O setor de logística foi, por muito tempo, compreendido apenas como uma área de distribuição e transporte de mercadorias. Esse conceito se expandiu e, atualmente, a logística é peça fundamental na articulação de todos os setores da empresa. Para atender a essa demanda e entregar bons resultados, é necessário investir em uma ferramenta importante: o planejamento logístico. Saiba mais detalhes a seguir.
O que é o planejamento logístico
O planejamento logístico é um conjunto de tarefas e ações que tem o objetivo de aperfeiçoar o processo de transporte, armazenamento e entrega de mercadorias, com foco em redução de custos, aumento de produtividade e satisfação do cliente.
Por meio desse planejamento é possível driblar os muitos gargalos inerentes à área logística e que tanto prejudicam a entrega rápida dos resultados esperados, como:
- falta de treinamento da equipe;
- dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e parceiros;
- falta de gerenciamento de estoque.
O papel do planejamento logístico é desenvolver atividades, condutas e técnicas que atenuem o impacto desses gargalos, fazendo com que a empresa trabalhe com o máximo da sua qualidade, o que influencia diretamente na sua produtividade e satisfação do seu cliente.
Níveis gerenciais
Para que alcance os resultados esperados pela empresa, o planejamento logístico deve ser dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Para deixar como exemplo, podemos visualizar o planejamento logístico como um time de futebol: assim como o objetivo da empresa é se destacar no mercado, o objetivo do clube é vencer os jogos garantindo as melhores posições possíveis nas competições que disputa. Para isso, tanto na empresa quanto no clube, a estrutura hierárquica se divide em várias funções.
O nível estratégico seria o presidente do clube; o nível tático seria a comissão técnica constituída pelo treinador, preparador físico etc…; já o nível operacional, englobaria os jogadores, que executam as estratégias criadas.
Nível estratégico
No exemplo citado acima, o nível estratégico é representado pelo presidente do clube de futebol. É ele quem faz a gestão do time, como um executivo em uma empresa. Trazendo para o nosso plano, a ideia é a mesma.
O nível estratégico do plano logístico é onde são tomadas as decisões mais importantes e que deverão ser executadas a médio e longo prazo, fazendo parte da estrutura da empresa.
São metas e diretrizes que nortearão o futuro da empresa, que precisam ser ambiciosas, mas também adequadas à realidade de cada negócio.
Nível tático
Aqui temos o treinador e o preparador físico. São eles que auxiliam e montam o cenário para que a parte operacional (jogadores) possa fazer o seu trabalho e, assim, alcançar as metas estabelecidas.
No nível tático do plano logístico, é feita a distribuição de tarefas, a partir das ações definidas no nível estratégico. Também é aqui que ocorre o gerenciamento dessas etapas entre os mais diversos setores da empresa.
Nível operacional
Os jogadores de futebol são aqueles que põem a mão na massa, ou seja, são os que executam tudo que foi pensado lá atrás, primeiramente pelo técnico e respaldado pelo presidente do clube. No plano logístico, o nível operacional é onde acontece a execução das tarefas passadas pelo gestor de cada setor.
Obviamente, falamos aqui de um modo geral e com fins didáticos, pois, se formos mais a fundo na estrutura de um clube de futebol, há muitos outros cargos situados nesses níveis como os profissionais responsáveis pelo marketing do clube, pelo departamento jurídico, etc..
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Aplicação do planejamento logístico
Depois da divisão dos níveis de planejamento, e após a definição dos objetivos e ações, é hora de aplicar o planejamento logístico, o que deve ser feito em todas as três etapas do processo de armazenagem e transporte de mercadorias.
Logística de entrada (Inbound)
Nessa etapa, estão incluídos os métodos de trabalho que envolvem toda a cadeia de suprimentos, como o manuseio e deslocamento de mercadorias e matérias-primas que serão utilizadas na fabricação de produtos.
Logística Interna
A logística interna também envolve a movimentação de mercadorias de produtos já acabados. Funciona como uma logística de apoio, verificando fases de produção dos itens, além de agregar valor a essas matérias primas.
É uma etapa em que os processos otimizados são muito importantes, pois aceleram a obtenção de resultados, reduzindo o tempo de cada ação e melhorando a eficiência da empresa.
Logística externa (Outbound)
Aqui chegamos na etapa final, com o transporte de produtos, manutenção e embalagem dos mesmos. Nessa etapa, o objetivo é o armazenamento seguro dos objetos, uso de embalagens adequadas e resistentes, além de entrega dentro do prazo garantido ao cliente.
É uma das etapas mais importantes do planejamento logístico porque é o momento em que o cliente tem o contato direto com a marca por meio do objeto adquirido. Esse contato pode ser satisfatório ou não, o que também influencia nas futuras interações entre o consumidor e a empresa.
Melhorando seu resultados a partir do planejamento logístico
Algumas ações são cruciais para que os resultados do planejamento sejam realmente vantajosos para o setor logístico, para os colaboradores e para a empresa em geral. Veja a seguir alguns fatores que não podem ser negligenciados.
Parcerias qualificadas
Escolha bem aqueles que serão seus parceiros em todo esse processo. É fundamental contar com profissionais responsáveis, atenciosos, comprometidos e que sejam conscientes do seu papel dentro do fluxo logístico.
Investimento na segurança do motorista no trajeto
Fazer o máximo possível para garantir a segurança do motorista durante o trajeto é uma das medidas indispensáveis em um gerenciamento logístico. Isso pode ser feito a partir da identificação de rotas mais curtas por meio de aplicativos digitais e também através do monitoramento em tempo real do transporte usado na viagem.
Além de ser vantajoso para o motorista, também é mais seguro para a mercadoria e para o veículo, que estará menos suscetível a acidentes e danos provocados pelas precárias condições das estradas.
Administração do estoque
O gerenciamento eficiente do estoque evita que haja excesso ou ausência de produtos, pois tais são muito prejudiciais ao processo. Quando em excesso, os produtos geram um custo extra à empresa, quando não são suficientes, deixam de atender à demanda do mercado. Manter o equilíbrio é fundamental.
Sustentabilidade
Se a sua empresa ainda não aplica a logística sustentável, está na hora de mudar isso. O gerenciamento saudável dos recursos com redução de desperdícios é uma realidade e que também contribui para a evolução e competitividade do negócio.
É uma estratégia que envolve toda a cadeia produtiva, desde fornecedores até o consumidor final, visando não só uma imagem positiva da empresa, mas, principalmente, o cuidado com o meio ambiente.
Gerenciamento dos KPIs
Os indicadores de desempenho são ferramentas necessárias para a avaliação dos resultados obtidos com as estratégias implantadas. É por meio deles que o gestor vai saber se o que aplicou lá atrás gerou um retorno positivo ou não.
Podem ser criados indicadores estratégicos, táticos ou operacionais, com prazos definidos para a averiguação de cada etapa.
Conte com a Rodojacto no seu planejamento!
O planejamento logístico é, de fato, fundamental para aumentar os índices de produtividade e competitividade de uma empresa. Contudo, pode ser bastante complexo e até difícil estar no controle de todos esses pontos.
Em alguns casos, é recomendável delegar parte dessas funções a quem possui capacidade técnica e conhecimentos sólidos na execução de tais tarefas. Nesse sentido, a Rodojacto pode contribuir com a sua sólida experiência no mercado de entrega e distribuição. Entre em contato e descubra de que forma podemos contribuir para o crescimento sustentável do seu negócio.
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