Você sabe como montar uma equipe eficiente, de alto desempenho para a área de logística? Não é raro que fatores importantes sejam negligenciados nesse processo, interferindo diretamente no desempenho do time.
Para além de reunir bons colaboradores, deve-se entender que o gestor precisa atuar de maneira estratégica em curto, médio e longo prazo. Para ajudá-lo, elaboramos este conteúdo exclusivo sobre o tema, apresentando tópicos essenciais para a sua operação. Acompanhe!
As características de uma equipe de logística eficiente
Uma das melhores técnicas para compor uma equipe eficiente para a área de logística é entender as principais características que a rotina corporativa do seu setor demanda. A partir disso, você poderá captar funcionários com perfis mais alinhados e escalar um grupo com virtudes que se complementam.
Veja a seguir algumas características relevantes que devem ser levadas em conta na hora da contratação!
Dedicação
Pelo fato do segmento de logística ser repleto de rotinas repetitivas, novos e complexos processos, uma boa equipe deve contar com pessoas dedicadas, dispostas ao aprendizado constante e capazes de romper os desafios com garra e vontade.
Agilidade
A logística é uma área na qual se está a todo momento lutando contra prazos, condições adversas e burocracias. Para lidar com esses obstáculos de maneira produtiva, é fundamental que o time seja ágil e perceptivo, identificando erros e aplicando soluções o mais rápido possível.
Proatividade
Um dos maiores desafios do setor é justamente a quantidade de desafios a serem resolvidos. Por conta disso, é bom que a sua equipe seja composta por pessoas proativas. Assim, é possível resolver problemas diversos com ainda mais velocidade.
Liderança
A liderança é uma qualidade mais rara, mas fundamental para o sucesso da equipe. Abaixo do supervisor em comando, é necessário ter pelo menos uma pessoa capaz de delegar decisões com propriedade, atuando como motor motivacional do time e garantindo sua produtividade.
Planejamento
Também rara, essa qualidade está presente nos funcionários com maior facilidade na elaboração de processos, normas e estratégias. Quando indivíduos com esse perfil atuam junto aos líderes, formam uma parceria ágil e eficiente, que concilia o plano com a ação.
Adaptabilidade
Aqui tratamos do bom e velho jogo de cintura. De certa forma, essa é uma qualidade complementar da agilidade. Ela está atrelada a pessoas com a maior capacidade criativa na resolução de problemas, ajudando a equipe a obter respostas diante de situações inesperadas.
Pensamento lógico
Esse atributo está presente em pessoas com bom senso crítico e raciocínio lógico, capazes de oferecer opiniões de valor no planejamento de rotas ou procedimentos, favorecendo o alcance do resultado desejado.
Resiliência
Deve-se ter em mente que nem todos os dias são feitos de vitórias. Infelizmente, problemas acontecem, prejudicando o entusiasmo do time. Nesses momentos, as personalidades resilientes estimulam a motivação de todos para que a situação seja contornada.
Saiba como aprimorar o processo de logística da sua empresa a partir de ações estratégicas!
As 8 melhores dicas sobre como montar uma equipe logística de alto desempenho
Agora que você conhece os perfis de pessoas que deve buscar para montar uma equipe eficiente de logística, chega o momento de aprender a desenvolver o time dos sonhos. Acompanhe!
1. Priorize a qualidade técnica dos colaboradores
Uma equipe perfeita não é necessariamente uma equipe grande, com mais de 100 funcionários. Na realidade, o time ideal é composto por pessoas talentosas, cada qual com sua competência e participação sobre os resultados do coletivo.
2. Conscientize a todos com uma filosofia de agilidade
Você conhece aquela ideia de “erre rápido, corrija mais rápido ainda”? Pois então, é justamente disso que falamos aqui. O líder deve transmitir essa ideia aos colaboradores, frisando que erros são aceitáveis quando acompanhados por uma resolução ágil e efetiva.
3. Seja flexível e tático
Muitos gestores pensam que ser flexível significa ser passivo, tolerante e omisso — o que é um engano. Na realidade, a flexibilidade atrelada estratégia faz o gestor ganhar pontos com a equipe, reconhecendo os momentos certos para ceder, conscientizar, parabenizar ou advertir.
4. Esteja sempre estudando maneiras de otimizar a equipe
Enquanto gestor, o seu trabalho nunca estará completo, pois na logística sempre há espaço para melhorias. Por isso, você deve fazer do seu trabalho um campo fértil para a resolução de novos desafios, sempre buscando inovações para alavancar a produtividade, escalar os processos e melhorar os resultados.
5. Adote a automatização de processos
Como todos sabemos, a tecnologia avança a passos largos. Sendo assim, é muito importante que você adote essa estratégia, inclusive como um complemento da anterior, para buscar novas maneiras para a solucionar velhos problemas.
6. Defina metas plausíveis
Não há nada mais frustrante do que uma meta inalcançável. Por isso, você deve reconhecer as potencialidades da sua equipe, definindo objetivos que sejam tangíveis e desafiadores ao mesmo tempo, estimulando a produtividade e a cooperação de todos.
7. Analise os resultados periodicamente
Sem análise, não há referência. Por isso, o gestor deve sempre compilar dados e fundamentar suas decisões a partir da análise dos erros e acertos cometidos no passado.
8. Adapte suas decisões conforme necessário
Sempre existirão momentos em que as coisas sairão do trilho. É aqui que o gestor deve agir para além do seu planejamento, escolhendo decisões imediatas para contornar problemas de última hora.
As atitudes que devem ser evitadas pelo gestor
Agora, vamos a um guia prático das principais condutas que devem ser evitadas por um gestor de sucesso. Acompanhe!
Ignorar a importância do feedback
Já dizia a velha máxima que “errar é humano”. Nesse sentido, você deve olhar os erros como uma oportunidade de melhoria, aplicando feedbacks construtivos para que os colaboradores não errem novamente.
Negligenciar a capacitação dos colaboradores
É fundamental que se invista no desenvolvimento técnico, acadêmico e profissional dos colaboradores, tornando a equipe cada vez mais sofisticada para a resolução de demandas atuais e futuras.
Ser inacessível
O bom gestor não é aquele que se isola em uma torre, com suas pranchetas e gráficos. Na realidade, o bom gestor leva a estatística para o campo de trabalho, examinando de perto as situações e sendo diretamente solicitado com sugestões, problemas e dúvidas.
Ser obsoleto
A mesma tecnologia que ameaça o trabalho dos operadores, também ameaça o do gestor. Sendo assim, o supervisor de sucesso reconhece a importância de estar constantemente atualizado, protegendo tanto a sua empregabilidade como servindo de referência para os seus funcionários.
Não ter abertura com os colaboradores
Apesar de ocupar um lugar mais alto na hierarquia, é fundamental que o gestor enxergue valor no comentário de seus subordinados, escutando as opiniões de pessoas criativas e comprometidas com a operação.
Assim, encerramos este material. Agora que você entendeu como montar uma equipe eficiente para área de logística e bem-sucedida, pode começar a selecionar mentes ágeis, éticas e dedicadas para agregaram aos resultados da sua operação.
E então, gostou do nosso conteúdo de hoje? Aproveite a visita em nosso blog e assine a nossa newsletter. Assim, você acompanhará conteúdos em primeira mão e se manterá sempre atualizado!
Categorias: Equipe