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Logística 02/02/2021

Como a transportadora pode diminuir o lead-time de entrega

Índice

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  • Frequência de distribuição 
  • Estrutura da transportadora
  • Qualidade dos veículos 
  • Gestão da frota
  • Recursos tecnológicos 
  • Atendimento ao cliente e assistência aos colaboradores

O uso de ferramentas e estratégias capazes de fornecer dados confiáveis é fundamental para embasar a tomada de decisão por parte de gestores de empresas em diferentes ramos. No segmento da logística, uma dessas métricas é o lead-time de entrega.

Estamos falando de um indicador que representa o tempo entre o recebimento de um pedido e a entrega no seu destino. Entretanto, apesar de a maioria das empresas acompanhar o lead-time em seus processos, reduzi-lo pode ser um grande desafio.

Pensando nisso, criamos este post para mostrar de que forma a atuação da transportadora pode ajudar a diminuir esse prazo. Após a leitura, você será capaz de identificar alguns fatores a serem observados na hora de escolher a melhor transportadora para atender a sua empresa. Confira!

Frequência de distribuição 

Dois dos fatores essenciais para a eficiência de uma transportadora são a disponibilidade e frequência de distribuição nas regiões de interesse por parte da sua empresa. O ideal é que os itinerários contemplem essas localidades regularmente, reduzindo as chances de atraso nas entregas.

Para que isso seja possível, é interessante verificar se a transportadora atua com nichos, principalmente em estados como o de São Paulo, que tem polos produtivos importantes espalhados por diversas cidades.

Se a transportadora tem um nicho da capital em direção ao interior e vice-versa, sua capacidade de atendimento será muito maior. Afinal, as rotas já serão recorrentes e a empresa poderá liberar as entregas com alta frequência.

Tal atuação resulta na oferta do d+1, ou seja, realização da entrega 1 dia após o recebimento do pedido. Em alguns casos, onde a região é muito afastada, é acordado com o cliente o tempo de d+2, sendo a entrega feita 2 dias após o pedido.

Nesse sentido, a agilidade favorece, inclusive, a atuação do setor de logística no que diz respeito à redução do volume de produtos a serem armazenados. Isso acontece porque o baixo lead-time garante o “estoque sobre rodas”, no próprio transporte.

Estrutura da transportadora

Outro fator que tem influência direta na redução do lead-time de entrega é a estrutura da transportadora. Então, para se certificar de que ela será capaz de atender às suas demandas, verifique onde está localizada a sede, cheque se existem filiais espalhadas pelo território e avalie a saída para as principais rodovias.

Caso sua empresa não conte com fornecedores próximos ou a origem dos envios seja muito variada, a transportadora deverá ter flexibilidade para efetuar a entrega sem que o prazo se transforme em um d+3 ou até mais que isso.

Clique no banner abaixo e conheça os critérios que são essenciais para definir como contratar a transportadora ideal para a sua empresa.

Qualidade dos veículos 

Para reduzir o tempo de entrega, é crucial que a transportadora tenha uma boa frota, tanto em número quanto em qualidade. Uma empresa com uma quantidade maior de caminhões evitará inconvenientes como a falta temporária de cobertura caso esteja atendendo a outro cliente. 

No mais, tenha atenção aos veículos disponibilizados pela transportadora. Se sua empresa lida com produtos como perecíveis, materiais frágeis, bebidas, químicos etc., deverá contar com o tipo de transporte específico para tais cargas.

Vale destacar, ainda, o impacto da idade média da frota no lead-time de entrega. O ideal é que os caminhões tenham menos de cinco anos — algo que também vale a pena verificar na hora de fechar um contrato.

Gestão da frota

A gestão da frota é outro fator que interfere no desempenho da transportadora. Além de realizar uma manutenção impecável para manter os veículos em bom estado, é preciso haver um planejamento consolidado que preveja riscos e estabeleça as melhores maneiras de lidar com eles.  

Afinal, problemas mecânicos em um caminhão não são raros. O que a transportadora deve mostrar é um plano de ação rápido para lidar com esses incidentes. Se algo acontece na estrada, a resposta deve incluir um serviço de atendimento completo, sem abrir mão da possibilidade de substituir o veículo.

Outro fator relevante é a complexidade da malha viária. Uma transportadora de confiança tem um bom conhecimento das rodovias e sabe otimizar suas rotas. Além de planejar bem cada entrega, ela deve estar atenta às condições do trânsito para realizar os ajustes necessários no trajeto, optando pela alternativa mais rápida e segura.

Portanto, para reduzir o lead-time de entrega, a transportadora deve assumir o papel de parceira estratégica da sua empresa, não oferecendo simplesmente um serviço de transporte, mas sim soluções efetivas para suas demandas.

Recursos tecnológicos 

A eficiência do transporte também está atrelada ao uso da tecnologia. Um diferencial que a transportadora pode oferecer é a rastreabilidade da carga. O monitoramento do frete traz inúmeros benefícios, a começar pela questão da segurança de cada veículo.

Caso algo aconteça com a carga, ela poderá ser localizada e recuperada, evitando transtornos e prejuízos maiores. Além disso, o rastreamento permite garantir que o transporte esteja dentro do prazo, possibilitando uma rápida resposta da transportadora caso ocorra algum atraso ou problema mecânico.

Veja como ter ótimos resultados através de uma logística de transporte eficiente!

Atendimento ao cliente e assistência aos colaboradores

Vale um destaque especial para a importância de verificar se o atendimento da empresa é de qualidade e como ela trata os motoristas. Qual é a percepção dos clientes sobre os serviços oferecidos? Os motoristas usam equipamentos de proteção individual (EPIs)?

Isso diz muito sobre a capacidade operacional da empresa e a própria responsabilidade que ela assume sobre sua carga. Afinal, quando o atendimento e o planejamento são bons, você fortalece a relação com a transportadora e trabalha com mais tranquilidade — o que também tem reflexo no lead-time de entrega.

Como você pôde ver, os fatores citados fazem toda a diferença na qualidade do serviço prestado. Então, se quer um lead-time de entrega baixo, não deixe de verificar essas questões antes de contratar uma transportadora para ser sua parceira. Fazendo uma boa escolha, os resultados vêm rapidamente!

Quer um serviço de excelência e com lead-time mínimo? A Rodojacto é uma ótima escolha! Hoje, a transportadora atua no mercado como uma grande supridora logística, atendendo a todos os requisitos citados e, o melhor, com um preço supercompetitivo. Então, entre em contato agora mesmo e fale com quem é referência no assunto!

Categorias: Logística

Tags: contratar transportadora lead time de entrega rastreamento de entrega reduzir o tempo de entrega tempo de entrega,

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