Certamente você conhece a importância do controle de estoque na cadeia de suprimentos. Contudo, para que a área seja bem-sucedida, é preciso adotar boas práticas de gestão e estar antenado às melhores tecnologias.
Neste conteúdo, retomaremos a importância do controle de estoque e elencaremos tendências que o auxiliarão a impulsionar seus resultados. Ficou interessado? Então, continue com a leitura e saiba mais!
A importância do controle de estoque para a cadeia logística
É fato que, quando você mantém um controle de estoque efetivo, consegue otimizar outros processos dentro da cadeia logística. Um deles o setor de compras.
Um bom gerenciamento permite acompanhar de perto a movimentação de produtos dentro do estoque, identificando a necessidade de reposição periódica. Com isso, haverá maior eficiência da equipe, visto que os compradores saberão exatamente quando acionar o fornecedor, de forma que os itens sejam entregues antes de haver a ruptura.
Isso reduz drasticamente os pedidos em caráter de urgência, que podem nem ser atendidos, dependendo da capacidade de produção dos fornecedores frente ao aumento repentino na demanda.
Do ponto de vista do setor de vendas, a importância do controle de estoque se destaca principalmente no atendimento aos clientes. Quando você perde uma venda por indisponibilidade, corre o risco de perder também esse comprador, que buscará pelos concorrentes para obter aquilo que precisa.
No mais, a existência de produtos em pequena quantidade impossibilita ao cliente fazer pedidos maiores, o que também desperta a insatisfação e compromete a imagem da empresa.
Assim como a falta de produtos pode ser prejudicial para a empresa, o excesso traz sérios problemas. Um estoque muito cheio pode levar à perda de produtos em decorrência de avarias e prazos de validade ultrapassados, por exemplo.
Quando essas questões são minimizadas (ou resolvidas), o negócio acaba obtendo economia — tanto no lado financeiro quanto no operacional, pois economiza tempo.
Outro fator que deve ser considerado é: altos volumes de mercadorias armazenadas, significa dinheiro parado. Parte desse investimento poderia ter sido usado para produtos com maior saída, girando o estoque e possibilitando maior entrada de capital.
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As tendências que estão transformando o controle de estoque
A seguir, mostramos algumas tendências para o controle de estoque que vêm transformando o setor. Confira!
Previsão de vendas avançada
Como o uso de cookies atrelado ao envio de ofertas personalizadas aos consumidores, é fundamental que as empresas consigam garantir os produtos no estoque. Afinal, de nada adianta fazer campanhas direcionadas se, na hora da venda, o seu estoque não está compatível com o que foi divulgado.
Para tanto, é necessário fazer uma previsão de vendas mais avançada, identificando os itens e as respectivas quantidades que devem constar no estoque na próxima semana, mês ou campanha. Assim, a sua empresa terá condições de fornecer os produtos que os clientes possam vir a procurar.
Inteligência Artificial e escolha preditiva
Um serviço com grande potencial no varejo online é a entrega antecipada, idealizada pela Amazon. Nesse caso, o produto é enviado para o cliente antes mesmo que ele finalize a compra.
Dentro desse contexto, temos o uso de Inteligência Artificial e soluções avançadas (como Big Data e Machine Learning) voltados para o reconhecimento de padrões e tendências que ajudam a prever o comportamento dos consumidores.
Com essas tecnologias, o armazém ganha — e muito — em agilidade. Essa é uma forma de garantir que a sua empresa esteja preparada para suportar os picos de sazonalidade, sem gerar grandes gargalos.
Blockchain para integração entre as empresas
O termo blockchain pode ser definido como blocos de informações encadeados em um banco de dados público, que pode ser acessado por terceiros a partir de um protocolo comum.
Por meio dessa tecnologia, as empresas que integram uma cadeia de suprimentos podem conceder acesso a seus parceiros de negócios, permitindo que eles visualizem informações a respeito das operações.
Nesse contexto, as informações a respeito do estoque podem ser compartilhadas diretamente com clientes e fornecedores. No segundo caso, esses parceiros podem contribuir com a otimização da reposição dos itens no armazém, evitando faltas e excessos.
Gerenciamento de inventário omnichannel
Existe uma forte tendência (e necessidade) de as empresas adotarem a logística omnichannel, integrando os diferentes canais de venda e atendimento — com processos como “compre no site e retire na loja física”. Assim, é possível atender aos diferentes perfis dos consumidores.
Para tanto, o controle e inventário de estoque também precisam acompanhar a mudança. Considerando apenas o ambiente físico, a gestão é relativamente mais simples: o cliente chega, compra, o produto sai do estoque e é dada a baixa no sistema.
Porém, quando adicionamos as compras online nesse cenário, as coisas já ficam um pouco mais complicadas. Um dos problemas que podem surgir na prática é o esgotamento de um item entre a realização do pedido no site e o processamento do pagamento — o que gera transtornos ao cliente e interfere na experiência com a empresa.
Então, com o formato omnichannel, se torna ainda mais importante adotar bons sistemas de controle de estoque para manter uma contagem precisa e garantir que a informação esteja constantemente atualizada. Assim, evita-se esse tipo de falha como a ruptura de estoque.
Novos centros de distribuição
Dependendo do raio de atuação da empresa, existe a necessidade de disponibilizar vários centros de distribuição (CDs) mais próximos das lojas e dos clientes. Isso se torna especialmente importante quando falamos da tendência de omnichannel.
Com a adoção de boas metodologias de projetos logísticos, essa estratégia contribui para diminuir os custos de envio, encurtar os prazos de entrega e diminuir consideravelmente o risco de falta de produtos no estoque. Apesar de não ter uma centralização, a gestão fica mais simples, uma vez que cada unidade consegue saber qual é a demanda regional e pode gerir o armazém de uma forma que condiz com a realidade daquele local.
A importância do controle de estoque para os resultados da empresa não pode ser subestimada, uma vez que a área afeta outros setores igualmente importantes para a operação, como o comercial e o financeiro. No mais, esses processos estão diretamente relacionados à satisfação do cliente, e sua efetividade possibilita o aumento da atração e fidelização do público.
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Categorias: Logística