O mundo mudou e o mercado cresceu, mas como acompanhar essa demanda? O conceito de logística omnichannel é a saída para empresas que, mais do que nunca, precisam ser eficientes no meio físico e no virtual.
A verdade é que, atualmente, o conceito de “multicanais” está impulsionando a logística 4.0 e, por isso, deve fazer parte do cotidiano de todo gestor e profissional da área. Diante da importância do tema, decidimos trazer para o blog um conteúdo que esclarece os principais aspectos dessa estratégia. Boa leitura!
Afinal, o que é logística omnichannel?
O conceito de logística omnichannel está relacionado ao aperfeiçoamento de processos que garantem a entrega dos produtos com qualidade, segurança e rapidez, independentemente do canal de compra escolhido pelo consumidor.
O termo omni deriva de omnis, que significa “tudo ou universal”. Portanto, a ideia é a oferta de uma experiência de consumo integrada, totalmente adaptada às exigências do novo mercado.
Para isso, todos os processos e atividades logísticas passam a ser executados de maneira uniforme e padronizada, tanto no meio online quanto no offline. Veja alguns exemplos dessa integração:
- pesquisa e compra no site e retirada na loja física;
- compra pelo site e realização da troca ou devolução em loja física;
- pesquisa do produto no site e compra na loja física.
Quais são os maiores benefícios da logística omnichannel?
A logística e a cadeia de suprimentos são a espinha dorsal de toda a estratégia multicanal. Sem eles, dificilmente a empresa conseguiria prestar um serviço personalizado e um atendimento flexível de forma consistente e econômica.
Quando bem aplicada, a logística omnichannel traz benefícios expressivos para o cotidiano empresarial. Confira os principais a seguir!
Reduz a necessidade de espaços físicos
Ao integrar os diferentes canais de compra da empresa, a logística omnichannel contribui para a redução da necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento de produtos. Isso porque há um melhor planejamento da demanda, maior agilidade na distribuição e eficiência na gestão do estoque.
Reduz custos logísticos
A redução de custos é outro benefício expressivo de uma logística integrada, especialmente no que se refere à armazenagem e ao transporte. Em geral, processos mais alinhados geram maior economia de tempo e menor desperdício, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos à disposição.
Facilita a troca de produtos
Essa é uma tendência de mercado e se torna mais simples com a implementação do omnichannel. Isso porque o cliente pode escolher o canal e local para devolver os produtos, permitindo que a empresa se planeje melhor para o recolhimento.
Melhora a experiência de compra do consumidor
A logística omnichannel oferece ao consumidor diversos canais de comunicação para se relacionar com a empresa e garante processos eficientes, principalmente na entrega dos produtos.
Quais são os maiores desafios da logística omnichannel?
Tornar-se omnichannel tem seus desafios. Afinal, oferecer uma experiência ininterrupta entre os canais de contato com o consumidor e criar um fluxo simultâneo de processos não é uma tarefa simples. Acompanhe!
Falta de visibilidade sobre o estoque
O controle do estoque é um dos grandes desafios a serem superados. Já pensou se o cliente compra um produto no site, mas sua equipe logística descobre que ele não está disponível para entrega?
Além de prejudicar as vendas, esse tipo de situação afeta a credibilidade do negócio e gera avaliações negativas — que são um dos principais fundamentos usados pelo cliente na hora de comprar.
Falta de monitoramento do transporte
A falta de monitoramento do transporte é mais uma dificuldade encontrada pelos gestores da área. Em geral, garantir que os produtos sejam entregues no prazo certo, de forma segura e com qualidade demanda maiores esforços e investimentos.
Dependência de processos manuais
A dependência de processos manuais é uma das causas da má gestão do estoque e do transporte, o que impacta a logística omnichannel. Em síntese, há mais chances de erros e os processos são mais lentos, o que prejudica toda a estratégia.
Necessidade de transformação física
Ao implementar a logística omnichannel, muitas empresas se dedicam à transformação digital, mas se esquecem de cuidar da transformação física. Em alguns casos, o transporte de grandes centros de distribuição para as lojas não é eficiente e exige novas abordagens, como a atualização da cadeia de suprimentos e das redes de distribuição.
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Como superar esses desafios?
Sem dúvidas, podemos dizer que a logística omnichannel está transformando o varejo, o atacado e a indústria. Entretanto, essa transformação somente será efetiva se os desafios apresentados anteriormente forem superados. Veja, agora, algumas dicas que podem ajudá-lo!
Contrate bons parceiros logísticos
Com vários canais de venda funcionando simultaneamente, é preciso ter processos bem definidos, um planejamento de distribuição muito eficaz e o apoio de empresas de qualidade.
Por isso, é muito importante que você selecione bem sua transportadora parceira, pois ela é a responsável pela etapa que mais gera problemas. A necessidade de um transporte rápido e de qualidade exige uma frota adequada, motoristas capacitados, planejamento de rotas e monitoramento das cargas.
Invista em tecnologia
Estamos na era digital e a logística precisa ser integrada a essa realidade. Abandone processos manuais e invista em softwares logísticos modernos e completos. Eles o ajudarão a ter mais visibilidade sobre as atividades e a tomar decisões mais eficientes.
Mude a cultura da sua empresa
Como dissemos, o mundo está em constante transformação e, naturalmente, isso afeta as empresas e faz surgir novos modelos de negócio. É fundamental que a logística acompanhe esse movimento e esteja atenta às tendências que contribuem para o seu dia a dia.
Sendo assim, torna-se necessário estimular a inovação nas organizações e olhar para os desafios que surgem com uma nova perspectiva. A ideia é estruturar processos para garantir que o cliente tenha sempre aquilo que deseja.
Após concluir a leitura do post, fica claro que a logística omnichannel deve ser encarada como um diferencial competitivo capaz de promover boas experiências aos seus clientes. Por isso, aproveite tudo o que aprendeu aqui e invista nessa estratégia!
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Categorias: Logística , Transporte