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Logística 06/07/2021

Supply Chain 4.0: entenda a nova tendência das indústrias

Supply Chain 4.0: entenda a nova tendência das indústrias

Índice

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  • O que é a Supply Chain 4.0?
  • O que muda com a Supply Chain 4.0?
    • Cases no mundo

A Segunda Guerra Mundial foi um marco histórico em termos de logística e gestão da cadeia de suprimentos, porque esses dois setores foram diretamente impactados com novas práticas para ajudar os exércitos a se deslocarem com mais facilidade. Esse movimento contribuiu para a inovação tecnológica se consolidar no mundo corporativo e fortalecer o conceito de supply chain 4.0.

Buscar novas soluções de Tecnologia da Informação (TI) passou a ser uma das prioridades de diversas companhias quando o assunto é administrar os insumos e o fluxo de suprimentos. Otimizar processos é uma obrigação cada vez mais relevante para as empresas, principalmente em tempos de transformação digital.

Com a intenção de ajudar você a entender melhor esse novo cenário, vamos abordar diversos aspectos relacionados com o supply chain, abrangendo essa tendência de forma plena. Confira!

Dica: Conheça 4 aplicações do Big Data na logística

O que é a Supply Chain 4.0?

Apostar no avanço tecnológico tem uma ligação direta com o supply chain 4.0, que é responsável por promover modificações marcantes no setor logístico. Um dos motivos é que cria um ambiente mais favorável para automatizar diversos processos relacionados com a gestão de suprimentos, o estoque e o armazenamento.

Dessa maneira, permite que a logística seja otimizada seguindo as melhores práticas do mercado e contribuindo para uma corporação ser mais competitiva por meio da melhoria de processos internos, com a aplicação de ferramentas tecnológicas.

A inteligência artificial e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), por exemplo, são dois recursos que passam a ser incorporados no dia a dia de indústrias para minimizar falhas e elevar o dinamismo dos trabalhos. Assim, há um maior foco estratégico no gerenciamento de itens para a produção ou venda, desde a chegada na indústria até o transporte ao consumidor.

Para isso se tornar uma realidade, estão sendo empregadas diversas novidades tecnológicas, como: 

  • internet das coisas (IoT);
  • big data;
  • robótica;
  • sensores;
  • simuladores.

Grande parte dessas tecnologias surgiram na segunda metade do século XX, mas começaram a ter um maior impacto no mundo corporativo nos últimos 20 anos. Hoje, uma empresa precisa apostar nesses mecanismos para efetivar o conceito de supply chain 4.0 e ter um direcionamento mais consistente para a melhoria contínua.  

Dica: Logística 4.0: guia definitivo para sua empresa

O que muda com a Supply Chain 4.0?

Uma das grandes modificações proporcionadas por esse conceito contempla a presença de soluções tecnológicas de forma intensa na logística. Atualmente, é possível a utilização, por exemplo, de drones e veículos autônomos para o transporte de itens.

Além disso, a presença de depósitos com alto nível de automatização é uma realidade que veio para ficar e expandir a eficiência dos trabalhos de estoque e armazenagem. 

Com o avanço nas ferramentas de monitoramento, estão sendo empregados softwares que propiciam tanto uma empresa quanto ao cliente acompanhar, em tempo real, as entregas realizadas. Tudo isso cria um cenário de maior proximidade com o cliente, o que é fundamental para aumentar o nível de satisfação com os serviços.

Outro aspecto marcante é que o supply chain 4.0 elevou o patamar de automatização de processos. Ou seja, a indústria tem cada vez menos tarefas realizadas por seres humanos, criando um cenário para uma maior padronização dos serviços. 

Dessa forma, consegue, ao mesmo tempo, visualizar como os processos estão sendo executados com mais facilidade e identificar eventuais gargalos que possam comprometer a qualidade dos trabalhos. Isso favorece a aplicação do conceito de aprimoramento contínuo, o que reforça a competitividade e o crescimento sustentável.

Também deve ser levado em consideração que o uso de soluções tecnológicas tem contribuído para a redução de custos, porque minimiza os erros e melhora a gestão de estoque, diminuindo de forma significativa o desperdício com itens. Sem dúvida, isso é um desafio constante para as companhias, pois afeta na capacidade de investir na melhoria dos processos de maneira estratégica. 

No caso dos gestores de logística, as mudanças provocadas pela transformação digital foram responsáveis pelo surgimento de desafios que necessitam ser enfrentados com bom senso e inteligência. 

Por isso, as lideranças precisam adotar uma série de medidas para aproveitar da melhor forma possível os benefícios proporcionados pelo supply chain 4.0, como:

  • justificar a aplicação de novas tecnologias no dia a dia da indústria, pois implicam num aumento inicial de custos;
  • administrar um volume maior de dados e utilizá-los estrategicamente a favor do negócio;
  • buscar profissionais qualificados para atuar neste novo contexto de forma adequada;
  • escolher as melhores opções para atualizar o maquinário, considerando a relação custo-benefício;
  • manter o foco permanente em customizar a produção. 

Os gestores precisam ficar atentos a esses fatores para ajudar uma empresa a estar inserida plenamente na era da transformação digital, em que as mudanças são cada vez mais rápidas e intensas. 

Dica: 7 tendências de inovações logísticas para os próximos anos

Cases no mundo

Para você compreender melhor como o supply chain 4.0 pode ser utilizado com sucesso, nada melhor do que apresentar bons exemplos dessa prática no Brasil e no mundo. As empresas norte-americanas Home Depot, Target e Walmart tiveram uma expansão nas vendas, mesmo com a pandemia da Covid-19.

Essa performance foi possível graças a uma aposta inteligente na digitalização dos serviços e no uso do omnichannel para interagir com o público-alvo de maneira correta. Tudo isso permitiu a realização de compras online com a retirada das mercadorias nas lojas. Dessa forma, as empresas mantiveram as atividades em funcionamento e com segurança, mesmo em um cenário adverso.

No Brasil, o setor de varejo também tem adotado a tecnologia para atingir uma performance notável. Um bom exemplo é o Magazine Luiza, que tem concentrado esforços para aumentar a capilaridade, com foco em oferecer um atendimento mais ágil aos clientes.

Prova disso é que a companhia brasileira comprou a startup Stoq Tecnologia, que oferece soluções voltadas para varejistas de pequeno porte que vendem online. Essa prática tem como objetivo contar com uma logística mais ágil e focada em resultados. 

Dica: Conheça casos de sucesso de logística em 2020 e 2021

Não há dúvidas de que a transformação digital causou um grande impacto e favoreceu a aplicação do supply chain 4.0 nas empresas. Por outro lado, é necessário estratégia para aproveitar essa metodologia e obter resultados expressivos em curto prazo.

Rodojacto

Por isso, é válido contar com parceiros que sejam capazes de oferecer serviços logísticos, buscando a eficiência e a capacidade de cumprir prazos. A Rodojacto se caracteriza pela capacidade e de uso de transporte de diversas modalidades de cargas e prioriza a tecnologia para superar as complexidades de logística.

Se está à procura de alternativas para garantir entregas com qualidade e agilidade, entre em contato conosco. 

Categorias: Logística , Tecnologia

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