Rodojacto – Dicas de logística e transporte
  • Site da Rodojacto
  • Logística
  • Transporte
  • Equipe
  • Tecnologia
  • Materiais educativos
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Encontre a solução logística para sua empresa

Logística 23/11/2021

Desenvolva um planejamento logístico eficiente com as dicas da Rodojacto

Índice

Toggle
  • O que é o planejamento logístico 
  • Níveis gerenciais
    • Nível estratégico 
    • Nível tático
    • Nível operacional
  • Aplicação do planejamento logístico
    • Logística de entrada (Inbound) 
    • Logística Interna
    • Logística externa (Outbound)
  • Melhorando seu resultados a partir do planejamento logístico
    • Parcerias qualificadas
    • Investimento na segurança do motorista no trajeto
    • Administração do estoque
    • Sustentabilidade
    • Gerenciamento dos KPIs
  • Conte com a Rodojacto no seu planejamento!

O setor de logística foi, por muito tempo, compreendido apenas como uma área de distribuição e transporte de mercadorias. Esse conceito se expandiu e, atualmente, a logística é peça fundamental na articulação de todos os setores da empresa. Para atender a essa demanda e entregar bons resultados, é necessário investir em uma ferramenta importante: o planejamento logístico. Saiba mais detalhes a seguir.

O que é o planejamento logístico 

O planejamento logístico é um conjunto de tarefas e ações que tem o objetivo de aperfeiçoar o processo de transporte, armazenamento e entrega de mercadorias, com foco em redução de custos, aumento de produtividade e satisfação do cliente.

Por meio desse planejamento é possível driblar os muitos gargalos inerentes à área logística e que tanto prejudicam a entrega rápida dos resultados esperados, como:

  • falta de treinamento da equipe;
  • dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e parceiros;
  • falta de gerenciamento de estoque.

O papel do planejamento logístico é desenvolver atividades, condutas e técnicas que atenuem o impacto desses gargalos, fazendo com que a empresa trabalhe com o máximo da sua qualidade, o que influencia diretamente na sua produtividade e satisfação do seu cliente.

Níveis gerenciais

Para que alcance os resultados esperados pela empresa, o planejamento logístico deve ser dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.  

Para deixar como exemplo, podemos visualizar o planejamento logístico como um time de futebol: assim como o objetivo da empresa é se destacar no mercado, o objetivo do clube é vencer os jogos garantindo as melhores posições possíveis nas competições que disputa.  Para isso, tanto na empresa quanto no clube, a estrutura hierárquica se divide em várias funções. 

O nível estratégico seria o presidente do clube; o nível tático seria a comissão técnica constituída pelo treinador, preparador físico etc…; já o nível operacional, englobaria os jogadores, que executam as estratégias criadas.

Nível estratégico 

No exemplo citado acima, o nível estratégico é representado pelo presidente do clube de futebol. É ele quem faz a gestão do time, como um executivo em uma empresa. Trazendo para o nosso plano, a ideia é a mesma.

O nível estratégico do plano logístico é onde são tomadas as decisões mais importantes e que deverão ser executadas a médio e longo prazo, fazendo parte da estrutura da empresa.

São metas e diretrizes que nortearão o futuro da empresa, que precisam ser ambiciosas, mas também adequadas à realidade de cada negócio.

Nível tático

Aqui temos o treinador e o preparador físico. São eles que auxiliam e montam o cenário para que a parte operacional (jogadores) possa fazer o seu trabalho e, assim, alcançar as metas estabelecidas.

No nível tático do plano logístico, é feita a distribuição de tarefas, a partir das ações definidas no nível estratégico. Também é aqui que ocorre o gerenciamento dessas etapas entre os mais diversos setores da empresa.

Nível operacional

Os jogadores de futebol são aqueles que põem a mão na massa, ou seja, são os que executam tudo que foi pensado lá atrás, primeiramente pelo técnico e respaldado pelo presidente do clube. No plano logístico, o nível operacional é onde acontece a execução das tarefas passadas pelo gestor de cada setor.

Obviamente, falamos aqui de um modo geral e com fins didáticos, pois, se formos mais a fundo na estrutura de um clube de futebol, há muitos outros cargos situados nesses níveis como os profissionais responsáveis pelo marketing do clube, pelo departamento jurídico, etc..

Dica: Como calcular o Lead Time em Logística

Aplicação do planejamento logístico

Depois da divisão dos níveis de planejamento, e após a definição dos objetivos e ações, é hora de aplicar o planejamento logístico, o que deve ser feito em todas as três etapas do processo de armazenagem e transporte de mercadorias. 

Logística de entrada (Inbound) 

Nessa etapa, estão incluídos os métodos de trabalho que envolvem toda a cadeia de suprimentos, como o manuseio e deslocamento de mercadorias e matérias-primas que serão utilizadas na fabricação de produtos.

Logística Interna

A logística interna também envolve a movimentação de mercadorias de produtos já acabados. Funciona como uma logística de apoio, verificando fases de produção dos itens, além de agregar valor a essas matérias primas.

É uma etapa em que os processos otimizados são muito importantes, pois aceleram a obtenção de resultados, reduzindo o tempo de cada ação e melhorando a eficiência da empresa.

Logística externa (Outbound)

Aqui chegamos na etapa final, com o transporte de produtos, manutenção e embalagem dos mesmos. Nessa etapa, o objetivo é o armazenamento seguro dos objetos, uso de embalagens adequadas e resistentes, além de entrega dentro do prazo garantido ao cliente.

É uma das etapas mais importantes do planejamento logístico porque é o momento em que o cliente tem o contato direto com a marca por meio do objeto adquirido. Esse contato pode ser satisfatório ou não, o que também influencia nas futuras interações entre o consumidor e a empresa.

Melhorando seu resultados a partir do planejamento logístico

Algumas ações são cruciais para que os resultados do planejamento sejam realmente vantajosos para o setor logístico, para os colaboradores e para a empresa em geral. Veja a seguir alguns fatores que não podem ser negligenciados.

Parcerias qualificadas

Escolha bem aqueles que serão seus parceiros em todo esse processo. É fundamental contar com profissionais responsáveis, atenciosos, comprometidos e que sejam conscientes do seu papel dentro do fluxo logístico.

Investimento na segurança do motorista no trajeto

Fazer o máximo possível para garantir a segurança do motorista durante o trajeto é uma das medidas indispensáveis em um gerenciamento logístico. Isso pode ser feito a partir da identificação de rotas mais curtas por meio de aplicativos digitais e também através do monitoramento em tempo real do transporte usado na viagem.

Além de ser vantajoso para o motorista, também é mais seguro para a mercadoria e para o veículo, que estará menos suscetível a acidentes e danos provocados pelas precárias condições das estradas.

Administração do estoque

O gerenciamento eficiente do estoque evita que haja excesso ou ausência de produtos, pois tais são muito prejudiciais ao processo. Quando em excesso, os produtos geram um custo extra à empresa, quando não são suficientes, deixam de atender à demanda do mercado. Manter o equilíbrio é fundamental.

Sustentabilidade

Se a sua empresa ainda não aplica a logística sustentável, está na hora de mudar isso. O gerenciamento saudável dos recursos com redução de desperdícios é uma realidade e que também contribui para a evolução e competitividade do negócio.

É uma estratégia que envolve toda a cadeia produtiva, desde fornecedores até o consumidor final, visando não só uma imagem positiva da empresa, mas, principalmente, o cuidado com o meio ambiente.

Gerenciamento dos KPIs

Os indicadores de desempenho são ferramentas necessárias para a avaliação dos resultados obtidos com as estratégias implantadas. É por meio deles que o gestor vai saber se o que aplicou lá atrás gerou um retorno positivo ou não.

Podem ser criados indicadores estratégicos, táticos ou operacionais, com prazos definidos para a averiguação de cada etapa.

Conte com a Rodojacto no seu planejamento!

O planejamento logístico é, de fato, fundamental para aumentar os índices de produtividade e competitividade de uma empresa. Contudo, pode ser bastante complexo e até difícil estar no controle de todos esses pontos.

Em alguns casos, é recomendável delegar parte dessas funções a quem possui capacidade técnica e conhecimentos sólidos na execução de tais tarefas. Nesse sentido, a Rodojacto pode contribuir com a sua sólida experiência no mercado de entrega e distribuição. Entre em contato e descubra de que forma podemos contribuir para o crescimento sustentável do seu negócio.

Rodojacto

Categorias: Logística

Cadastre-se para receber as novidades

    Enviaremos apenas informações relevantes

    Continue lendo

    Leia os últimos artigos
    Gestão de riscos do transporte de carga: saiba tudo
    Transporte 31/03/2025

    Como a Rodojacto faz gestão de riscos do transporte de carga?

    Entenda porque a gestão de riscos no transporte é crucial. Conheça o plano da Rodojacto para garantir a segurança da sua carga.

    Homem exerce função de monitoramento ou controle da cadeia logística em ambiente industrial, usando equipamento de computador, vestido com uniforme verde com detalhes laranja.
    Logística 18/03/2025

    A atuação da Rodojacto na cadeia logística dos seus clientes

    A eficiência operacional deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade de sobrevivência. No centro dessa eficiência está a cadeia logística (ou supply chain), um sistema complexo e […]

    Picking

    casos de sucesso

    Frete

    sustentabilidade

    Segurança

    Equipe

    Armazenagem

    Materiais educativos

     

    Links Úteis
    • Site da Rodojacto
    • Logística
    • Transporte
    • Equipe
    • Tecnologia
    • Materiais educativos
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    Categorias
    • Armazenagem
    • Boletim Rodojacto
    • Cargas
    • casos de sucesso
    • Equipe
    • Frete
    • Institucional
    • Logística
    • Materiais educativos
    • Picking
    • Segurança
    • sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Transporte
    Newsletter

    Assine e não perca nenhuma novidade


      • Trabalhe Conosco

      Criação de blogs pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital