Uma das necessidades das empresas na busca por reconhecimento e aumento da competitividade no mercado é o investimento em inovações tecnológicas. Tal prática é essencial para o desempenho da empresa, para a execução eficiente do trabalho e para a obtenção de resultados que sejam, ao mesmo tempo, promissores para a organização e satisfatórios para o cliente.
O Voice Picking é um destes processos desenvolvidos para dinamizar o processo logístico, em especial, a separação de mercadorias. Veja a seguir o que é o Voice Picking e como esse sistema funciona.
O que é o Voice Picking
O Voice Picking é uma das inúmeras ações da Logística 4.0, conceito que abrange o desenvolvimento e aplicação de recursos tecnológicos e automatizados com o objetivo de otimizar os processos logísticos, elevando a produtividade, reduzindo erros e custos.
O Voice Picking é um sistema de separação e manuseio de produtos por meio da orientação por voz, atrelado a um sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns).
Desta forma, em vez de utilizar pranchetas e canetas na hora de selecionar os pacotes, o profissional utiliza um fone de ouvido com microfone e leitores de códigos de barras fixados em suas mãos.
Por meio destes equipamentos, o colaborador recebe as instruções de localização de produto, quantidade, melhor caminho para chegar até o ponto de armazenagem, e outras informações importantes.
O Voice Picking foi criado com o objetivo de agilizar o processo de separação e preparação de pedidos, diminuindo os erros, facilitando o trabalho do profissional e, consequentemente, melhorando a experiência do consumidor.
As etapas do Voice Picking
Na prática, como funciona o Voice Picking? Vejamos a seguir uma breve explicação de cada uma das etapas que envolvem o processo.
Transmissão das informações
O colaborador recebe em seus dispositivos individuais as informações referentes ao pedido em questão. O sistema WMS é o responsável por transmitir esses dados, direcionando o trabalhador para o local onde o produto se encontra.
Recepção da mensagem
Em seguida, é a vez do funcionário responder os dados solicitados pelo sistema, tais como: confirmação do usuário e sua exata localização.
Transferência do código
Neste momento, o funcionário dita o código para o sistema e faz a coleta da mercadoria.
Conferência da informação
O sistema WMS entra em ação mais uma vez, conferindo se aquele código ditado pelo colaborador está correto. Em caso positivo, o sistema também confere a quantidade de peças restantes no estoque; após coletada esta informação necessária para o inventário, é registrada a conclusão da etapa.
Caso a mercadoria coletada não esteja de acordo com as informações do WMS, o profissional receberá as novas orientações, para localizar o objeto correto.
Preparação dos pedidos
As duas ações desta última etapa são: a etiquetagem da mercadoria, a pesagem e a embalagem da mesma. O funcionário também recebe orientações sobre qual impressora ele deve se dirigir para imprimir as etiquetas e demais informações importantes.
Dica: Condomínios logísticos: entenda como funciona e quais são as vantagens
Vantagens do voice picking
Como vimos, o Voice Picking foi criado com uma finalidade clara: automatizar e otimizar o processo de separação e preparação de pedidos. Sua aplicação oferece inúmeras vantagens que interferem diretamente na produtividade da empresa, que veremos a seguir:
Agilidade nas tarefas
As mercadorias são conferidas em tempo real, com participação ativa e clara do funcionário na troca e confirmação de informações, tornando todo o processo muito mais dinâmico.
Diminuição de incidentes
O Voice Picking evita que erros sejam cometidos, principalmente na hora de separar as mercadorias. Esta ocorrência é muito comum quando a tarefa é executada sem as ferramentas de automação.
A probabilidade que o sistema utilizado cometa esses mesmos erros é quase nula, uma vez que se trata de um software previamente definido e abastecido com informações corretas.
Menos problemas ergonômicos
Ao executar o seu trabalho, o funcionário fica com as duas mãos livres, precisando, apenas, manter a comunicação clara com o sistema de gerenciamento.
Essa facilidade torna o processo mais ágil, deixa o trabalho mais confortável e também reduz os acidentes, já que o profissional terá mais domínio sobre o produto, sem precisar equilibrar pranchetas e papéis.
Sistema de fácil assimilação
O Voice Picking é um sistema bastante simples de usar. Bastante intuitivo, torna o trabalho mais fácil até mesmo para quem possui dificuldade em aderir aos recursos tecnológicos, como pessoas com deficiência ou limitações específicas.
Sistema de fácil aplicação
Além de ser muito fácil de usar, o Voice Picking também é simples na hora de implantar dentro da empresa, não sendo necessário alterar as estruturas existentes dos armazéns. Por ser bastante intuitivo, geralmente não é necessário repetir treinamentos para a capacitação dos funcionários.
Além disso, os fones de ouvido isolam os ruídos do ambiente externo, facilitando a compreensão das informações, e funcionam muito bem em câmaras frias, uma característica que expande o uso do aparelho para vários setores dentro da empresa.
Custo-benefício
Outra vantagem do Voice Picking é o custo-benefício. Para a empresa, os resultados positivos podem aparecer até mesmo a curto prazo, levando em conta a significativa redução de erros e também a eficiência das operações realizadas.
Além do mais, os equipamentos exigem pouca manutenção, pois sofrem menos danos, uma vez que o profissional tem pouco contato com os mesmos. Com isso, não há necessidade de conserto ou reposição frequente de peças.
Dica: Entenda o que são os pick up points na logística
Algumas dicas para utilizar o Voice Picking
O Voice Picking oferece muitas vantagens ao gestor. Contudo, para garanti-las, é imprescindível investir em bons equipamentos, estrutura e capacitação profissional. Confira as dicas.
Contar com um bom WMS
O sistema de gerenciamento de armazéns é que vai facilitar o processo de captura e repasse de informações; portanto, é necessário que ele tenha um bom desempenho, ou então todas as outras etapas ficarão comprometidas.
Estrutura qualificada
A internet é o meio pelo qual os equipamentos funcionam. Por isso, o sinal deve ter qualidade suficiente para cobrir toda a extensão do armazém, comportar todo o processo de picking e entregar um trabalho eficiente.
Paralelo a isso, há que se ter também um cuidado especial com a disponibilidade e manutenção de equipamentos, como fones de ouvido e os terminais portáteis que também devem ser resistentes e duráveis.
Atenção ao treinamento dos funcionários
O treinamento dos funcionários é importante para que o trabalho seja realizado com mais fluidez e menos interrupções, para que a agilidade das operações não seja comprometida. Apesar de ser um processo simples e intuitivo, é importante abordar todos os passos criteriosamente, para que a equipe conheça e saiba operar o sistema com mais destreza.
Como podemos perceber, o voice picking é uma estratégia que chegou para aprimorar o setor de logística, e a tendência é que ele se estabilize e seja expandido para empresas que ainda não o adotaram, devido aos benefícios que oferecem. Portanto, é importante que o gestor fique atento a essas novas práticas tecnológicas e descubra de que forma elas podem impactar e aperfeiçoar o desenvolvimento do seu negócio.
Para continuar sabendo de tudo que acontece na área da logística, acesse o Blog da Rodojacto. Lá, reunimos os melhores artigos para manter você sempre bem informado.
Categorias: Tecnologia