Como a gestão de compras impacta no lucro e na produtividade

Nas atividades logísticas, pensar em uma gestão de compras eficiente é fundamental, pois é ela que vai impactar em uma série de ações futuras para as operações de empresas dos mais variados portes.
Comprar matérias-primas ou insumos é uma tarefa essencial na maioria das empresas e que influencia em todos os demais setores da companhia, como estoque e vendas. Então, fazê-la de forma estratégica é essencial para o desempenho do negócio.
Gestão de compras é um processo que busca tornar a aquisição de mercadorias o mais eficiente possível; é uma atividade estratégica que deve estar alinhada a uma gestão de estoque igualmente eficaz e também à análise constante do volume de vendas.
Para isso, a empresa deve ficar atenta a fatores considerados cruciais, como a demanda de compras, a escolha de fornecedores, a negociação dos preços, a qualidade dos produtos e os prazos de entrega.
A ideia da gestão de compras é garantir que a empresa tenha à disposição todos os recursos que precisa para realizar suas vendas, mantendo um estoque equilibrado, sem excessos ou falta de mercadorias.
Além de proporcionar um maior domínio das operações de compra e venda, a gestão de compras oferece várias outras vantagens. Veja a seguir:
Como vimos, a gestão de compras está diretamente ligada à gestão de estoque. Nesse sentido, quando realizada corretamente, fica muito mais fácil evitar casos de estoque ocioso ou compras desnecessárias que atrapalhem o fluxo de produção e o processo de vendas.
Um bom relacionamento com fornecedores aprimora a negociação de preços e a flexibilização de valores, além de melhorar prazos, condições de pagamentos e pedidos urgentes, quando necessário.
A gestão de compras se baseia na demanda de produtos. Portanto, o setor de estoque é analisado constantemente para a identificação clara e fácil dos materiais faltantes. Como sabemos, o excesso de estoque é ruim, mas a escassez também, pois pode causar a insatisfação do consumidor que não terá o seu produto quando solicitar.
Com uma gestão de compras eficiente e bem estruturada, a empresa pode direcionar parte da equipe para funções mais estratégicas, como o desenvolvimento de produtos ou maneiras de melhorar a experiência do consumidor final.
Para adotar a gestão de compras no seu negócio, nem sempre será necessário criar um departamento específico ou direcionar uma equipe para essa função. Na verdade, o mais importante é estruturar o processo com um bom planejamento. Confira as dicas a seguir.
Criar um calendário de compras é importante para planejar melhor a aquisição das mercadorias, conforme a necessidade da empresa e as épocas de maior consumo, como as datas comemorativas, períodos sazonais, etc.
Contudo, esse calendário deve ser flexível; afinal, imprevistos sempre acontecem e é fundamental estar preparado para eles.
Sabendo que a gestão de compras e a gestão de estoque são parceiros inseparáveis, não podemos esquecer do registro rigoroso das entradas e saídas dos produtos. Logo que um item é vendido, o estoque deve ser atualizado para que a reposição seja feita nas próximas compras.
Essa troca de informações é muito mais ágil e eficiente com a ajuda de softwares de automação. Além de rápido, o sistema reduz as comuns falhas humanas na inserção dos dados.
Parte fundamental da gestão de compras, a segurança do estoque reduz as perdas financeiras devido ao estrago ou avarias de produtos. Sistemas inteligentes de armazenamento são eficazes para evitar ou reduzir esse tipo de problema.
A automação torna todo o processo mais ágil, além de reduzir muito os erros. O RFID, por exemplo, usa etiquetas de identificação para a localização de produtos com a ajuda de ondas de rádio.
Já o Voice Picking auxilia a separação de pedidos por meio de equipamentos de áudio e leitores de códigos, eliminando métodos antigos, como papel e caneta.
Dica: Robôs autônomos na logística: veja como funciona
O uso de códigos para cada tipo de mercadoria é uma alternativa para padronizar o estoque, facilitando a sua identificação. Descrições também são importantes para evitar confusão na hora de coletar o produto.
Compras, vendas e estoque estão intrinsecamente relacionadas. Por isso, saber como andam as vendas é necessário para o planejamento das compras e evitar aquisições por impulso ou com base em achismos.
Just in time é uma estratégia muito utilizada para determinar o ponto exato em que o estoque deve ser reabastecido. Essa estratégia se baseia na quantidade mínima de itens necessários para que as vendas sejam efetivadas.
Para definir o just in time, é preciso saber a média de produtos vendidos. Se a empresa sabe que precisa ter, no mínimo, 10 pares de sapatos no estoque, quando chegar nesse número, é hora de realizar novas compras.
Fornecedores não são apenas vendedores de produtos; eles são parceiros da organização e, por isso, é preciso escolhê-los com cautela. Neste sentido, deve ser levado em conta não apenas o preço, mas também a qualidade e a flexibilidade de negociação e de entrega para que seja criada uma relação comercial de confiança e compromisso.
Os 5 R’s (5 rights, que do idioma inglês poderíamos traduzir por “5 certos”) também são conhecidos como metas. Quando atingidas, essas metas demonstram que a gestão de compras foi eficiente. São elas:
O preço certo é aquele que oferece lucro para o fornecedor e para o comprador. Para obtê-lo, é preciso fazer orçamento com as principais empresas do mercado, ter uma média de valores e fazer a melhor escolha.
Dica: Custos logísticos: o que são e como gerenciar
Aqui, estamos falando do equilíbrio do estoque. A quantidade certa é aquela que não gera excessos e nem falta, mas o número ideal de produtos que a empresa precisa.
A qualidade dos produtos e insumos deve seguir um padrão, que pode ser estabelecido por alguma regra existente ou pelas preferências do próprio consumidor. Definindo esse ponto, é mais fácil decidir entre as opções disponíveis.
Não basta comprar mercadorias, mas também alojá-las corretamente no setor em que serão utilizadas durante o processo de produção. Desta forma, a incidência de escassez ou paralisação das atividades diminui.
Por fim, temos o cronograma que define a execução correta e sequencial do processo de produção da empresa, sempre levando em conta a satisfação do cliente.
A complexidade das operações vai exigindo cada vez mais sofisticação no planejamento de todos os procedimentos da empresa, e assim também ocorre com a gestão de compras. No final, o resultado é sempre muito satisfatório.
Como podemos ver, uma gestão de compras está bastante relacionada a um planejamento eficiente. Nesse planejamento deve constar a consolidação de parcerias com empresas compromissadas não só com os prazos, mas também e principalmente com o desenvolvimento das operações logísticas de seus parceiros comerciais.
A Rodojacto é sinônimo de eficiência, segurança e qualidade no transporte logístico; ou seja: tudo que você precisa para o seu negócio. Conheça os Conheça os nossos serviços.
Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer melhor o Blog de Logística, e o Blog do Caminhoneiro, onde você vai encontrar muito conteúdo relevante para o desenvolvimento do seu negócio.
Rodojacto, mais que uma transportadora, um supridor logístico estratégico!
Categorias: Logística