Os pick up points fazem parte de uma estratégia desenvolvida pelas empresas com o objetivo de reduzir vários custos rotineiros no processo logístico de entrega de mercadorias, como o gasto com combustível e as infrutíferas tentativas de entregar o produto nas mãos do consumidor devido à sua ausência na residência. É um processo que ainda está em evolução no Brasil, mas que fora dele já mostrou que é muito eficiente. Veja a seguir o que são os pick up points e quais suas vantagens
O que são os pick up points?
Em uma tradução literal, pick up point significa “pontos de captação”. Só que, nesse caso, esses pontos se referem aos locais físicos cadastrados onde o cliente poderá continuar o seu processo de compra e retirar o seu produto.
Este ponto toma para si a responsabilidade de buscar o objeto no local, na data e no horário que lhe for mais conveniente. É um processo bastante vantajoso para a empresa e também para o consumidor, como mostraremos ao longo do texto.
Vantagens dos pick up points
Quanto opta por essa forma de entrega, a empresa garante muitas vantagens, especialmente em relação às finanças. Para o consumidor, ter a opção de pegar o próprio produto também é interessante, pois ele passa a ter um domínio maior sobre a compra, sem ter que esperar ou modificar a sua rotina para recebê-la. Confira outras vantagens a seguir.
Transportadoras com entregas mais eficientes
Com os pick up points, o processo de entrega é otimizado, uma vez que não é mais necessário que as distribuidoras levem a mercadoria até a casa do cliente.
O número de entregas mal sucedidas é muito grande, pois são muitos os casos em que o consumidor não está em sua residência por estar trabalhando ou porque teve que sair para resolver alguma pendência de última hora.
Mesmo que o cliente esteja ansioso para receber um objeto, ele nem sempre consegue permanecer em casa, esperando aquele item chegar, uma vez que não há cem por cento de certeza de que tal entrega de fato acontecerá naquele dia. Afinal, imprevistos também acontecem com as transportadoras.
Outra situação muito comum é a não localização do endereço mencionado, algo corriqueiro principalmente em locais mais afastados, como as zonas rurais, por exemplo.
Nesses e em outros casos, a transportadora repete a viagem até concluir a entrega do pedido, aumentando os gastos com combustível, atrapalhando a produtividade e atrasando a entrega de outras mercadorias.
Dica: Armazenagem On-Demand: conheça as vantagens
Maior volume para o transporte e a logística reversa
Com o pick up point, há diminuição de carga ociosa. Assim, a prioridade é justamente para aquelas entregas realmente indispensáveis, envolvendo peças maiores, que não podem ser levadas pelo cliente, resultando em um volume maior de cargas, em mais entregas feitas por dia e no aumento da produtividade.
Além disso, há a questão da sustentabilidade. Quando um item é retirado pelo próprio cliente, não há necessidade de uma embalagem mais segura e específica, reduzindo o custo com esse material.
Por fim, o pick up point também é uma maneira de conscientizar e educar o consumidor, alertando-o sobre as melhores maneiras de fazer o descarte correto da embalagem e da peça após o seu uso completo.
Muitas vezes, o próprio pick up point serve de depósito para o descarte de peças e embalagens que iriam para o lixo comum. Esse cuidado é o objetivo principal da logística reversa.
Taxa de entrega com maior assertividade
Como a data de recebimento é estipulada pelo próprio cliente, não há chance de ocorrer uma entrega mal sucedida, devido à sua ausência no domicílio.
O máximo que pode acontecer é o cliente comparecer ao local de retirada em outra data, o que não altera em nenhum aspecto a rotina da transportadora ou da empresa que vendeu o artefato.
Consumidor tem maior domínio sobre a compra
A experiência do usuário também se torna mais satisfatória com o pick up point, afinal, ele se torna uma parte ativa dessa última etapa do processo de compra e venda do objeto e não se sente dependente da transportadora.
Em muitos casos, o cliente precisa modificar a sua rotina, alterar planos e tarefas para ficar à espera de um item que nem sempre chega no dia indicado na hora da compra.
Tendo acesso ao pick up point, ele consegue encaixar aquela tarefa na sua rotina e sabe exatamente o que deve fazer para ter o produto em suas mãos. Basta comparecer ao local de retirada no dia e hora marcados.
Em alguns casos, a retirada da mercadoria pode acontecer, inclusive, no período noturno, dependendo do horário de funcionamento desses locais. Como as entregas tradicionais são feitas apenas ao longo do dia, essa é uma vantagem bem interessante, pois amplia as chances de recebimento daquele item.
Dica: Logística integrada: o que é e quais os benefícios
Maior previsibilidade e diminuição dos custos
Como não é necessário a realização da entrega do produto, a etapa final do processo de logística é excluída, simplificando toda a atividade. Isso torna mais viável a elaboração de um planejamento financeiro e operacional, garantindo maior previsibilidade e eficiência das rotas de entrega.
O resultado desse controle é a redução drástica de custos, principalmente aqueles relacionados ao uso de combustíveis, que sofrem oscilações constantemente e sempre interferem sobremaneira em todo o processo logístico.
O pick up point também aumenta a segurança dos objetos transportados, evitando perdas e danos causados por furtos, falhas no transporte ou na entrega e demais interferências externas às quais a transportadora sempre está exposta.
É muito importante que as empresas se conscientizem a respeito das novas preferências dos consumidores e planejem os processos logísticos de uma forma que eles atendam à realidade dessas pessoas. Afinal, tão ou até mais importante do que fechar uma venda é valorizar a experiência do cliente e fidelizá-lo.
Se, por um lado, a exigência do consumidor aumentou com relação aos prazos de entrega e à qualidade dos serviços, por outro, esse mesmo cliente exige a sua participação ativa em várias etapas do processo de compra. No caso do pick up point, esta participação se faz possível através da escolha da melhor forma, horário e local para a retirada do produto. É uma demanda crescente e que precisa ser estudada por todos os envolvidos na comercialização de bens de consumo.
Para não perder nenhum outro tema importante relacionado ao mundo da logística, acompanhe o blog da Rodojacto e esteja sempre muito bem informado.
Categorias: Logística