Rodojacto – Dicas de logística e transporte
  • Site da Rodojacto
  • Logística
  • Transporte
  • Equipe
  • Tecnologia
  • Materiais educativos
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Encontre a solução logística para sua empresa

Tecnologia 24/01/2022

Voice picking no armazém logístico: entenda como funciona

Voice Picking no armazém logístico: entenda como funciona

Índice

Toggle
  • O que é o Voice Picking
  • As etapas do Voice Picking
    • Transmissão das informações
    • Recepção da mensagem
    • Transferência do código
    • Conferência da informação
    • Preparação dos pedidos
  • Vantagens do voice picking
    • Agilidade nas tarefas
    • Diminuição de incidentes
    • Menos problemas ergonômicos
    • Sistema de fácil assimilação
    • Sistema de fácil aplicação
    • Custo-benefício
  • Algumas dicas para utilizar o Voice Picking 
    • Contar com um bom WMS 
    • Estrutura qualificada 
    • Atenção ao treinamento dos funcionários 

Uma das necessidades das empresas na busca por reconhecimento e aumento da competitividade no mercado é o investimento em inovações tecnológicas. Tal prática  é essencial para o desempenho da empresa, para a execução eficiente do trabalho e para a obtenção de resultados que sejam, ao mesmo tempo, promissores para a organização e satisfatórios para o cliente.

O Voice Picking é um destes processos desenvolvidos para dinamizar o processo logístico, em especial, a separação de mercadorias. Veja a seguir o que é o Voice Picking e como esse sistema funciona. 

O que é o Voice Picking

O Voice Picking é uma das inúmeras ações da Logística 4.0, conceito que abrange o desenvolvimento e aplicação de recursos tecnológicos e automatizados com o objetivo de otimizar os processos logísticos, elevando a produtividade, reduzindo erros e custos.

O Voice Picking é um sistema de separação e manuseio de produtos por meio da orientação por voz, atrelado a um sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns).

Desta forma, em vez de utilizar pranchetas e canetas na hora de selecionar os pacotes, o profissional utiliza um fone de ouvido com microfone e leitores de códigos de barras fixados em suas mãos.

Por meio destes equipamentos, o colaborador recebe as instruções de localização de produto, quantidade, melhor caminho para chegar até o ponto de armazenagem, e outras informações importantes.

O Voice Picking foi criado com o objetivo de agilizar o processo de separação e preparação de pedidos, diminuindo os erros, facilitando o trabalho do profissional e, consequentemente, melhorando a experiência do consumidor.

As etapas do Voice Picking

Na prática, como funciona o Voice Picking? Vejamos a seguir uma breve explicação de cada uma das etapas que envolvem o processo.

Transmissão das informações

O colaborador recebe em seus dispositivos individuais as informações referentes ao pedido em questão. O sistema WMS é o responsável por transmitir esses dados, direcionando o trabalhador para o local onde o produto se encontra.

Recepção da mensagem

Em seguida, é a vez do funcionário responder os dados solicitados pelo sistema, tais como: confirmação do usuário e sua exata localização.

Transferência do código

Neste momento, o funcionário dita o código para o sistema e faz a coleta da mercadoria.

Conferência da informação

O sistema WMS entra em ação mais uma vez, conferindo se aquele código ditado pelo colaborador está correto. Em caso positivo, o sistema também confere a quantidade de peças restantes no estoque; após coletada esta informação necessária para o inventário, é registrada a conclusão da etapa.

Caso a mercadoria coletada não esteja de acordo com as informações do WMS, o profissional receberá as novas orientações, para localizar o objeto correto.

Preparação dos pedidos

As duas ações desta última etapa são: a etiquetagem da mercadoria, a pesagem e a embalagem da mesma. O funcionário também recebe orientações sobre qual impressora ele deve se dirigir para imprimir as etiquetas e demais informações importantes.

Dica: Condomínios logísticos: entenda como funciona e quais são as vantagens

Vantagens do voice picking

Como vimos, o Voice Picking foi criado com uma finalidade clara: automatizar e otimizar o processo de separação e preparação de pedidos. Sua aplicação oferece inúmeras vantagens que interferem diretamente na produtividade da empresa, que veremos a seguir:

Agilidade nas tarefas

As mercadorias são conferidas em tempo real, com participação ativa e clara do funcionário na troca e confirmação de informações, tornando todo o processo muito mais dinâmico.

Diminuição de incidentes

O Voice Picking evita que erros sejam cometidos, principalmente na hora de separar as mercadorias. Esta ocorrência é muito comum quando a tarefa é executada sem as ferramentas de automação.

A probabilidade que o sistema utilizado cometa esses mesmos erros é quase nula, uma vez que se trata de um software previamente definido e abastecido com informações corretas.

Menos problemas ergonômicos

Ao executar o seu trabalho, o funcionário fica com as duas mãos livres, precisando, apenas, manter a comunicação clara com o sistema de gerenciamento. 

Essa facilidade torna o processo mais ágil, deixa o trabalho mais confortável e também reduz os acidentes, já que o profissional terá mais domínio sobre o produto, sem precisar equilibrar pranchetas e papéis.

Sistema de fácil assimilação

O Voice Picking é um sistema bastante simples de usar. Bastante intuitivo, torna o trabalho mais fácil até mesmo para quem possui dificuldade em aderir aos recursos tecnológicos, como pessoas com deficiência ou limitações específicas.

Sistema de fácil aplicação

Além de ser muito fácil de usar, o Voice Picking também é simples na hora de implantar dentro da empresa, não sendo necessário alterar as estruturas existentes dos armazéns. Por ser bastante intuitivo, geralmente não é necessário repetir treinamentos para a capacitação dos funcionários. 

Além disso, os fones de ouvido isolam os ruídos do ambiente externo, facilitando a compreensão das informações, e funcionam muito bem em câmaras frias, uma característica que expande o uso do aparelho para vários setores dentro da empresa.

Custo-benefício

Outra vantagem do Voice Picking é o custo-benefício. Para a empresa, os resultados positivos podem aparecer até mesmo a curto prazo, levando em conta a significativa redução de erros e também a eficiência das operações realizadas.

Além do mais, os equipamentos exigem pouca manutenção, pois sofrem menos danos, uma vez que o profissional tem pouco contato com os mesmos. Com isso, não há necessidade de conserto ou reposição frequente de peças.

Dica: Entenda o que são os pick up points na logística

Algumas dicas para utilizar o Voice Picking 

O Voice Picking oferece muitas vantagens ao gestor. Contudo, para garanti-las, é imprescindível investir em bons equipamentos, estrutura e capacitação profissional. Confira as dicas.

Contar com um bom WMS 

O sistema de gerenciamento de armazéns é que vai facilitar o processo de captura e repasse de informações; portanto, é necessário que ele tenha um bom desempenho, ou então  todas as outras etapas ficarão comprometidas.

Estrutura qualificada 

A internet é o meio pelo qual os equipamentos funcionam. Por isso, o sinal deve ter qualidade suficiente para cobrir toda a extensão do armazém, comportar todo o processo de picking e entregar um trabalho eficiente.

Paralelo a isso, há que se ter também um cuidado especial com a disponibilidade e manutenção de equipamentos, como fones de ouvido e os terminais portáteis que também devem ser resistentes e duráveis.

Atenção ao treinamento dos funcionários 

O treinamento dos funcionários é importante para que o trabalho seja realizado com mais fluidez e menos interrupções, para que a agilidade das operações não seja comprometida. Apesar de ser um processo simples e intuitivo, é importante abordar todos os passos criteriosamente, para que a equipe conheça e saiba operar o sistema com mais destreza.

Como podemos perceber, o voice picking é uma estratégia que chegou para aprimorar o setor de logística, e a tendência é que ele se estabilize e seja expandido para empresas que ainda não o adotaram, devido aos benefícios que oferecem. Portanto, é importante que o gestor fique atento a essas novas práticas tecnológicas e descubra de que forma elas podem impactar e aperfeiçoar o desenvolvimento do seu negócio.

Para continuar sabendo de tudo que acontece na área da logística, acesse o Blog da Rodojacto. Lá, reunimos os melhores artigos para manter você sempre bem informado.

Rodojacto

Categorias: Tecnologia

Cadastre-se para receber as novidades

    Enviaremos apenas informações relevantes

    Continue lendo

    Leia os últimos artigos
    Drone com uma caixa dentro de um galpão logístico representando a logística do futuro
    Logística 17/12/2024

    Logística do futuro: 10 tendências para ficar de olho nos próximos anos

    A logística do futuro está revolucionando o setor com tecnologias modernas e a Rodojacto é seu parceiro nesta transformação.

    Caminhoneiros conversando em frente a dois caminhões
    Segurança 26/11/2024

    Como a Rodojacto aliou segurança e tecnologia?

    Descubra como a Rodojacto alia segurança e tecnologia no transporte rodoviário para garantir eficiência e confiança aos clientes.

    Picking

    casos de sucesso

    Frete

    sustentabilidade

    Segurança

    Equipe

    Armazenagem

    Materiais educativos

     

    Links Úteis
    • Site da Rodojacto
    • Logística
    • Transporte
    • Equipe
    • Tecnologia
    • Materiais educativos
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    Categorias
    • Armazenagem
    • Boletim Rodojacto
    • Cargas
    • casos de sucesso
    • Equipe
    • Frete
    • Institucional
    • Logística
    • Materiais educativos
    • Picking
    • Segurança
    • sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Transporte
    Newsletter

    Assine e não perca nenhuma novidade


      • Trabalhe Conosco

      Criação de blogs pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital