5s é uma metodologia que vem sendo muito adotada por empresas que buscam aumentar a sua eficiência, sem elevar os custos, reduzindo desperdícios e otimizando os seus processos.
De origem japonesa, o 5s se estabeleceu com bastante força no mundo corporativo. Hoje, vamos entender como é possível aplicar esses conceitos dentro da logística.
O que é a metodologia 5s?
A metodologia 5s surgiu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o país precisava se recuperar urgentemente da devastação causada pela severa briga entre os países.
A ideia era recuperar as empresas japonesas com praticidade, rapidez, eficiência, pouquíssimo custo, redução drástica de erros e também sem desperdícios, usando apenas os recursos disponíveis naquele momento.
Os benefícios do 5s se espalharam pelo mundo e até hoje a metodologia é posta em prática, orientando várias organizações na gestão de seus processos.
O que significa cada elemento da metodologia 5s?
A metodologia 5s faz referência a 5 termos, todos iniciados com a letra S e com significados específicos. Conheça as principais características de cada um:
Seiri
O primeiro S refere-se ao senso de utilização. Trata-se da forma inteligente de usar os recursos disponíveis, como máquinas e equipamentos, aperfeiçoando a sua potência operacional e reduzindo os desperdícios.
Aqui, também convém falar em descarte do que é inútil ou desnecessário, mantendo apenas o que for realmente importante para a organização.
Seiton
O segundo S significa senso de organização. Seu objetivo é manter um espaço organizado, funcional. Com materiais necessários sempre à mão, facilita o trabalho da equipe e aumenta a sua produtividade.
Seiso
O terceiro S significa senso de limpeza e diz respeito à higienização de um ambiente, com a remoção de sujidades diversas e também com o descarte daquilo que já não serve, tornando o espaço mais fluido e agradável.
Seiketsu
O quarto S significa senso de saúde. De acordo com este S, o cuidado com a saúde dos trabalhadores deve ser prioridade. Para isso, devem ser criados padrões nos processos de forma que eles sejam executados facilmente pela equipe.
Por esta razão, o quarto S também é conhecido como o S da padronização e está incluso na sua aplicação o uso de placas informativas, boa iluminação, sistema de cores e outras ferramentas de identificação de tarefas.
Shitsuke
Por fim, temos o quinto S que quer dizer senso de disciplina, que destaca a importância do comprometimento de todos os funcionários na aplicação dos demais S citados. Essa dedicação deve ser genuína, mesmo sem supervisão.
Leia também: Você sabe o que é a Auditoria SMETA?
Quais os benefícios de usar a metodologia 5s?
A aplicação da metodologia 5s resulta em muitas vantagens para o setor empresarial, uma vez que busca otimizar todas as questões operacionais e, a partir daí, aumentar a produtividade da empresa e reduzir os seus custos. Conheça uma lista de benefícios do 5s:
- Ambiente de trabalho mais limpo, organizado e agradável;
- Colaboradores motivados, produtivos e engajados;
- Rapidez nos processos, com ganho de eficiência;
- Redução de riscos diversos, como falhas operacionais, acidentes, refação de tarefas, etc;
- Maior aproveitamento do espaço físico da empresa;
- Valorização do aspecto funcional de cada ambiente;
- Melhora na gestão de todos os setores organizacionais;
- Uso eficiente e preciso dos recursos disponíveis, sem elevação dos custos;
- Controle mais efetivo de todos os processos operacionais;
- Empresa mais competitiva, valorizada pelos funcionários e pelo mercado.
Como a metodologia 5s pode ajudar na logística?
A metodologia 5s foi criada para estimular o crescimento e a recuperação das empresas em crise usando, somente, os recursos que elas tinham. Entretanto, as ações podem ser aplicadas em qualquer organização que queira melhorar as suas operações, o que inclui o setor logístico.
Com o 5s, os processos logísticos serão mais rápidos, precisos e menos sujeitos a falhas. Custos e desperdícios serão reduzidos, profissionais serão mais engajados e a empresa vai experimentar um elevado aumento na produtividade e na sua lucratividade.
Com as etapas da logística sendo executadas com mais precisão e agilidade, será mais fácil para a empresa alcançar a satisfação do cliente através de entregas mais rápidas e econômicas para todos.
Como aplicar o 5s na logística?
A aplicação da metodologia 5s é bastante fácil, simples e com baixíssimo investimento, o que confere ao processo um excelente custo-benefício. Veja como aplicar o 5s na prática para obter resultados valiosos na sua empresa de logística.
Seiri – Senso de utilização
Pensando na definição do primeiro S, a dica é fazer um levantamento de todas as máquinas, equipamentos e acessórios em uso e criar uma tabela de funcionalidade e uso de cada item.
Em seguida, deve ser feito o descarte sustentável do que não serve mais, a organização prática do que é utilizado com frequência para facilitar o manuseio.
Seiton – Senso de organização
Para aplicar o segundo S, devem ser pensadas maneiras de deixar o ambiente sempre organizado, sem bagunça e apenas com materiais práticos e realmente úteis à disposição. Objetos pouco usados, mas necessários, devem ser acomodados em outro ambiente.
O senso de organização pode e deve ser aplicado em todos os setores da empresa, sem exceção.
Seiso – Senso de limpeza
Equivalente à limpeza geral da organização, o terceiro S precisa do apoio de todos os setores da empresa para a manutenção de um local limpo e agradável.
A aplicação do 5s pode ser feita nos escritórios, no estoque, nos banheiros, nos veículos, na copa e demais ambientes.
Outro ponto que também é importante é a gestão correta do lixo, com a separação de lixo orgânico do reciclável, destacando a preocupação da empresa com o meio ambiente.
Leia também: Logística sustentável: entenda a importância e como colocar em prática
Seiketsu – Senso de saúde
Como vimos, o senso de saúde visa a garantia das boas condições de trabalho para os colaboradores, dando a eles as ferramentas necessárias para a execução das suas tarefas, além do descanso e remuneração merecidos.
O quarto S também diz respeito à padronização e a empresa de logística pode fazer a sua parte investindo em sistematização de processos, roteirização otimizada de viagens, manutenção periódica de maquinário e o que mais for benéfico para o trabalho da sua equipe.
Shitsuke – Senso de disciplina
No quinto e último S, temos a autodisciplina, uma habilidade a ser desenvolvida pelo grupo de colaboradores. O objetivo é garantir que todos, sem exceção, ponham em prática a metodologia 5s, mesmo que não estejam sob supervisão.
Para que esse engajamento realmente aconteça, é necessário deixar claro para os funcionários a importância, os benefícios e as vantagens do 5s, listando e comprovando a sua eficácia, além da necessidade de sua aplicação para a empresa.
Rodojacto: sua melhor solução em logística
A Rodojacto pode ser definida como uma transportadora, mas o seu trabalho é muito mais do que movimentar mercadorias. A Rodojacto atua de forma estratégica e inteligente buscando se tornar a parceria certa da empresa contratante de seus serviços.
Desenvolvemos um trabalho padronizado, otimizado, organizado, limpo e funcional, estendendo essas qualificações a todos os demais setores da empresa. Sabemos da nossa importância para o mercado e, por isso, fazemos a nossa parte para ser o seu maior parceiro estratégico. Venha conhecer mais sobre nossos serviços e benefícios.
Categorias: Logística