Inovação e tecnologia. Esses são os conceitos que orientam o futuro das indústrias, em uma constante busca pela eficiência e produtividade. Nesse cenário, uma tendência que se destaca é o uso do Big Data na logística — tema do artigo de hoje.
O nosso objetivo é demonstrar como a sua operação pode se beneficiar com o emprego dessa tecnologia. Para tanto, segmentamos o post em alguns tópicos, explicando a ferramenta, as aplicações e os impactos sobre o seu dia a dia. Acompanhe!
O conceito da Big Data e sua popularização nos últimos anos
O conceito de Big Data se originou em um mundo completamente impactado pela transformação digital, que nos “bombardeia” a todo o tempo com informações, estatísticas e eletrônica. Podemos pensar, então, que da mesma forma que a informática revolucionou as rotinas de trabalho, a Big Data é a ferramenta promissora que nos aponta para o futuro do gerenciamento de dados.
Inclusive, essa é uma palavra para se guardar na memória: dados! Afinal, a Big Data nada mais é do que um conceito de computação para a coleta, manuseio e análise de uma grande quantidade de dados. O grande diferencial dessa tecnologia está na sua funcionalidade de lidar com um volume gigantesco de informações.
Mas aqui, talvez você pense que o Big Data ainda é uma ferramenta distante e muito abstrata. Bem, a realidade nos mostra o contrário, pois o Big Data está presente em quase tudo com que interagimos hoje, seja na forma como consumimos mídias, produtos ou serviços.
Basicamente, o que essa tecnologia faz é captar e interpretar informações para, então, convertê-las em insights úteis para a operação na qual é aplicada. Por exemplo:
- no mercado de seguros e planos de saúde, ao avaliar as estatísticas do cliente e cruzar esses dados com uma análise de risco e retorno, é possível determinar o valor da apólice;
- na publicidade digital, a análise das preferências, sites visitados, temas de interesse e pesquisas realizadas permite apresentar os anúncios pertinentes a esse usuário.
No entanto, é na logística que podemos ver uma aplicação mais objetiva do Big Data. Até porque esse segmento pode ser beneficiado em vários aspectos pela tecnologia, com o aperfeiçoamento do controle de estoque e a diminuição do lead time, por exemplo!
Baixe nosso e-book e descubra como a tecnologia está impactando a logística!
As 5 principais aplicações de Big Data na logística
Agora, chega o momento de entender como o uso do Big Data na logística pode otimizar as rotinas e processos da sua operação. Inclusive, vale lembrar que boa parte dessas aplicações foram demonstradas e popularizadas nas principais feiras de logística do Brasil e do mundo. Veja!
1. Entregas Last Mile
Os momentos finais de uma entrega podem representar quase um terço de todos os custos em uma operação de frete. As chamadas entregas last mile (última milha) englobam os últimos quilômetros até o cliente final.
Por ser composta por um trajeto majoritariamente urbano e longe da conferência do centro de distribuição, esses trechos acabam sofrendo com a ociosidade e a perda de tempo. Nesse sentido, o Big Data pode ser aplicado no monitoramento das unidades e entregas, no estudo dessas informações e no aperfeiçoamento das rotas.
Portanto, é preciso averiguar se a transportadora contratada adota aparelhos de GPS nos veículos e leitores digitais para a confirmação das entregas. Combinados, ambos os dispositivos mantêm a central informada, em tempo real, do status e localização de cada frete. Posteriormente, a gestão estuda os dados coletados durante a operação, identificando trechos de ociosidade, congestionamento e maior consumo. Assim, é possível elaborar um melhor plano de rotas, orientando os entregadores a percursos mais rápidos, econômicos e funcionais.
2. Gerenciamento de inventário
Assim como na previsão de sazonalidade, um sistema de Big Data na logística pode analisar o fluxo de aquisição e saída de produtos, geralmente integrando-se ao departamento comercial ou de suprimentos — a depender do seu setor de atuação, como por exemplo no varejo ou na indústria.
Analisando o histórico de pedidos em intervalos passados, a tecnologia consegue apontar os períodos de maior demanda, sugerindo a compra estratégica de determinados insumos ou mercadorias, assim, garantindo que se tenha capacidade de atender as necessidades operacionais.
3. Automação da cadeia de suprimentos
Entre todas as inovações logísticas, essa é uma das aplicações mais funcionais, sendo muito útil para o dia a dia do gerente e supervisor de compras. Pois veja, a automação da cadeia de suprimentos orquestra uma série de análises para garantir que se adquira os melhores insumos, com os melhores preços, nos melhores momentos.
Com isso, você alcança a garantia de que a operação nunca sofrerá com a escassez, pois o gerenciamento do estoque é absolutamente inteligente. Para isso, um bom sistema de Big Data compila uma série de competências:
- registrando a entrada dos novos carregamentos, com a leitura de uma etiqueta padronizada;
- analisando o volume da produção e, de maneira preditiva, descobrindo o volume necessário para a produção futura;
- analisando os preços dos fornecedores e apontando os melhores;
- acompanhando a frequência e o volume de utilização dos insumos no estoque, já que todo uso também pode ser escaneado com um leitor;
- sugerindo ao gerente de suprimentos o que, quando e quanto comprar.
Dica: Logística 4.0: guia definitivo para sua empresa
4. Experiência do consumidor
Para o gerenciamento logístico, todas essas praticidades propiciadas pelo Big Data se revertem em agilidade operacional, que se manifestam ao consumidor como uma redução nos preços e no tempo de espera. Por isso, é no último elo da cadeia que se percebe o benefício final, com o aumento da satisfação do cliente.
Como você pôde ver, todo investimento em Big Data na logística é uma injeção direta de modernidade e redução de custos. Afinal, a tecnologia viabiliza a diminuição do tempo de entrega, redução de desperdícios, eficiência do controle de estoque, entre muitos outros benefícios. Sendo assim, tudo se soma para resultar em uma operação mais enxuta, inteligente e barata.
Gostou de entender melhor sobre o impacto do Big Data na logística? Então, aproveite para baixar nosso e-book e aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
Clique no banner e faça o download gratuitamente!
Categorias: Logística , Tecnologia
Tags: big data na logística logística 4.0 logística de transporte transformação digital,