Existem várias certificações que auxiliam na padronização das práticas de gestão de uma empresa. A ISO 9001 é uma dessas certificações e talvez seja uma das mais conhecidas do mercado.
Mas, você sabe o que significa e por que é importante fechar parcerias com empresas com ISO 9001? É sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Continue lendo.
O que é o ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma de padrão internacional utilizada pelas empresas para estabelecer um sistema de gestão de qualidade. O objetivo deste selo é garantir que determinadas organizações atendam aos critérios estabelecidos nos processos produtivos, conferindo qualidade ao resultado obtido.
Ou seja, quando uma empresa apresenta uma certificação ISO 9001, entende-se que ela passou por uma avaliação minuciosa e foi comprovado que ela segue rígidos controles de qualidade durante o seu trabalho.
A história do ISO 9001
A ISO 9001 foi criada pela ISO (International Organization for Standardization) em 1987. Presente em mais de 160 países, a ISO se divide em membros de atuação. Aqui no Brasil, a organização é representada pela ABNT NBR ISO 9001.
A ISO 9001 sugere, então, um padrão internacional de qualidade que, apesar de não ser obrigatório para as empresas, melhora o seu posicionamento no mercado, aumenta a sua competitividade e a sua confiança frente às outras marcas e consumidores.
Requisitos para as empresas conseguirem o ISO 9001
Existem alguns critérios que devem ser atendidos para que uma empresa receba a certificação ISO 9001. São eles:
Ter um CNPJ regular
Ser uma empresa é requisito básico. Logo, é preciso apresentar CNPJ regular. A regra vale tanto para empresas públicas quanto para empresas privadas.
Estar instalada em imóvel regular
O local de funcionamento da empresa também deve ser regular, seguindo todas as exigências dos órgãos fiscalizadores locais e específicos da categoria.
Equipe disponível para acompanhar o processo de implementação
Essa equipe ficará responsável pelo monitoramento da aplicação da certificação. Por isso, deve ser composta por profissionais que compartilhem da cultura organizacional da empresa, conheçam o funcionamento dos processos e tenham capacidade crítica e analítica.
Contratar um órgão certificador
O órgão certificador é que vai estudar os processos da empresa e decidir pela liberação ou não do selo.
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Etapas da implementação do ISO 9001?
A implementação da ISO 9001 precisa seguir um passo a passo, como explicado a seguir:
Pesquisa
É muito importante coletar o maior número possível de informações sobre todas as exigências para a obtenção do selo. Conhecendo a sua importância para a empresa e os critérios a serem cumpridos é mais fácil conquistá-lo.
Formulação da equipe
Para garantir o selo de qualidade, a empresa deverá apresentar um processo de trabalho eficiente e organizado. Logo, é preciso que haja uma equipe dedicada ao alcance desse objetivo.
Treinamento da equipe
Treinamentos e capacitações vão afunilar ideias e ampliar os conhecimentos dos funcionários sobre o tema. Também é uma medida que deve fazer parte da implantação do projeto.
Diagnósticos
Nessa etapa, são evidenciados os pontos fortes e os pontos fracos da empresa em relação às exigências para a certificação. É um trabalho minucioso que exige atenção e muita dedicação para não perder nenhum detalhe.
Adequação aos requisitos
Após o diagnóstico, é feita a adequação aos requisitos. Essas adaptações são mais facilmente realizadas com o auxílio de uma consultoria de negócios qualificada que deverá ajudar na identificação das melhorias e orientações quanto às alterações.
Auditoria interna
Por fim, temos a auditoria interna, uma espécie de teste pelo qual a empresa deverá passar para obter o selo ISO 9001. Como vimos, quem realiza esse teste é o órgão certificador.
Outras certificações importantes, além da ISO 9001
Apesar de ser a mais conhecida de todas, a ISO 9001 não é a única certificação para empresas. Conheça outros modelos a seguir:
ISO 14001
Norma internacional que verifica a atuação das organizações em relação à gestão ambiental, avaliando seus impactos no meio ambiente.
ISO 22001
Norma voltada para a segurança alimentar desde a colheita dos alimentos até a chegada destes itens à mesa do consumidor.
OHSAS 18001
Norma voltada para segurança e saúde ocupacional, a OHSAS 18001 define boas práticas de gestão para este segmento, sendo válida para organizações de todos os tamanhos.
ISO 28000
Norma voltada para a gestão de segurança da cadeia logística com o objetivo de melhorar o desempenho das empresas que atuam no setor.
ISO 30300
Norma voltada para a implantação de um sistema de gestão de documentos de arquivo com foco em organização e uso eficiente desses objetos.
SASSMAQ
Voltada para empresas de transporte, a SASSMAQ define padrões para o transporte de produtos químicos.
Transqualit
Norma voltada para empresas do ramo de transporte e logística, mais especificamente para aquelas que transportam produtos que exigem um armazenamento mais rigoroso, como itens de frigorífico e farmacêuticos.
Também devem se adequar empresas de transporte aéreo e aquelas que manipulam objetos que podem causar danos à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
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A importância de se fechar parcerias com empresas com ISO 9001
Vimos o quanto é importante para uma empresa a obtenção do selo ISO 9001, uma vez que é um atributo que a destaca das demais. Vejamos agora as vantagens de fazer negócios com uma organização que apresente essa certificação.
Confiabilidade
O selo ISO 9001 confere uma autoridade única à empresa, pois atesta o desempenho e a segurança das suas operações. Com isso, os riscos são reduzidos e a confiança na parceria é muito mais estável.
Reconhecimento internacional
As normas são de reconhecimento internacional. Deste modo, em qualquer lugar do mundo uma empresa será bem vista por apresentar uma certificação ISO, aumentando as chances de expansão do negócio.
Melhorias do desempenho do produto/serviço
O processo de obtenção do selo não é apenas uma sequência de etapas a serem seguidas, mas uma adequação que aprimora todo o processo produtivo e de gestão, resultando em produtos e serviços muito melhores.
Satisfação do consumidor
A percepção do cliente em relação à empresa muda bastante devido à presença do selo, ainda que ele não saiba com certeza do que se trata. De uma maneira geral, ele consegue confiar na empresa, ser fiel à marca e fortalecer os laços.
Investimentos mais assertivos
Quando obtém o ISO 9001, a empresa tem uma oportunidade única de expandir os negócios e fechar parcerias mais vantajosas. Com isso, os investimentos se tornam mais assertivos, menos arriscados e mais propensos a promover excelentes resultados.
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