Software como Serviço (SaaS): benefícios para a logística

Elevando o padrão de eficiência e proporcionando os melhores resultados na cadeia logística, as operações automatizadas constroem o cenário ideal para todo e qualquer gestor.
Num primeiro momento, é comum que haja certo receio. Afinal, implementar novas tecnologias, especialmente a Tecnologia da Informação, está frequentemente atrelado ao aumento de custos.
Porém, nem sempre automatizar os processos da sua empresa representa tal custo extra. Pelo contrário! Algumas tecnologias, incluindo o Software como Serviço, surgem como uma alternativa inovadora, capaz de reduzir os custos operacionais e alavancar, de maneira saudável, a operação logística.
Já conhece o SaaS? Quer saber como funciona e quais seus benefícios? Continue a leitura e saiba mais!
Do inglês, Software as a Service, o SaaS é uma tecnologia acessível, focada no armazenamento e manipulação de dados na nuvem.
O funcionamento do Saas é baseado no Cloud Computing. Deste modo, todas as informações relativas aos processos da empresa podem ser acessadas por servidores via internet.
Para contextualizar: Cloud Computing é um sistema que utiliza a grande escala da internet e a conectividade para gerenciar informações e dados de maneira segura. Nessa tecnologia, o acesso não é realizado através de servidores locais.
No SaaS, os provedores que gerenciam os dados em nuvem são responsáveis pelo armazenamento dos dados, hospedagem segura e disponibilização do sistema aos usuários. Tudo isso sem a necessidade de licenças e instalações físicas e individuais em cada computador.
Dentre as possibilidades de aplicação do SaaS, podem-se destacar as operações de Compras, Produção, Serviços, Vendas, Finanças e Recursos Humanos.
Acompanhando a premissa de alguns conteúdos já publicados no blog, como o artigo sobre a tecnologia RFID, que você pode ler aqui, é correto afirmar que empresas que implementam ferramentas tecnológicas em sua rotina produtiva tendem a otimizar seus processos.
No caso do SaaS, o caminho é semelhante. Veja alguns benefícios que podem comprovar:
Dica: Robôs autônomos na logística: veja como funciona
Ao adotar o SaaS, sua empresa obtém vantagens no âmbito financeiro, operacional e de segurança.
A melhora no desempenho de todos esses setores, por sua vez, permite uma gestão global e focada no core business. Ou seja, enquanto o sistema atua e se autogerencia, o time se preocupa com o que mais importa: as oportunidades de negócio.
Conforme citado anteriormente, há alguns anos era considerado tradicional o uso de sistemas de gestão cujas licenças eram previamente adquiridas, para posterior instalação nos computadores da empresa.
Cada licença possibilita a operação em um número x de computadores, com período de uso por 1 ou 2 anos.
No caso do SaaS, tais custos são consideravelmente reduzidos, uma vez que não há a necessidade de licenças periódicas. O acesso é imediato, livre e permanente, a partir da implementação do sistema.
Além disso, o SaaS gera custos apenas às licenças ativas, proporcionando maior fôlego ao orçamento da empresa.
O uso do SaaS tem papel fundamental na gestão dos custos totais da empresa. Como os dados e informações são integrados e automatizados, reduzem-se as chances de intercorrências e erros.
Com um armazenamento de dados mais alinhado e claro, as análises tornam-se mais assertivas. Dessa forma, os resultados e operações podem ser otimizados, resultando em melhor desempenho e economia de recursos financeiros e operacionais. Logo, o custo total também é suavizado.
A escalabilidade é outra vantagem interessante do Saas. As soluções oferecem uma infinidade de recursos, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade da empresa.
Se a operação necessita de mais espaço para operadores, por exemplo, é possível ajustar rapidamente. Se o caso for o volume de armazenamento, o qual exige mais espaço para hospedagem dos dados, o serviço também oferece essa possibilidade a alguns cliques.
Dica: Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na logística
Ao contrário dos sistemas de gestão tradicionais, que só podem ser acessados com a instalação de softwares locais, o SaaS proporciona mais mobilidade aos operadores. O acesso pode ser realizado por diferentes dispositivos e em qualquer lugar.
No mercado atual, uma das inseguranças dos gestores é sobre a proteção dos dados manipulados via software. Diferente do que ocorre nas conexões locais, o SaaS atua positivamente nesse aspecto.
Graças ao controle de acesso, dados sigilosos e sensíveis, que podem representar o futuro do seu negócio, são protegidos com eficiência. Os servidores investem massivamente em tecnologias que previnem invasões, vazamentos e acessos indesejados.
Outro ponto importante é o registro das alterações no sistema. Todas as modificações ficam registradas, indicando o responsável por elas e possibilitando conferências a qualquer tempo.
O foco de toda operação logística é a satisfação do cliente final, além da alta competitividade. Clientes fiéis, consequentemente, geram mais oportunidades de negócio para a empresa, direta e indiretamente.
Considerando este e todos os demais pontos, implementar um bom SaaS pode contribuir com a estratégia operacional e elevar o nível dos resultados.
Esperamos que tenha aproveitado os insights do conteúdo de hoje. Continue acompanhando o blog da Rodojacto e fique por dentro de todas as novidades!
Se precisar de serviços especializados em transporte de carga, conte com a Rodojacto!
Categorias: Logística , Tecnologia