Os avanços tecnológicos têm gerado impactos positivos nos mais variados setores da economia. As mudanças observadas na cadeia de suprimentos são grandes exemplos disso. Hoje já se fala em logística do futuro, baseada no big data, na automação e no direcionamento das operações a partir da avaliação dos hábitos e padrões de consumo do mercado.
Diante desse cenário de intensa transformação digital na logística, as empresas precisam buscar novos caminhos para se adaptarem e atuarem de maneira inovadora, competitiva e compatível com demandas do mercado atual. Nesse sentido, os gestores devem ficar antenados às tendências, às novas tecnologias e metodologias.
Pensar no futuro é fundamental, mas se preparar para ele é ainda mais importante. E para ajudar você a expandir os seus horizontes, preparamos este artigo listando 7 tendências que você precisa ficar de olho. Acompanhe!
1. Entrega antecipada
Essa metodologia inovadora, idealizada pela gigante Amazon, tem como objetivo acelerar o processo de entrega do produto ao cliente, aumentando ainda mais o seu nível de satisfação e potencial de fidelização. Na entrega antecipada, antes mesmo de o consumidor efetuar a compra, o produto já sai do estoque, antecipando todo o processo logístico.
Para que esse tipo de metodologia funcione, no entanto, é necessário que a empresa disponha de um robusto histórico de compras e de pesquisas dos seus clientes. Assim, poderá agir preditivamente, antecipando ações de forma segura e altamente eficaz.
2. Soluções last mile
Outra tendência da logística do futuro são as soluções “last mile” — ou última milha, em português. Na prática, esse conceito tem como proposta solucionar os problemas enfrentados na última etapa de entrega de um produto ao cliente.
Como nos grandes centros há uma série de limitações e restrições espaciais e de circulação, muitas empresas têm dificuldade em desenvolver uma logística de transporte ágil e eficiente.
A melhor alternativa para driblar esses desafios é contar com os serviços de uma transportadora que adote as entregas last mile, propiciando que o produto chegue mais rapidamente ao consumidor.
3. Entrega por drones
Outra tendência que se mostra promissora para a logística é a utilização dos drones nas entregas realizadas em curtas distâncias. Também idealizada pela varejista Amazon, a adoção das aeronaves elétricas tende a ser mostrar cada dia mais viável, à medida que os equipamentos vão sendo modernizados e têm a sua autonomia de voo e capacidade de carga aumentada.
A entrega por drones, em um futuro próximo, pode ser uma das principais soluções das transportadoras para contornar a dificuldade de locomoção dentro das grandes cidades, em razão do trânsito intenso, além de ser uma alternativa mais econômica, já que depende menos da interferência humana.
Conheça as principais curiosidades sobre as rotas de São Paulo em nosso infográfico. Clique no banner e confira!
4. Logística reversa
Apesar de não ser uma novidade, a logística reversa vem se modificando nos últimos, exigindo ainda mais eficiência por parte das empresas. Por essa razão, ela também desponta como uma tendência forte para a logística do futuro.
A logística reversa engloba não somente as trocas de produtos defeituosos, mas também os processos de retorno de embalagens e resíduos provenientes das atividades comerciais de indústrias, por exemplo.
Então, seja para garantir agilidade de devolução de mercadoria, seja para atuar em conformidade com as questões ambientais, é imprescindível buscar por empresas desenvolvam esse tipo de metodologia.
5. Logística Verde
E já que mencionamos a sustentabilidade, essa uma pauta recorrente dentro dos negócios da atualidade. A grande preocupação com os temas ambientais colocam o conceito de logística verde em grande evidência.
Nesse cenário, torna-se imprescindível que as empresas invistam em estratégias que fortaleçam esse mote internamente e busquem por parceiros que também o sigam. Além da otimização da logística reversa, o uso de embalagens ecologicamente corretas, a redução do desperdício, o fomento ao desenvolvimento local e a contratação de transportadoras que tenham veículos com recursos para diminuição da emissão de gases são algumas das práticas indispensáveis para cumprir a logística verde.
6. Blockchain
O blockchain se originou no mercado financeiro, servindo como base de validação segura de transações efetivadas no meio virtual. Hoje, no entanto, essa tecnologia já não está mais restrita às operações financeiras, sendo tendência também no contexto da logística do futuro.
O blockchain, quando aplicado às atividades da cadeia de suprimentos, tem um grande valor. Esse conceito é um dos caminhos para que as empresas consigam migrar operações sensíveis para o mundo digital, como a geração, assinatura e validação de documentos, efetivação de pagamentos automatizados, acesso simultâneo a registros e muito mais.
Indo além, o blockchain também é a base para a implementação segura e para o crescimento dos chamados “contratos inteligentes” — smart contracts —, uma espécie de protocolo de transações informatizadas, que têm a capacidade de executar processos de pagamento automaticamente, assim que o contrato é cumprido.
7. Economia colaborativa
Por último, mas igualmente relevante, outra tendência para o futuro da logística é a já conhecida economia colaborativa. Esse conceito tem por trás um grande ideal de compartilhamento de recursos físicos, humanos e materiais entre diferentes empresas, priorizando a qualidade e economia dos processos.
Embora ainda seja um conceito pouco aplicado no cenário nacional, tende a se expandir gradualmente com a digitalização dos serviços, o que facilita a implementação de novos formatos de atuação, como o omnichannel, assim como de sistemas de gestão e serviços integrados, gerenciáveis por diferentes agentes e em diferentes localidades.
Um grande exemplo de iniciativa de economia colaborativa está nos transportes. Hoje, sistemas informatizados conectam motoristas às empresas, possibilitando o fechamento de fretes de forma muito mais ágil e produtiva para ambos os envolvidos.
Como você pôde ver, a logística do futuro reserva uma série de inovações que precisam ser acompanhadas pelos líderes, tanto em suas próprias organizações quanto em empresas parceiras. Cada uma dessas tendências, sem dúvida, é uma oportunidade para crescer e se diferenciar no mercado, oferecendo serviços logísticos cada vez mais qualificados, econômicos e sustentáveis.
E então, gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e permitir que essas informações cheguem a mais pessoas!
Categorias: Logística , Tecnologia