Na logística que envolve a armazenagem e entrega de mercadorias, existe um termo que se destaca com muita regularidade. Estamos falando do picking, uma das etapas da estocagem que exige do profissional bastante atenção durante a sua execução.
O picking está diretamente ligado à satisfação do cliente e também ao desempenho estratégico da empresa. A seguir, vamos saber mais sobre essa atividade, conhecer seus tipos e descobrir como aplicá-la em lojas de e-commerce.
Afinal, o que é picking na logística?
Picking é o processo de separação e coleta de pedidos conforme a demanda do cliente. Após essa separação, as mercadorias são levadas para a área de expedição para, em seguida, serem enviadas ao seu consumidor final.
A atividade pode ser desempenhada de maneira convencional, com identificação e coleta mecânica de itens, ou de forma mais moderna, com o auxílio de sistemas tecnológicos de identificação para localizar cada mercadoria.
O picking é uma atividade de extrema importância para a logística de entrega de uma empresa, além de integrar todo o processo estratégico de satisfação do cliente, como veremos no tópico seguinte.
Leia também: Guia completo sobre carga fracionada!
Qual a importância do picking na logística?
Quando bem realizado, o picking oferece muitas vantagens para a empresa e, consequentemente, para o seu cliente. Um dos benefícios é a otimização da coleta de produtos, que parece ser algo simples, mas que demanda foco e organização para evitar envios incorretos, atrasos ou outros imprevistos incômodos.
Outra vantagem obtida com o picking é o aumento da produtividade dos funcionários, com melhora do desempenho e aceleração das outras etapas do processo logístico, como a expedição e, até mesmo, a entrega dos pedidos.
A redução do lead time é um dos grandes objetivos das lojas virtuais e o picking pode ajudar bastante nesse quesito.
Quais os tipos de picking?
A definição do picking não limita a sua forma de execução. Existem maneiras diferentes de realizá-lo e você vai saber mais sobre os tipos de picking a seguir:
Por onda
No picking por onda, um colaborador fica responsável por determinada área de produtos. Essa atividade pode ser executada com agendamento prévio, em turnos específicos e após a reunião de um volume preciso de mercadorias.
Por zona
Aqui, o picking é realizado conforme a distribuição prévia dos produtos em seções. Essas seções são utilizadas para dividir o armazém e facilitar a categorização das mercadorias, agilizando também a coleta do item desejado.
Apesar de melhorar a produtividade do colaborador, o picking por zona pode aumentar a sobrecarga de trabalho em setores com muita demanda. Portanto, vale a pena estudar com cuidado essa opção.
Por lote
No picking por lote, a separação dos itens só é feita após o acúmulo de vários pedidos, fechando um lote por vez. Em seguida, é feita a distribuição dos itens.
Discreto
O picking discreto é um pouco similar ao picking por onda. Apenas um colaborador desempenha todo o processo de coleta, reduzindo as chances de falhas. Contudo, tem como desvantagem a demora na conclusão do serviço.
Como implementar o picking na logística do e-commerce?
As lojas virtuais viram as suas vendas crescerem exponencialmente nos últimos anos, especialmente devido à pandemia. Essa expansão, contudo, exigiu e continua exigindo destas empresas um picking mais eficiente, que dê conta da demanda crescente de pedidos.
A seguir, você confere algumas dicas de como aplicar o picking na logística da sua loja virtual e tornar o processo de venda e entrega muito mais prático e satisfatório para todos.
Organize o estoque
O primeiro passo é avaliar o estoque e fazer as alterações necessárias para que o picking aconteça sem obstáculos. Comece pela limpeza e organização do local, investindo em sinalização para identificação rápida dos produtos.
O que também facilita a localização é a categorização dos itens, que pode ser feito por cor, tipo, modelo ou marca, por exemplo.
Em relação ao espaço físico, tenha o cuidado de manter o estoque próximo às áreas diretamente interligadas, como o setor de expedição.
Uniformize os processos de recebimento e conferência
Defina e padronize os processos de recebimento e conferência de produtos, coletando corretamente o código de barras e guardando cada mercadoria em seu lugar específico.
O passo a passo deve ser do conhecimento de todos os envolvidos e é importante que não seja negligenciado. Desta forma, toda a logística se torna mais ágil e menos sujeita a falhas.
Outra dica valiosa é utilizar um método de localização de produtos, que pode ser um simples documento com as anotações ou um sistema de gerenciamento.
Priorize as mercadorias que saem mais
Obviamente, aqueles produtos que têm mais saída devem receber mais atenção e prioridade na hora da organização. Mantenha-os em locais acessíveis e mais perto da área de expedição. É uma estratégia que otimiza a coleta.
Monitore os processos
Parte essencial do picking, o monitoramento deve acontecer periodicamente. O objetivo é verificar se aquele modelo utilizado está gerando os resultados almejados ou se há falhas que precisam ser corrigidas.
Crie um cronograma de observação, com data específica para as avaliações e com emissão de relatórios de acompanhamento. Faça a comparação entre esses períodos, destacando os pontos positivos e negativos.
Invista em ferramentas tecnológicas
O uso da tecnologia é fundamental para otimizar ainda mais o picking na logística e os demais processos que envolvem essa atividade, desde a armazenagem até a entrega do produto para o cliente.
Especialmente na área de estocagem, podemos citar os sistemas de gerenciamento de armazéns, que facilitam a localização e identificação da mercadoria.
Temos também o picking to voice, conhecido como voice picking ou coleta por voz, que responde aos comandos sonoros do colaborador. Com mãos e olhos livres, o profissional consegue ser mais produtivo e eficiente.
Ao investir em tecnologia, as empresas virtuais ganharão agilidade, redução de falhas, redução de custos, produtividade e maior satisfação no setor pessoal.
Leia também: Empresa de transporte rodoviário: 5 dicas para contratar
Rodojacto, sua melhor solução em transporte
A Rodojacto orgulha-se de desempenhar o seu papel de transportadora de mercadorias com máxima eficiência e sempre com excelentes resultados para os seus clientes. Temos mais de 50 anos de experiência no segmento, o que não nos impede de inovar, cada dia mais, na busca por reconhecimento e na prestação de um serviço de qualidade, com o melhor custo-benefício do mercado.
Na hora de contratar uma transportadora para movimentar seus produtos com segurança, conte com a Rodojacto. Trabalhamos com cargas fracionadas, semi-fracionadas e especiais, com frota ampla e diversificada para atender a todas as suas necessidades. Mais do que uma transportadora, somos o seu melhor parceiro estratégico.
Categorias: Logística