Rodojacto – Dicas de logística e transporte
  • Site da Rodojacto
  • Logística
  • Transporte
  • Equipe
  • Tecnologia
  • Materiais educativos
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Encontre a solução logística para sua empresa

Logística 17/03/2023

Logística omnichannel: entenda como esse conceito está mudando a logística

Logística omnichannel: entenda como esse conceito está mudando a logística

Índice

Toggle
  • Afinal, o que é logística omnichannel?
  • Quais são os maiores benefícios da logística omnichannel?
    • Reduz a necessidade de espaços físicos
    • Reduz custos logísticos
    • Facilita a troca de produtos
    • Melhora a experiência de compra do consumidor
  • Quais são os maiores desafios da logística omnichannel?
    • Falta de visibilidade sobre o estoque
    • Falta de monitoramento do transporte
    • Dependência de processos manuais
    • Necessidade de transformação física
  • Como superar esses desafios?
    • Contrate bons parceiros logísticos
    • Invista em tecnologia
    • Mude a cultura da sua empresa

O mundo mudou e o mercado cresceu, mas como acompanhar essa demanda? O conceito de logística omnichannel é a saída para empresas que, mais do que nunca, precisam ser eficientes no meio físico e no virtual.

A verdade é que, atualmente, o conceito de “multicanais” está impulsionando a logística 4.0 e, por isso, deve fazer parte do cotidiano de todo gestor e profissional da área. Diante da importância do tema, decidimos trazer para o blog um conteúdo que esclarece os principais aspectos dessa estratégia. Boa leitura!

Afinal, o que é logística omnichannel?

O conceito de logística omnichannel está relacionado ao aperfeiçoamento de processos que garantem a entrega dos produtos com qualidade, segurança e rapidez, independentemente do canal de compra escolhido pelo consumidor.

O termo omni deriva de omnis, que significa “tudo ou universal”. Portanto, a ideia é a oferta de uma experiência de consumo integrada, totalmente adaptada às exigências do novo mercado.

Para isso, todos os processos e atividades logísticas passam a ser executados de maneira uniforme e padronizada, tanto no meio online quanto no offline. Veja alguns exemplos dessa integração:

  • pesquisa e compra no site e retirada na loja física;
  • compra pelo site e realização da troca ou devolução em loja física;
  • pesquisa do produto no site e compra na loja física.

Quais são os maiores benefícios da logística omnichannel?

A logística e a cadeia de suprimentos são a espinha dorsal de toda a estratégia multicanal. Sem eles, dificilmente a empresa conseguiria prestar um serviço personalizado e um atendimento flexível de forma consistente e econômica.

Quando bem aplicada, a logística omnichannel traz benefícios expressivos para o cotidiano empresarial. Confira os principais a seguir!

Reduz a necessidade de espaços físicos

Ao integrar os diferentes canais de compra da empresa, a logística omnichannel contribui para a redução da necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento de produtos. Isso porque há um melhor planejamento da demanda, maior agilidade na distribuição e eficiência na gestão do estoque.

Reduz custos logísticos

A redução de custos é outro benefício expressivo de uma logística integrada, especialmente no que se refere à armazenagem e ao transporte. Em geral, processos mais alinhados geram maior economia de tempo e menor desperdício, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos à disposição.

Facilita a troca de produtos

Essa é uma tendência de mercado e se torna mais simples com a implementação do omnichannel. Isso porque o cliente pode escolher o canal e local para devolver os produtos, permitindo que a empresa se planeje melhor para o recolhimento.

Melhora a experiência de compra do consumidor

A logística omnichannel oferece ao consumidor diversos canais de comunicação para se relacionar com a empresa e garante processos eficientes, principalmente na entrega dos produtos.

Quais são os maiores desafios da logística omnichannel?

Tornar-se omnichannel tem seus desafios. Afinal, oferecer uma experiência ininterrupta entre os canais de contato com o consumidor e criar um fluxo simultâneo de processos não é uma tarefa simples. Acompanhe!

Falta de visibilidade sobre o estoque

O controle do estoque é um dos grandes desafios a serem superados. Já pensou se o cliente compra um produto no site, mas sua equipe logística descobre que ele não está disponível para entrega?

Além de prejudicar as vendas, esse tipo de situação afeta a credibilidade do negócio e gera avaliações negativas — que são um dos principais fundamentos usados pelo cliente na hora de comprar.

Falta de monitoramento do transporte

A falta de monitoramento do transporte é mais uma dificuldade encontrada pelos gestores da área. Em geral, garantir que os produtos sejam entregues no prazo certo, de forma segura e com qualidade demanda maiores esforços e investimentos.

Dependência de processos manuais

A dependência de processos manuais é uma das causas da má gestão do estoque e do transporte, o que impacta a logística omnichannel. Em síntese, há mais chances de erros e os processos são mais lentos, o que prejudica toda a estratégia.

Necessidade de transformação física

Ao implementar a logística omnichannel, muitas empresas se dedicam à transformação digital, mas se esquecem de cuidar da transformação física. Em alguns casos, o transporte de grandes centros de distribuição para as lojas não é eficiente e exige novas abordagens, como a atualização da cadeia de suprimentos e das redes de distribuição.

Baixe nosso e-book e veja como a tecnologia está impactando o setor de logística!

Como superar esses desafios?

Sem dúvidas, podemos dizer que a logística omnichannel está transformando o varejo, o atacado e a indústria. Entretanto, essa transformação somente será efetiva se os desafios apresentados anteriormente forem superados. Veja, agora, algumas dicas que podem ajudá-lo!

Contrate bons parceiros logísticos

Com vários canais de venda funcionando simultaneamente, é preciso ter processos bem definidos, um planejamento de distribuição muito eficaz e o apoio de empresas de qualidade.

Por isso, é muito importante que você selecione bem sua transportadora parceira, pois ela é a responsável pela etapa que mais gera problemas. A necessidade de um transporte rápido e de qualidade exige uma frota adequada, motoristas capacitados, planejamento de rotas e monitoramento das cargas.

Invista em tecnologia

Estamos na era digital e a logística precisa ser integrada a essa realidade. Abandone processos manuais e invista em softwares logísticos modernos e completos. Eles o ajudarão a ter mais visibilidade sobre as atividades e a tomar decisões mais eficientes.

Mude a cultura da sua empresa

Como dissemos, o mundo está em constante transformação e, naturalmente, isso afeta as empresas e faz surgir novos modelos de negócio. É fundamental que a logística acompanhe esse movimento e esteja atenta às tendências que contribuem para o seu dia a dia.

Sendo assim, torna-se necessário estimular a inovação nas organizações e olhar para os desafios que surgem com uma nova perspectiva. A ideia é estruturar processos para garantir que o cliente tenha sempre aquilo que deseja.

Após concluir a leitura do post, fica claro que a logística omnichannel deve ser encarada como um diferencial competitivo capaz de promover boas experiências aos seus clientes. Por isso, aproveite tudo o que aprendeu aqui e invista nessa estratégia!

E então, gostou do nosso post de hoje? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e nos ajude a disseminar as melhores práticas para encarar essa tendência!

Categorias: Logística , Transporte

Cadastre-se para receber as novidades

    Enviaremos apenas informações relevantes

    Continue lendo

    Leia os últimos artigos
    Caminhões da Rodojacto no pátio da empresa.
    Institucional 14/02/2025

    Conheça a Rodojacto e saiba como funcionam nossos serviços

    Conheça a Rodojacto, referência em soluções logísticas eficientes e seguras, e saiba mais sobre nosso compromisso!

    Armazém logístico Rodojacto
    Logística 28/01/2025

    O que é e quais os tipos de picking na logística

    Saiba como implementar o picking na logística de forma eficiente e conheça as dicas para uniformizar os processos.

    Picking

    casos de sucesso

    Frete

    sustentabilidade

    Segurança

    Equipe

    Armazenagem

    Materiais educativos

     

    Links Úteis
    • Site da Rodojacto
    • Logística
    • Transporte
    • Equipe
    • Tecnologia
    • Materiais educativos
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    Categorias
    • Armazenagem
    • Boletim Rodojacto
    • Cargas
    • casos de sucesso
    • Equipe
    • Frete
    • Institucional
    • Logística
    • Materiais educativos
    • Picking
    • Segurança
    • sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Transporte
    Newsletter

    Assine e não perca nenhuma novidade


      • Trabalhe Conosco

      Criação de blogs pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital