A Auditoria SMETA é um dos tipos de auditoria ética mais usados no mundo e já realizou esse trabalho em mais de 280.000 empresas distribuídas por todo o país. A auditoria é uma maneira de melhorar os serviços prestados por fornecedores, especialmente em relação aos seus colaboradores. Se você não sabe o que significa a SMETA, continue lendo e tire as suas dúvidas a respeito.
O que é a auditoria SMETA?
A Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex – SMETA é uma auditoria social que reúne um conjunto de boas práticas a serem adotadas por membros da Sedex e outras organizações.
É assim chamada porque visa avaliar as condições de trabalho local daquelas empresas, a partir de ações consideradas éticas, humanas e necessárias para colaboradores e sociedade em geral.
Qual o objetivo da auditoria SMETA?
O propósito da auditoria SMETA é verificar se seus membros estão empenhados em garantir condições ideais de trabalho para a sua equipe, observando e seguindo as demandas defendidas por ela, como respeito aos direitos humanos, combate ao trabalho infantil, abusos laborais e outras situações indignas.
Ao participarem dessa auditoria, as empresas podem comprovar, formalmente, que realmente estão atentas às exigências propostas e que, independente de sua área de atuação e do seu tamanho, elas podem e devem promover ambientes positivos para sua equipe.
Uma característica, e vantagem, da auditoria SMETA é a facilidade no compartilhamento das informações coletadas.
O resultado da auditoria pode ser compartilhado pela empresa de forma múltipla para todos os seus clientes na própria plataforma da Sedex. Sem precisar fazer uma nova auditoria para cada parceiro, a empresa acaba reduzindo os seus custos.
Leia também: Transportadora: como escolher a melhor para o seu negócio?
Quais os pilares da auditoria SMETA?
Para avaliar a empresa em sua totalidade, a auditoria SMETA estabeleceu quatro pilares sobre os quais estão erguidas as suas exigências. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um destes pilares.
Normas laborais
Neste primeiro pilar, temos as condições mínimas de trabalho que devem ser atendidas para proporcionar ao colaborador a execução do seu trabalho com conforto e de forma saudável, o que também é essencial para a sua eficiência.
Podemos citar a própria jornada de trabalho, os períodos de descanso, as boas condições do ambiente, um salário justo, os benefícios, os investimentos em saúde física e mental, dentre outros pontos.
Saúde e segurança
No segundo pilar, são avaliadas questões relacionadas à segurança do indivíduo no desempenho de sua função e que, basicamente, consiste no cumprimento das normas técnicas, garantindo a integridade física do colaborador.
Dentre as exigências, podemos citar a oferta de EPIs, a iluminação adequada do local de trabalho, a ergonomia de móveis, a qualidade dos equipamentos utilizados, etc. São boas práticas que contribuem não só para a saúde física, mas também para a saúde mental do funcionário.
Ética nos negócios
O terceiro pilar foca na forma com que a empresa realiza o seu trabalho nos negócios, que deve ser pautado na honestidade, na integridade de suas ações e nas boas relações com as demais empresas parceiras.
A ética nos negócios sugere um comportamento que não seja baseado no lucro a todo custo, mas sim dentro de uma boa conduta, com valores, moral e responsabilidade em todos os aspectos.
Meio ambiente
Por fim, temos o quarto pilar da auditoria SMETA que também atende a um dos anseios mais atuais da sociedade e de todo o mundo que é o cuidado com o meio ambiente, através de ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
A ideia é alinhar os objetivos de crescimento da empresa com a manutenção de uma natureza saudável. Em outras palavras, é prosperar sem agredir, é se tornar responsável pelo que executa. Para isso, claro, devem existir ações práticas.
Algumas dessas ações envolvem a otimização do processo produtivo, com uso eficiente de energia e demais recursos, a gestão correta de resíduos, a prática da logística reversa, a redução da pegada de carbono, a escolha de parceiros que também compartilham do mesmo objetivo, dentre outras medidas.
Quem pode utilizar a auditoria SMETA?
A auditoria SMETA foi criada, inicialmente, para os membros da Sedex. Entretanto, foi estendida para todas as outras organizações que não se encaixam nesse quesito, mas que têm interesse em utilizá-la.
Afinal de contas, a auditoria só gera benefícios para a empresa que, ao compartilhar seus resultados, mostrará o seu comprometimento com o social e o ambiental, alcançando um diferencial importante no mercado.
Como funciona a auditoria SMETA?
A auditoria SMETA é um processo simples de avaliação do trabalho desempenhado pela empresa, levando em conta a forma com que ela se relaciona com seus funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente.
A seguir, uma sequência de passos que mostra como funciona a auditoria SMETA na prática:
- A empresa solicita uma auditoria para seu fornecedor parceiro. O próprio fornecedor também pode requisitar essa avaliação, se desejar;
- Os auditores visitam a empresa que será avaliada e, com base nas definições e exigências de cada pilar, verificam se todos os pontos estão sendo cumpridos como o esperado;
- Após a visita, é emitido um Plano de Ação Corretiva (CAPR). Trata-se de um documento que resume os pontos averiguados e que precisam de melhorias;
- A empresa avaliada faz as alterações devidas, em parceria com seu comprador, corrigindo as falhas verificadas no processo de auditoria.
A Rodojacto e a auditoria SMETA
A Rodojacto é auditada pela SMETA, apresentando ótimos resultados em todos os pilares avaliados pela auditoria. A Rodojacto alcançou a classificação “Empresa Responsável”, o que resume o seu desempenho positivo no mercado em que atua. O relatório com o resultado desta avaliação está disponível no site da Sedex.
Rodojacto, a sua melhor opção em solução logística
A Rodojacto entende e reconhece a importância da adoção de medidas práticas que garantam um trabalho seguro, digno e honesto para todos os seus colaboradores. Por esta razão, foi muito bem avaliada pela auditoria SMETA.
Enxergamos os nossos colaboradores como parceiros e sabemos que um ambiente de trabalho saudável é primordial para o cumprimento eficiente de suas funções e para o seu bem-estar em todos os aspectos.
A Rodojacto atua há mais de 50 anos no segmento de logística, realizando transporte de cargas de todos os tipos e com veículos adequados para cada mercadoria.
Conte com a Rodojacto como parceira da empresa contratante de seus serviços e otimize seus processos logísticos com a qualidade dos nossos serviços.
Categorias: casos de sucesso