O agronegócio ocupa uma posição de destaque na economia brasileira, sendo responsável por aproximadamente 25% de todo o PIB nacional e por 20% de todos os empregos gerados no país. Para dar conta de toda essa produção, a logística é um pilar indispensável, afinal, é por meio dela que alimentos, insumos e pessoas se movimentam dentro e fora do Brasil. A seguir, vamos saber mais sobre o papel da logística no agronegócio, desafios e perspectivas para o futuro.
A logística no agronegócio
A logística no agronegócio pode ser definida como o planejamento e a execução das tarefas relacionadas à movimentação de cargas no setor, com foco na qualidade do serviço prestado e na redução de custos.
Para ter uma visão mais clara do tema e da importância da logística para o setor rural, só precisamos lembrar que ela é a responsável pela movimentação dos insumos, dos equipamentos, dos colaboradores, da mercadoria até as mãos do revendedor e do consumidor final, por exemplo.
A logística é a base de todas essas etapas de funcionamento do agronegócio. Essa afirmação se torna ainda mais verídica quando levamos em conta a fragilidade dos produtos transportados, a maioria formada por alimentos perecíveis.
Por este motivo, não é exagero dizer que a logística é essencial para o crescimento do agronegócio e, sem ela, o segmento não conseguiria se expandir com a mesma velocidade.
Vejamos com mais detalhes como a logística desempenha o seu papel na evolução do agronegócio atuando em três frentes diferentes do segmento:
Logística de suprimentos
A logística é responsável por todo o fluxo da produção, como a aquisição, o transporte e o armazenamento dos insumos que serão usados na elaboração dos produtos. Todas as etapas são seguidas com foco em agilidade e redução de custos, sem perder a qualidade.
Logística de apoio à produção
Aqui, a logística atua dentro da empresa dando o suporte necessário à continuidade do processo produtivo, evitando que a linha de produção tenha pausas forçadas por falta de insumos, gerando atrasos e reduzindo a produtividade do setor.
Logística de distribuição
Por fim, a logística assume um papel primordial no processo de distribuição das mercadorias, ou seja, no escoamento do que é produzido. Nessa fase, devem ser observados diversos pontos, como a sazonalidade dos itens, a armazenagem, a embalagem e o transporte adequado, em tempo hábil.
Podemos perceber que as três etapas citadas não atuam de forma isolada. Pelo contrário, elas devem ser integradas para que suas atividades sejam otimizadas e apresentem resultados cada vez melhores e mais atrativos para o agronegócio.
Leia também: Quais os veículos utilizados no transporte de alimentos?
Tecnologia e inovação para a logística no agronegócio
Sempre que falamos em avanço e crescimento econômico, não importa o setor ao qual estamos nos referindo, precisamos falar também dos benefícios da tecnologia.
As inovações e soluções tecnológicas são essenciais para inovar e aprimorar os processos de produção e distribuição, sendo ainda mais relevantes no setor rural, que possui gargalos naturais, como localização de difícil acesso, percursos longos e com pouco investimento, dentre outros pontos.
A tecnologia é um verdadeiro parceiro do produtor rural, porque ela facilita o seu trabalho, aumenta a produtividade, diminui os custos, aperfeiçoa os resultados e ajuda a construir um setor mais moderno, ágil e competitivo.
Conheça algumas soluções tecnológicas que podem impactar positivamente o trabalho no agronegócio com o apoio da logística:
Software de gestão
Auxilia na integração dos setores, facilitando a troca de informações e a comunicação entre a equipe de trabalho. Também é uma excelente ferramenta para otimizar os demais serviços burocráticos da empresa.
Automatização da linha de produção
A automatização consiste na utilização de ferramentas, softwares e dispositivos inteligentes para aprimorar a execução de uma série de atividades, antes manuais. O investimento em recursos tecnológicos resulta em um ganho maior de produtividade, além de agilizar e otimizar as operações.
Com processos automatizados, é possível ter maior controle das tarefas, como ajustar a irrigação das plantações, por exemplo, reduzindo os custos envolvidos no processo. Com isso, a logística é beneficiada, pois consegue fluir com mais precisão e menos falhas.
Aplicativos para melhoria de rota
Os apps de gestão de rota permitem roteirizar e criar percursos mais adequados às demandas da produção, além de controlar melhor o tráfego dos caminhões e garantir mais segurança para o motorista e para as mercadorias.
As vantagens da tecnologia não param por aí. Ela também pode ser aplicada no armazenamento de mercadorias, na escolha do melhor modal de transporte e no uso de dispositivos eletrônicos e inteligentes para coleta, controle e estudo de dados.
Leia também: A logística e sua importância na competitividade das empresas
Logística e sustentabilidade no agronegócio
A logística é uma atividade que costuma causar impactos ambientais expressivos, motivados pelas características próprias do seu processo, como o uso intenso de combustível, a produção de gases poluentes, o uso de papel, entre outros.
E se o agronegócio já vem se modernizando e atuando de forma mais sustentável, a logística também precisa seguir por esse caminho. Para isso, existem várias estratégias práticas que podem ser adotadas, como:
Automatização dos processos
O uso de aplicativos, softwares, dispositivos inteligentes e outros mecanismos reduz o tempo empregado nas atividades e, consequentemente, diminui os custos com energia elétrica, água e papel.
Gestão de transporte mais eficiente
Uma estratégia interessante seria a criação de rotas mais rápidas. Além de mais seguro para as mercadorias e para o transportador, que ficam menos tempo na estrada, também é mais eficiente e sustentável, por consumir menos combustível e emitir menos gases poluentes.
Menos consumo de papel
A redução do consumo de papel é facilmente alcançada com a digitalização de documentos ou, ainda, com a utilização de ferramentas digitais para captar dados e monitorar tarefas.
Uso de embalagens sustentáveis
Recorrer a embalagens sustentáveis, mais práticas e simples ou, até mesmo, biodegradáveis, é uma forma de reduzir a produção de lixo e facilitar a gestão desses resíduos no final da produção.
Gestão de estoque inteligente
A sustentabilidade também chega ao estoque da empresa, uma das fases da logística que sempre está associada a desperdícios de produtos.
Muitas empresas já utilizam sistemas que monitoram o prazo de validade de alimentos, facilitando a reposição de itens que estão prestes a acabar e evitando a perda de produtos por estarem impróprios ao consumo.
A coleta de mercadorias para distribuição, etapa chamada de picking, também tem se modernizado, com utilização de sistemas de gerenciamento (WMS) e dispositivos digitais de leitura, que substituem caneta, prancheta e papel e otimizam a atividade.
Profissionais envolvidos no processo logístico do agronegócio
Quem são as pessoas que estão por trás da logística aplicada ao agronegócio? A seguir, confira a lista de profissionais que integram a área e suas respectivas funções:
Gestores de logística
Desenvolvem as funções de supervisão e coordenação das operações, criando estratégias e monitorando os índices de desempenho. Também cabe aos gestores a tarefa de gerenciar os recursos financeiros e materiais.
Analistas de logística
Os analistas cumprem tarefas operacionais, definindo rotas, criando e monitorando fluxos de entregas e de movimentação de materiais, emitindo documentos fiscais e similares.
Operadores de logística
São aqueles que atuam de forma mais prática, realizando carga e descarga, conduzindo veículos, operando máquinas, atuando na manutenção de equipamentos etc.
Técnicos em logística
Além de auxiliar os analistas na execução de tarefas operacionais, os técnicos também atuam na organização, no controle, na captação e registro de informações e no atendimento ao cliente.
Principais desafios para a logística no agronegócio
Com o aumento da relevância da logística no agronegócio, é natural que muitos desafios sejam evidenciados ao longo do trabalho. Listamos os mais comuns e que precisam ser avaliados pela equipe de gestão. Confira:
- Estrutura precária de armazenamento: falta de espaço adequado resulta em deterioração de produtos, perdas e outros riscos, como furtos e roubos.
- Alto preço dos combustíveis: como resultado, temos fretes mais caros e custos elevados para a empresa. Pensar em um roteiro mais enxuto é uma forma de amenizar esse problema.
Segurança nas estradas: a falta de segurança nas estradas está relacionada à má conservação das rodovias e aos grandes índices de roubos, assaltos e furtos. Cabe ao gestor criar estratégias, dentro do que está ao seu alcance, para reduzir os riscos impostos aos operadores e às mercadorias.
Leia também: Gestão de riscos do transporte de carga: saiba tudo
Perspectivas para a logística e o agronegócio
Com a adoção das novas tecnologias e com a implantação de processos mais rápidos e eficientes, as perspectivas para a parceria entre a logística e o agronegócio são as melhores possíveis.
Um dos pontos de destaque, e que vem sendo muito discutido nos últimos tempos, é a sustentabilidade. Já não é mais possível pensar no crescimento do agronegócio sem, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do meio ambiente.
Buscar um crescimento sustentável e equilibrado é uma urgência da qual não podemos mais fugir. Esse quesito, aliás, não deve ser perseguido apenas pela empresa produtora, mas também por seus parceiros de atuação.
Ainda pensando no futuro da logística no agronegócio, devemos ressaltar que ainda existem muitos desafios a serem superados, apesar do grande avanço que já vivenciamos. Veja alguns pontos de melhoria:
- Integração entre modais utilizados;
- Condições da malha viária;
- Problemas de armazenagem, incluindo a localização dos centros de distribuição;
- Produção com custo elevado envolvendo a aquisição de equipamentos, insumos, fertilizantes, sementes, etc;
- Vias de escoamento com longos percursos, exigindo um transporte mais rápido e, ao mesmo tempo, seguro para as mercadorias;
- Desperdício de materiais ainda em número elevado, o que também precisa ser revisto para aumentar o lucro do produtor.
E o que fazer para superar esses desafios? De uma maneira geral, a solução para esses obstáculos depende da atuação abrangente de todos os setores envolvidos, como o poder público, a empresa responsável pela produção, seus parceiros e investidores.
Reestruturar as estradas para possibilitar o transporte das mercadorias em todas as suas etapas, facilitar o acesso ao crédito, investir em tecnologia e pensar em estratégias sustentáveis de produção são medidas que, se implementadas, trarão resultados ainda melhores para o agronegócio e para a economia no geral.
Rodojacto: o parceiro logístico que a sua empresa merece
A Rodojacto é o parceiro estratégico ideal para o seu negócio, uma vez que pensa e faz a logística de forma integrada, desenvolvendo soluções personalizadas para os seus clientes. Conheça os nossos serviços, confira a qualidade do nosso trabalho e venha ver na prática como a Rodojacto pode ser o parceiro estratégico que a sua empresa precisa.
Categorias: Logística