Voice picking no armazém logístico: entenda como funciona

Uma das necessidades das empresas na busca por reconhecimento e aumento da competitividade no mercado é o investimento em inovações tecnológicas. Tal prática é essencial para o desempenho da empresa, para a execução eficiente do trabalho e para a obtenção de resultados que sejam, ao mesmo tempo, promissores para a organização e satisfatórios para o cliente.
O Voice Picking é um destes processos desenvolvidos para dinamizar o processo logístico, em especial, a separação de mercadorias. Veja a seguir o que é o Voice Picking e como esse sistema funciona.
O Voice Picking é uma das inúmeras ações da Logística 4.0, conceito que abrange o desenvolvimento e aplicação de recursos tecnológicos e automatizados com o objetivo de otimizar os processos logísticos, elevando a produtividade, reduzindo erros e custos.
O Voice Picking é um sistema de separação e manuseio de produtos por meio da orientação por voz, atrelado a um sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns).
Desta forma, em vez de utilizar pranchetas e canetas na hora de selecionar os pacotes, o profissional utiliza um fone de ouvido com microfone e leitores de códigos de barras fixados em suas mãos.
Por meio destes equipamentos, o colaborador recebe as instruções de localização de produto, quantidade, melhor caminho para chegar até o ponto de armazenagem, e outras informações importantes.
O Voice Picking foi criado com o objetivo de agilizar o processo de separação e preparação de pedidos, diminuindo os erros, facilitando o trabalho do profissional e, consequentemente, melhorando a experiência do consumidor.
Na prática, como funciona o Voice Picking? Vejamos a seguir uma breve explicação de cada uma das etapas que envolvem o processo.
O colaborador recebe em seus dispositivos individuais as informações referentes ao pedido em questão. O sistema WMS é o responsável por transmitir esses dados, direcionando o trabalhador para o local onde o produto se encontra.
Em seguida, é a vez do funcionário responder os dados solicitados pelo sistema, tais como: confirmação do usuário e sua exata localização.
Neste momento, o funcionário dita o código para o sistema e faz a coleta da mercadoria.
O sistema WMS entra em ação mais uma vez, conferindo se aquele código ditado pelo colaborador está correto. Em caso positivo, o sistema também confere a quantidade de peças restantes no estoque; após coletada esta informação necessária para o inventário, é registrada a conclusão da etapa.
Caso a mercadoria coletada não esteja de acordo com as informações do WMS, o profissional receberá as novas orientações, para localizar o objeto correto.
As duas ações desta última etapa são: a etiquetagem da mercadoria, a pesagem e a embalagem da mesma. O funcionário também recebe orientações sobre qual impressora ele deve se dirigir para imprimir as etiquetas e demais informações importantes.
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Como vimos, o Voice Picking foi criado com uma finalidade clara: automatizar e otimizar o processo de separação e preparação de pedidos. Sua aplicação oferece inúmeras vantagens que interferem diretamente na produtividade da empresa, que veremos a seguir:
As mercadorias são conferidas em tempo real, com participação ativa e clara do funcionário na troca e confirmação de informações, tornando todo o processo muito mais dinâmico.
O Voice Picking evita que erros sejam cometidos, principalmente na hora de separar as mercadorias. Esta ocorrência é muito comum quando a tarefa é executada sem as ferramentas de automação.
A probabilidade que o sistema utilizado cometa esses mesmos erros é quase nula, uma vez que se trata de um software previamente definido e abastecido com informações corretas.
Ao executar o seu trabalho, o funcionário fica com as duas mãos livres, precisando, apenas, manter a comunicação clara com o sistema de gerenciamento.
Essa facilidade torna o processo mais ágil, deixa o trabalho mais confortável e também reduz os acidentes, já que o profissional terá mais domínio sobre o produto, sem precisar equilibrar pranchetas e papéis.
O Voice Picking é um sistema bastante simples de usar. Bastante intuitivo, torna o trabalho mais fácil até mesmo para quem possui dificuldade em aderir aos recursos tecnológicos, como pessoas com deficiência ou limitações específicas.
Além de ser muito fácil de usar, o Voice Picking também é simples na hora de implantar dentro da empresa, não sendo necessário alterar as estruturas existentes dos armazéns. Por ser bastante intuitivo, geralmente não é necessário repetir treinamentos para a capacitação dos funcionários.
Além disso, os fones de ouvido isolam os ruídos do ambiente externo, facilitando a compreensão das informações, e funcionam muito bem em câmaras frias, uma característica que expande o uso do aparelho para vários setores dentro da empresa.
Outra vantagem do Voice Picking é o custo-benefício. Para a empresa, os resultados positivos podem aparecer até mesmo a curto prazo, levando em conta a significativa redução de erros e também a eficiência das operações realizadas.
Além do mais, os equipamentos exigem pouca manutenção, pois sofrem menos danos, uma vez que o profissional tem pouco contato com os mesmos. Com isso, não há necessidade de conserto ou reposição frequente de peças.
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O Voice Picking oferece muitas vantagens ao gestor. Contudo, para garanti-las, é imprescindível investir em bons equipamentos, estrutura e capacitação profissional. Confira as dicas.
O sistema de gerenciamento de armazéns é que vai facilitar o processo de captura e repasse de informações; portanto, é necessário que ele tenha um bom desempenho, ou então todas as outras etapas ficarão comprometidas.
A internet é o meio pelo qual os equipamentos funcionam. Por isso, o sinal deve ter qualidade suficiente para cobrir toda a extensão do armazém, comportar todo o processo de picking e entregar um trabalho eficiente.
Paralelo a isso, há que se ter também um cuidado especial com a disponibilidade e manutenção de equipamentos, como fones de ouvido e os terminais portáteis que também devem ser resistentes e duráveis.
O treinamento dos funcionários é importante para que o trabalho seja realizado com mais fluidez e menos interrupções, para que a agilidade das operações não seja comprometida. Apesar de ser um processo simples e intuitivo, é importante abordar todos os passos criteriosamente, para que a equipe conheça e saiba operar o sistema com mais destreza.
Como podemos perceber, o voice picking é uma estratégia que chegou para aprimorar o setor de logística, e a tendência é que ele se estabilize e seja expandido para empresas que ainda não o adotaram, devido aos benefícios que oferecem. Portanto, é importante que o gestor fique atento a essas novas práticas tecnológicas e descubra de que forma elas podem impactar e aperfeiçoar o desenvolvimento do seu negócio.
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