A logística verde engloba um conjunto de práticas sustentáveis desempenhadas em todas as fases da logística, incluindo a armazenagem e a entrega de mercadorias.
Trata-se de uma estratégia relativamente atual que vem sendo adotada por grandes empresas do mercado, todas dispostas a serem mais sustentáveis e responsáveis em suas operações. Vamos saber como funciona a logística verde?
Entenda o conceito de logística verde
A ideia da logística verde é reduzir ao máximo os impactos negativos que a atividade causa no meio ambiente, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado e sem perder a satisfação do cliente.
Para as organizações, a logística verde é uma forma de alinhar as suas ações às metas de redução de danos ambientais, uma exigência cada vez mais comum por parte dos sócios, consumidores, sociedade e poder público.
Dica: Compliance em logística: como funciona e benefícios
Principais vantagens da logística verde para a cadeia de suprimentos
Além dos benefícios para o meio ambiente, a logística verde também oferece vantagens para as empresas. Confira:
Redução de custos a longo prazo
Com as práticas sustentáveis, as empresas reduzem os seus custos com consumo de combustível e energético, aquisição de matérias-primas e insumos e também com a manutenção dos seus ativos.
Embora seja uma percepção a longo prazo, pois depende de investimentos iniciais para a execução de algumas ações, o benefício que retorna após esse tempo faz valer a pena o recurso investido.
Oportunidade de firmar novas parcerias
Não é só a sociedade, os consumidores e o meio ambiente que estão exigindo comportamentos mais ecológicos das empresas.
Investidores também estão preocupados com o compromisso das organizações com boas práticas ambientais e fazendo dessa característica um motivo para firmar ou não novas parcerias de trabalho.
Clientes mais satisfeitos
A preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta é global e vem se intensificando com o passar do tempo.
Para os consumidores, é importante escolher empresas que reconhecem a influência negativa de suas práticas na natureza e que adotam soluções reais para amenizar esses impactos.
Quando encontra uma empresa com senso de responsabilidade ambiental, a tendência do consumidor engajado é estreitar as relações com a marca, tornando-se um divulgador e defensor fiel da organização.
Valorização da reputação da empresa
Empresas consideradas de sucesso são aquelas que fazem a sua parte para a construção de um planeta mais saudável e seguro para todos, seja com medidas executadas a curto, médio ou longo prazo.
Ao adotar um posicionamento crítico e criar uma responsabilidade ambiental corporativa, a empresa melhora a sua reputação, ganha mais competitividade e se fortalece no mercado.
Dica: Tudo sobre transporte intermodal
Os elementos essenciais de uma logística verde eficaz
A logística verde reúne um conjunto diverso de estratégias que podem ser aplicadas na indústria, de acordo com as particularidades de cada empresa. Confira algumas medidas essenciais nesse processo:
Empacotamento verde
O objetivo é reduzir a quantidade de plástico e papel utilizados na embalagem de mercadorias. Assim, é possível diminuir a produção de lixo e também os custos com aquisição de materiais.
Transporte verde
Para um transporte mais ecológico, é necessário adotar medidas como otimização de rota e investimentos em veículos que produzem menos gases poluentes.
Logística reversa
A logística reversa faz o fluxo inverso da aquisição e consumo de mercadorias. Embalagens e produtos defeituosos são recolhidos pela empresa e, em seguida, são descartados da maneira correta ou reaproveitados em sistemas de reciclagem.
Automação de processos
Na automação de processos, as tarefas que eram executadas manualmente passam a ser realizadas de forma automática por máquinas e dispositivos tecnológicos.
Como resultado, temos simplificação de atividades complexas, ganho de tempo, aumento da produtividade e melhor gestão de recursos materiais e humanos.
Como aplicar práticas de logística verde em sua empresa
Uma das vantagens da logística verde é que ela pode ser aplicada em qualquer empresa, não importa o segmento, o porte e nem a complexidade das medidas escolhidas. Elas só precisam ser efetivas. Confira algumas dicas:
Modernize os processos
Mapeie os processos atuais da empresa e adote novos métodos, estratégias e ferramentas para otimizar as atividades, como os sistemas de integração, aplicativos de rastreamento e modernização de máquinas.
Invista em treinamento
O treinamento de colaboradores é necessário para que os benefícios das novas tecnologias sejam aproveitados ao máximo. Além disso, é fundamental que todos estejam cientes do objetivo real dessas mudanças, que é uma atuação mais sustentável da empresa.
Adote uma política de gestão de resíduos
A geração de resíduos e o descarte inadequado de lixo são problemas recorrentes na indústria, mas podem ser controlados com logística reversa, redução de desperdícios e reaproveitamento de materiais.
Essas são algumas medidas que podem ser incorporadas a uma política de gestão de resíduos, planejada de acordo com as condições reais da empresa.
Modernize o transporte de carga
O transporte é um dos setores da logística que mais deixam rastros negativos no meio ambiente, especialmente devido ao alto consumo de combustível e à produção de gases poluentes.
Modernizar a frota de veículos, investir em carros elétricos, planejar rotas mais eficazes e agrupar entregas para dias específicos são algumas soluções que podem reduzir a extensão dos danos dessas ações.
Dica: A logística e sua importância na competitividade das empresas
Desafios e soluções para o transporte sustentável
Implementar a logística verde no local de trabalho é uma necessidade real das empresas, mas é inegável que alguns desafios dificultam essa transição. Conheça os mais comuns e saiba como lidar com eles:
Urgência na entrega de mercadorias
O cliente sempre quer receber o seu produto o mais rápido possível, muitas vezes, até mesmo no dia da compra.
Para driblar os efeitos negativos causados pela presença de mais veículos nas ruas para atender a essa demanda, a empresa pode negociar fretes acessíveis e entregas programadas, de uma maneira que seja possível atender vários clientes em uma mesma região, de uma única vez, reduzindo os custos da operação.
Dependência de combustíveis fósseis
Esse é um desafio um pouco mais difícil de contornar e que depende de um investimento um pouco mais expressivo, caso a empresa decida optar por veículos movidos a eletricidade. Contudo, é uma medida que merece atenção.
Investimento inicial
É possível implementar a logística verde com um investimento reduzido. Mas, para algumas empresas, o pouco ainda é difícil de alcançar. A dica é começar devagar, com os recursos disponíveis para, depois, modernizar e expandir a transição.
Rodojacto e o compromisso com a sustentabilidade
A Rodojacto desenvolve diversas ações com o objetivo de solidificar a logística verde em sua operação, mantendo a eficiência e a qualidade dos seus serviços.
Conheça mais sobre nossos serviços. Mais do que uma transportadora, somos o melhor parceiro estratégico para a sua empresa e para o planeta.
Categorias: Logística