em seus processos.
Por fim, é importante ressaltar que, com a logística sustentável, é possível obter uma considerável redução de custos, visto que a eficiência proporcionada por ela se faz presente em cada estágio da cadeia de suprimentos.
Baixe nosso e-book e veja como melhorar a logística de transporte na sua empresa!
Como implementar soluções sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos?
Ficou claro para você qual a importância de investir em uma estrutura organizacional sustentável? Na era da logística 4.0, a cultura verde é indispensável nos negócios. Para saber por onde começar, destacamos a seguir os principais pontos que devem ser considerados quando se pretende adotar soluções sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos!
Investir em consultorias
Cada negócio tem suas peculiaridades. Então, antes de iniciar um projeto de implantação da logística verde, pode ser uma boa ideia buscar o apoio de uma consultoria especializada na área — que será de grande auxílio para tomada de decisões.
Otimizar as rotas
A otimização de rotas é uma iniciativa simples, mas de grande ajuda na redução da emissão de gases tóxicos. No mais, haverá uma redução de custos — visto que menos combustível será utilizado — e a operação de transporte será efetuada em menos tempo, proporcionando maior satisfação para os clientes.
Modernizar as frotas
Os ônibus e os caminhões têm sido apontados como os principais poluentes da atmosfera. Por isso, é válido buscar automóveis com motores que contem recursos para redução da emissão de gases (como filtros especiais).
Ainda nesse sentido, existem treinamentos que capacitam os motoristas a adotarem ações capazes de proporcionar economia de combustível e ainda potencializar a redução de liberação de gases tóxicos.
Além disso, é preciso fazer a manutenção regular e ter atenção aos sinais dados pelos veículos no dia a dia. Cheiros estranhos, fumaça e barulhos fora do comum devem ser verificados o quanto antes, tanto pela segurança dos condutores quanto para eliminar uma possível brecha para emissão de poluentes na atmosfera.
Reduzir o desperdício de insumos
O desperdício eleva os custos de um negócio — em função da necessidade de reposição de recursos — e também o excesso de lixo produzido. Para modificar essa situação, procure rever os processos operacionais relativos ao uso de insumos.
Entender como os pequenos resíduos podem ser reaproveitados é um grande passo. E lembre-se: tudo o que não tem mais utilidade nas dependências de seu negócio pode ser útil para outras empresas.
Realizar o descarte correto de resíduos
É de grande importância que seja articulado um sistema de separação de resíduos na organização. Desse modo, poderão ser enviados para reciclagem todos os objetos que já não tiverem mais como ser reaproveitados.
No mais, para realizar o correto descarte de lixo, muitas empresas estão apostando na modernização e constante manutenção de seus recursos logísticos, visando reduzir o lançamento de poluentes.
Fomentar o desenvolvimento local
Fomentar o desenvolvimento das organizações locais, que estão situadas na mesma região da sua empresa, é outra ótima iniciativa da cultura verde. Aqui devem ser analisados os negócios que podem fazer uso dos resíduos descartados, seja para a reciclagem ou para a produção de outros itens. Além disso, procure identificar possíveis fornecedores locais para fomentar a economia da região.
Planejar o uso do espaço de armazenamento
O melhor aproveitamento do espaço é capaz de muito mais que possibilitar a estocagem de uma quantidade maior de mercadorias. Rever o layout da área pode tornar todo o trabalho da equipe de logística mais ágil e ainda poupar o consumo de energia, o que, por consequência, reduz a emissão de gases do efeito estufa.
Preparar a equipe para o recebimento de mercadorias
Ter uma equipe preparada para concluir os processos de recebimento das mercadorias é uma iniciativa inteligente para gestores de logística que desejam tornar suas equipes mais eficientes. Assim, é possível liberar os veículos em menos tempo, o que evita custos com horas adicionais.
Com isso, os recursos financeiros poupados podem ser destinados para projetos educativos, envolvendo todos os colaboradores em processos de trabalho ecologicamente corretos.
Para que um negócio continue prosperando é necessário adotar medidas que permitam um melhor uso de recursos naturais. Por isso, não deixe de abraçar a logística sustentável para gerar ótimas oportunidades na sua empresa.
Gostou do post de hoje? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão conteúdos exclusivos sobre o ramo da logística de transportes!
Categorias: Logística
Tags: desenvolvimento sustentável logística de transporte logística sustentável meio ambiente sustentabilidade,