O sistema TMS é uma ferramenta digital utilizada para facilitar e aperfeiçoar uma tarefa que sempre exige muito de quem trabalha com logística: o gerenciamento de transportes. Funcional, versátil e personalizável, o TSM atende a um público diverso e contribui para uma logística mais simples, segura e eficiente. Vamos conhecer mais sobre esse recurso?
O que é TMS?
TMS é a sigla para o termo Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português.
Trata-se de um software desenvolvido para otimizar a gestão das inúmeras tarefas que compõem o setor de logística e transporte das empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos.
Ao substituir planilhas e cadernos de anotações, o sistema TMS confere mais agilidade, precisão e segurança ao planejamento, com coleta e análise de dados, aperfeiçoando o transporte de carga em todas as suas etapas.
Como funciona o TMS?
O sistema TMS permite o monitoramento de todo o processo de movimentação e entrega de mercadorias, incluindo o setor de transporte, controle de estoque, rastreamento de mercadorias, expedição, suprimentos, análise de custos, rentabilidade, faturamento e muito mais.
O objetivo dessa tecnologia digital é ampliar o controle sobre as operações, minimizar a incidência de erros e aumentar a segurança das decisões que são tomadas a partir dos dados coletados. Essas informações, inclusive, são capturadas e acessadas em tempo real pelo usuário.
Leia também: Quais são as vantagens do WMS e para que serve este sistema?
Funcionalidades do TMS
O sistema TMS é multifuncional e versátil. Confira suas principais aplicações no setor de logística e transporte:
Planejamento de rotas
Com o sistema TMS é possível planejar rotas de forma otimizada e estratégica, levando em consideração fatores como distância, tempo, situação das estradas, custos operacionais e preferências do cliente.
Com essa característica, o cliente fica satisfeito com uma entrega rápida e segura, enquanto a empresa consegue reduzir custos e fortalecer a sua marca perante o seu público.
Gestão de frota
O sistema TSM faz o rastreamento em tempo real dos veículos, captando a localização exata dos transportadores e enviando-a para os controladores.
Essa funcionalidade otimiza a gestão de frota e facilita o cumprimento de inúmeras tarefas, como a verificação da disponibilidade dos carros e o controle sobre a necessidade de manutenção dos meios de transporte.
Além disso, é um mecanismo que confere mais segurança para o transportador e para a mercadoria, uma vez que todo o trajeto pode ser monitorado instantaneamente.
Gestão de documentos
O sistema TMS armazena e gerencia todos os documentos relacionados ao transporte de carga, como faturas, notas fiscais e documentos de controle de mercadorias.
Por ser uma ferramenta digital, os arquivos são armazenados na nuvem, com acesso fácil, controlado, seguro e limitado aos usuários autorizados.
Análise de desempenho
Outra funcionalidade do TMS é a emissão de relatórios. A partir dos dados coletados, o gestor consegue avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos e identificar pontos de melhoria.
O mais interessante é que essa averiguação é feita em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão e acelera a solução de conflitos ou incidentes que possam surgir ao longo do processo.
Leia também: Logística 4.0: guia definitivo para sua empresa
Tipos de TMS
O sistema TMS atua em todas as etapas da cadeia de produção. Por isso, ele pode ser visto e utilizado de formas diferentes, de acordo com o responsável por determinada área. Por esta razão, podemos dividir a ferramenta em três tipos distintos. Conheça-os:
TMS para embarcadores
Os embarcadores são aqueles que contratam os serviços de transporte. Por isso, utilizam um tipo de TSM mais específico, voltado para o planejamento e controle do serviço contratado.
As funcionalidades do TSM para embarcadores incluem o monitoramento de prazos, o orçamento de preços, o cálculo de tarifas e de impostos, a mensuração e a análise dos índices de desempenho.
TMS para operadores logísticos
Os operadores logísticos ocupam uma posição intermediária, mediando as operações entre embarcadores e transportadoras.
Por executar tarefas pertencentes a duas categorias diferentes, o TSM que atende a esse grupo deve agir de forma integrada, com funcionalidades mais sofisticadas e modernas, que permitem a combinação de dados e análise segura dessas informações.
TMS para transportadoras
As transportadoras são responsáveis pela parte final da cadeia de suprimentos, que é o transporte de mercadorias.
O sistema TSM que atende a essa categoria possui funcionalidades voltadas para a manutenção segura dos veículos, gestão de clientes, gestão de documentos, contratação de pessoal, definição de rotas e monitoramento de frotas, dentre outros serviços.
Áreas de aplicação do TMS
De uma maneira geral, qualquer empresa que utilize o serviço de transporte e entrega de mercadorias pode implementar o sistema TMS em sua rotina de trabalho, visando ganhar mais agilidade e autonomia.
Distribuidores, fabricantes, fornecedores e revendedores são exemplos de empresas que podem otimizar os seus serviços de gerenciamento de frete com esse tipo de software.
Vantagens do TMS
Vimos o quanto o sistema TMS pode simplificar e modernizar os processos que envolvem a cadeia de suprimentos. Agora, vamos conhecer com mais detalhes outras vantagens desse software. Confira:
Aumento da produtividade
O TMS automatiza tarefas manuais e repetitivas, como a emissão de notas fiscais e o acompanhamento de entregas, fazendo com que elas aconteçam com mais rapidez, segurança, com pouca ou nenhuma interação humana.
Assim, os colaboradores ganham mais tempo para investir a sua energia em atividades mais estratégicas e valiosas para a empresa, como a avaliação de situações e a tomada de decisões.
Leia também: Gestão de riscos do transporte de carga: saiba tudo
Redução de custos
O TMS ajuda a otimizar as operações de transporte, o que pode levar a uma redução dos custos de frete e de outras despesas relacionadas.
Isso acontece porque o software cria rotas otimizadas e estratégicas. Com trajetos mais rápidos, o consumo de combustível diminui, o número de viagens pode aumentar e a empresa ganha mais lucratividade.
Melhoria da gestão operacional
O TMS fornece informações e insights que ajudam as empresas a tomarem decisões mais assertivas e coerentes com a realidade, o que é muito diferente de se basear em achismos e suposições.
Isso significa que o gestor terá um controle maior sobre todas as etapas do negócio, desde a parte operacional até a gestão.
Rodojacto: transporte com agilidade e segurança
O sistema TSM não é uma novidade na logística, mas é fato que ele vem se aperfeiçoando com o passar do tempo e com as exigências do mercado.
A Rodojacto sabe da importância das novas tecnologias para a prestação de um serviço de qualidade e, por isso, está sempre modernizando seus processos e metodologias de trabalho. Não somos só uma transportadora. Somos o parceiro estratégico que a sua empresa precisa para se tornar competitiva e lucrativa. Conheça as nossas soluções em logística e descubra por que somos referência no transporte de mercadorias.
Categorias: Tecnologia , Transporte