Vivemos na era das inovações logísticas, em que todos os processos são constantemente aperfeiçoados. Um dos novos conceitos surgidos nesse cenário é a filosofia Lean Digital Transformation — e é sobre ele que falaremos hoje.
Caso você não esteja familiarizado com o tema, saiba que está tudo bem! Afinal, boa parte do mercado ainda está em um período de adaptação, estudando as oportunidades dessa filosofia. Confira nosso artigo e entenda como promover a renovação operacional da sua empresa!
O conceito de Lean Digital Transformation
Assim como a Logística 4.0, o Lean Digital é um conceito fortemente baseado na tecnologia. Ele nada mais é do que uma metodologia de gestão, que estimula as empresas a adotarem soluções mais eficientes e sustentáveis.
Inclusive, é justamente daí que vem o nome. No universo corporativo, o termo lean sempre está atrelado a otimização dos processos, fazendo com que as cadeias produtivas se tornem mais enxutas, velozes e baratas.
Tecnicamente, o conceito nasceu no momento em que a civilização começou a ser impactada pela transformação digital — período em que nossas relações passaram a ser pautadas pelo imediatismo.
Basicamente, essa foi a curva de desenvolvimento em todas as interações humanas e comerciais. Dê uma olhada no impacto da tecnologia em alguns âmbitos do nosso cotidiano:
- a comunicação: das cartas ao WhatsApp;
- o consumo: das ligações aos aplicativos de delivery;
- a informação: dos jornais periódicos aos portais e redes de informação instantânea.
Naturalmente, toda a indústria também foi influenciada pela “sede pelo instantâneo”. No fim das contas, essa é a mensagem pregada pela transformação digital enxuta, em que se valoriza a transição do ambiente de negócios para o universo virtual, visando a redução de custos, a agilização dos processos e o aumento da produtividade.
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O surgimento dessa filosofia
A primeira nascente da filosofia Lean Digital Transformation surgiu por meio do Lean Manufacturing, que é uma metodologia industrial que prioriza a redução de desperdícios, com um controle de estoque e produção altamente otimizados.
Com a chegada da era dos softwares, surgiram novas oportunidades de desenvolvimento das organizações, abordando os dilemas com mais inteligência e menos gastos. Nesse contexto, o Lean Digital colocou em foco cinco aspectos principais: a gestão de pessoas, o estímulo à inovação, a priorização da agilidade, o desenvolvimento de soluções rápidas e a utilização dos dados.
A contribuição desse método para a evolução das empresas
Com estratégias bem desenhadas para cada uma das áreas citadas no tópico acima, as empresas conseguem, de fato, alavancar seus resultados. Quer alguns exemplos? Continue com a leitura e entenda os principais benefícios conquistados com o Lean Digital!
Reestruturação
Assim como em qualquer mudança drástica, a implementação do Lean Digital Transformation exige uma reestruturação saudável dos processos da empresa. Ainda que muitas pessoas tenham receio que essa transição prejudique produção, vale lembrar que toda reestruturação demanda profundas análises, nas quais os gestores têm a oportunidade de identificar tudo que está errado na operação.
Com esse olhar atento, as empresas atravessam suas primeiras mudanças, eliminando etapas redundantes, adotando estratégias mais eficientes e buscando extrair a maior produtividade de cada um dos funcionários.
Mindset
De certa forma, essa palavra marcou o ano de 2019 — sobretudo entre as consultorias empresariais. Em essência, a mudança de mentalidade é um ponto positivo, pois oferece uma oportunidade para a equipe renovar suas energias e esperanças na empresa.
Psicologicamente, a ideia de um recomeço sempre tem um efeito favorável sobre as pessoas, abastecendo a todos com a motivação necessária para encarar os desafios da nova fase. Tratando-se do Lean Digital, as rotinas sofrerão mudanças capazes de renovar o cotidiano das pessoas.
Velocidade
Sem sombra de dúvidas, esse é o benefício mais objetivo de todos. Afinal, é justamente isso que propõe a migração para os processos digitais: agilizar tudo que for possível. Na gestão logística, esse ganho de velocidade se percebe no acompanhamento dos funcionários, cargas, recebimentos e planejamentos. Basicamente, tudo que envolve a transação de informações tende a ser beneficiado pela agilidade.
Sustentabilidade
Como não poderia deixar de ser, a transformação digital agrega pontos ambientais à sua operação. Com o tempo, esse será um fator cada vez mais importante sob a perspectiva do mercado, tanto para a indústria como para os consumidores finais.
Dizemos isso porque há uma tendência natural de que as empresas com processos verdes (ambientalmente sustentáveis) sejam preferidas no lugar das que ignoram o tema, uma vez que essa pauta receberá cada vez mais atenção da sociedade.
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Modernização
Por último, e não menos importante, há a modernização, não só dos processos, mas das plataformas utilizadas no segmento da logística. Aqui, falamos especificamente dos softwares empregues durante a gestão, com interfaces dedicadas ao monitoramento do estoque, abastecimentos, monitoramento das cargas e afins.
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A implementação da Filosofia Lean
Como o próprio termo sugere, a implementação do Lean Digital Transformation depende exclusivamente da adoção de novas tecnologias — o que pode acontecer tanto em nível de hardware ou software. Abaixo, listamos as principais práticas e estratégias que aumentam a sua competitividade no mercado, adequando sua empresa ao conceito:
- contratação de softwares para a gestão completa das etapas do controle de estoque, conferindo maior precisão e eficiência nas entradas e baixas de materiais;
- aquisição de sensores e rastreadores específicos para o acompanhamento das unidades do estoque e seu deslocamento dentro da empresa;
- digitalização da maior parte dos processos burocráticos, com o arquivamento de notas eletrônicas e escaneamento dos documentos impressos;
- adoção da tecnologia móvel para a comunicação, com soluções walkie talkie para curta distância e mensageiros como WhatsApp, Telegram e Microsoft Kaizala, com funcionalidades importantes para uma comunicação rápida e privada com a sua equipe.
Por último, recomendamos a adoção da filosofia Data Driven por parte dos supervisores, analistas e demais colaboradores. Basicamente, tal conceito viabiliza uma gestão orientada em dados e estatísticas, aumentando a eficiência do setor logístico.
Entendemos, portanto, que essa é uma metodologia de extrema importância no contexto atual do mercado. Afinal, falamos de um ambiente cada vez mais competitivo, que conta com a automação, Big Data e Internet das Coisas no cotidiano logístico.
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Se você quiser saber mais sobre outras tendências do mundo da Logística, dá uma olhada no nosso Blog de Logística e no nosso Blog do Caminhoneiro.
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