As vendas virtuais já vinham experimentando um crescimento muito significativo nos últimos anos devido aos preços convidativos e aumento da confiança do consumidor nesse tipo de transação.
Com as restrições ao comércio físico, provocadas pela crise da Covid-19, essa prática se expandiu e tanto as lojas online quanto as lojas físicas resolveram se aperfeiçoar ou investir nessa modalidade. Contudo, para que a sua empresa se adapte bem a essa metodologia de vendas, é fundamental que a gestão de estoque seja realizada de forma eficiente. Veja a seguir como executar esse gerenciamento e aumentar o sucesso do seu negócio.
O que é a gestão de estoque?
A gestão de estoque consiste no gerenciamento dos produtos que entram e que saem do setor, levando em conta a quantidade equilibrada de itens, a segurança, qualidade e durabilidade dos mesmos, assim como os procedimentos necessários para uma entrega adequada, dentro do prazo garantido ao cliente.
A gestão de estoque tem uma influência considerável para a realização de uma experiência satisfatória para o cliente, pois quando o consumidor resolve adquirir um produto online, ele espera que a empresa tenha no estoque aquela peça solicitada para atender ao seu pedido.
Quando isso não acontece, ele se sente frustrado e insatisfeito, o que é extremamente prejudicial para a marca. Por isso dizemos que, o estoque é um dos maiores ativos de uma empresa e o seu gerenciamento é fundamental para as operações desse negócio.
A gestão de estoque é importante porque impede tanto o acúmulo desnecessário quanto a ausência de produtos para a efetivação da compra.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, um estoque cheio não é necessariamente sinônimo de sucesso da empresa. Pelo contrário, isso pode significar que o estoque não esteja sendo gerenciado da forma correta.
Quando isso acontece, o estoque deixa de ser um ativo para ser um passivo, gerando custos e despesas com a sua manutenção, afetando toda a equipe de trabalho.
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Como otimizar o seu e-commerce
Apesar da busca crescente pelas vendas virtuais, algumas empresas ainda têm um pouco de resistência em investir nessa modalidade. Contudo, com uma boa gestão do estoque logístico, é possível driblar essa incerteza e investir com garantia de excelentes retornos. Confira algumas dicas:
Busque um controle total do estoque
A realização de um inventário continua sendo uma das melhores maneiras de manter o seu estoque controlado. É um método simples, prático, acessível e cumpre bem o que promete.
Com ele, o gestor consegue monitorar a precificação dos produtos, categorizar os itens, analisar o capital investido, averiguar as vendas realizadas e também as entregas feitas pelos fornecedores.
É importante que o inventário seja um documento único, mesmo que a empresa invista em diferentes marketplaces. Assim, o controle de estoque acontece de forma mais precisa e com menor risco de erros.
Outra dica muito importante é atualizar o inventário em tempo real. Muitos empreendedores deixam para fazer a atualização no fim do dia ou até mesmo nos dias seguintes, o que pode ser perigoso pois aumentam assim as possibilidades de equívoco. Por exemplo, quando o inventário não é atualizado em tempo real, a empresa corre o risco de vender um produto que não existe mais no estoque, frustrando assim, o consumidor.
O inventário diário também permite um controle maior sobre a necessidade de reposição de produtos, sobre o fluxo de vendas e os itens que mais saem da loja.
Conte com bons fornecedores
Contar com fornecedores eficientes é fundamental para não perder vendas por falta de peças disponíveis ou por atrasar entregas. Por isso, é interessante cultivar uma relação de parceria , com abertura para negociações, comunicação clara e solução de conflitos.
Obviamente, o gestor também deve fazer a sua parte, realizando encomendas com folga suficiente para ambos e não deixando tudo para a última hora.
Faça um planejamento de compras
A sazonalidade das compras é um fator extremamente importante para as vendas e o gestor precisa conhecer bem o seu negócio e o seu público para saber quando deverá investir mais ou menos na aquisição de novos produtos.
Um exemplo sempre atual da oscilação de pedidos é o período de datas festivas, datas comemorativas e também a época de férias.
Com um planejamento de compras efetivo, o gestor antecipa seus pedidos aos fornecedores, monta uma boa estrutura de vendas, organiza o estoque e aperfeiçoa todo o setor logístico envolvido na armazenagem e entrega de produtos, garantindo a eficiência de todo o processo.
Sincronize compras gestão de estoques e vendas
A sincronização de dados é uma prática moderna adotada pelas empresas para otimizar os processos, aumentar a produtividade e a troca de informações, diminuir os erros e evitar a duplicação de tarefas ou a refação de pontos com falhas.
A dica é investir em um software ou sistema integrado de gestão, que permite ao gestor uma visão sistêmica de todos os processos de venda, fazendo a ligação de setores e facilitando a comunicação entre eles.
Um software ou sistema de integração de dados dá mais segurança ao gestor e ao consumidor, garante dados mais precisos e confiáveis, facilita a identificação de equívocos e alterações antes não percebidas.
Dados como número de vendas, quantidade de produtos estocados, e maior ou menor saída de itens são informações importantes e que vão facilitar a tomada de decisão do gestor na definição das próximas estratégias.
Pense na estrutura de atendimento on-line
Estamos vivendo um momento em que o tempo é bastante escasso para inúmeras atividades essenciais. Mas, quando falamos em e-commerce, é fundamental dar um pouco mais de atenção ao sistema de atendimento online.
A dica é deixar de lado as respostas automáticas e frias, como “sim” e “não”, optando por um atendimento mais personalizado, convincente e agradável. No final, esse atendimento caloroso pode ser aquele diferencial que a sua empresa tanto busca.
Planeje a logística de transportes
Considerada peça-chave nas vendas virtuais ou físicas, a logística de transporte é fator primordial, pois é ela é uma das principais responsáveis pela satisfação do cliente em receber o seu produto dentro do prazo.
Por isso, a empresa deve sempre pensar em um esquema eficiente de entregas, com modernização de planejamento de rotas, monitoramento de transporte, qualidade e segurança da mercadoria.
Muitas empresas mantêm um setor próprio de logística de entregas. Outras optam pelo convencional, no caso, os Correios.
Entretanto, também existe a opção da terceirização desse serviço, com delegação da atividade a uma equipe experiente, capacitada e especializada nesse tipo de trabalho.
É uma alternativa que facilita a vida do gestor, garante a entrega rápida e segura de todos os pedidos e, consequentemente, proporciona uma experiência satisfatória ao consumidor.
As novas práticas de gestão nas empresas, dos mais diversos segmentos e independente do porte, podem ser decisivas para alavancar as vendas; por isso, é preciso que o gestor tenha esse olhar apurado, inteligente e modernizado. Investir em mudanças e métodos de aperfeiçoamento aumenta os ganhos em competitividade e na construção de autoridade dentro do seu ramo de atuação.
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Categorias: Armazenagem , Logística