A previsão de demanda é uma ferramenta muito aplicada na gestão de negócios com o objetivo de visualizar cenários com antecedência e facilitar a atuação da empresa diante desses acontecimentos. Vamos saber o que é previsão de demanda e como adotá-la no seu negócio?
O que é previsão de demanda?
A previsão de demanda é uma projeção para que a empresa seja capaz de lidar com os desafios e as oportunidades que possam surgir em um novo cenário.
Para a gestão empresarial, a previsão de demanda é uma oportunidade fundamental para criar planos de ação, equilibrar os custos, gerir o fluxo de caixa, fazer as aquisições e contratações necessárias e ter um controle maior sobre o negócio.
A previsão é definida a partir do levantamento de dados internos e externos, como o desempenho da empresa nos últimos meses e as condições atuais do mercado, respectivamente.
A junção dessas informações oferece ao gestor a oportunidade de tomar decisões mais coerentes, direcionadas e menos arriscadas, além de muito mais produtivas e lucrativas.
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Métodos tradicionais de previsão de demanda
A previsão de demanda pode ser definida por meio de dois métodos tradicionalmente usados na gestão de negócios. Saiba mais sobre eles a seguir:
Métodos quantitativos
O método quantitativo é baseado no cruzamento de dados concretos capturados ao longo do tempo e conforme o desempenho da empresa. É uma técnica muito indicada por causa da precisão, objetividade e confiabilidade, além do bom custo-benefício. Confira algumas aplicações:
Regressão simples ou múltipla
A análise utiliza uma ou mais variáveis. Na regressão simples, o aumento do poder de consumo de um grupo pode ser estimado com base na elevação da sua renda.
Já na regressão múltipla, além do aumento da renda, a expansão do poder de compra também é influenciado pelo gênero e idade, por exemplo.
Média móvel
A expectativa de desempenho para um determinado período é baseada na média de performance dos últimos meses.
Suavização exponencial
Este método é similar ao anterior. Contudo, os períodos mais recentes têm um peso maior no cálculo da média.
Arima
Esta técnica também utiliza médias móveis, mas avalia a variação dos valores dentro de um período específico.
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Métodos qualitativos
O método qualitativo tem uma abordagem mais subjetiva, pois é baseado no comportamento e na opinião do consumidor. Por esta razão, também é menos preciso e menos seguro, além de exigir um esforço maior da empresa para coletar as informações. Veja alguns exemplos:
Método Delphi
Especialistas são convidados a responder um questionário que aborda questões econômicas e sociais do segmento. No final de duas rodadas, é definida uma média como padrão.
Pesquisa de mercado com clientes ou vendedores
Os consumidores são entrevistados e dão as suas opiniões sobre os produtos que consomem e as empresas que mantêm relacionamento.
Na pesquisa com vendedores, os profissionais que lidam diariamente com o público consumidor contribuem com opiniões e sugestões, levando em conta a proximidade com o cliente e a percepção de seus desejos.
Opinião de representantes de cada setor (Júri Executivo)
Empresários considerados referência em segmentos diferentes, como marketing, finanças e gestão, se reúnem para opinar sobre o mercado e o futuro dos negócios.
Simulação
A empresa cria cenários diferentes para imaginar como poderia lidar com eles, caso acontecessem. As projeções são positivas e negativas e o gestor precisa definir estratégias para enfrentar a possível realidade.
Técnicas avançadas de previsão de demanda
Devido à limitação dos métodos tradicionais e com o avanço da tecnologia, algumas técnicas mais modernas estão sendo desenvolvidas para aprimorar a previsão de demanda.
Dentre elas, podemos citar o aprendizado de máquina, também chamado de Machine Learning, um dos recursos da Inteligência Artificial.
O Machine Learning identifica novos padrões de consumo com base nos comportamentos repetitivos do consumidor. Esses dados são gerados após coleta e análise de informações relevantes, como histórico de vendas e tendências do mercado.
Outro recurso moderno implantado na previsão de demanda são as redes neurais, um conjunto de neurônios artificiais capazes de coletar e processar dados, formando um acervo realista e organizado sobre determinado tema que está sendo examinado.
As redes neurais e o Machine Learning são técnicas inovadoras, que se diferenciam dos métodos tradicionais pela rapidez e eficiência, pois são capazes de processar um grande volume de dados em pouco tempo e com resultados precisos e direcionados.
Etapas para aplicação da previsão de demanda
A previsão de demanda é um processo que se divide em, pelo menos, cinco etapas. Conheça quais são:
1. Identificação dos dados relevantes
A primeira etapa é avaliar o cenário atual da empresa e definir os dados considerados importantes para o negócio. São aqueles capazes de modificar as estratégias abordadas e estimular a criação de outros caminhos.
2. Escolha da técnica ou método de previsão adequado
A segunda etapa consiste na escolha do método para criar a previsão de demanda, que pode ser um modelo tradicional ou mais moderno, como vimos anteriormente.
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3. Análise exploratória dos dados
Este é o momento de explorar as informações coletadas, extrair insights e averiguar a qualidade dos dados capturados.
4. Avaliação e ajuste do modelo
As informações coletadas devem estar de acordo com os objetivos da empresa, definidos lá no começo, quando ela decidiu aplicar a previsão de demanda.
A avaliação permite ao gestor fazer os ajustes necessários, caso perceba que os dados obtidos não condizem com o esperado.
5. Implementação e monitoramento contínuo
Após a fase de escolha e ajuste do método, chegou o momento de tirá-lo do papel. A implementação da técnica selecionada deve acontecer no prazo estabelecido pelo gestor.
Durante a sua aplicação, é importante monitorar todas as etapas. Com o controle em tempo real, é possível fazer melhorias e garantir um resultado mais preciso e seguro.
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A previsão de demanda é uma técnica fundamental na gestão empresarial, principalmente para o crescimento sustentável de um negócio. Com informações sobre possíveis cenários, o gestor consegue preparar a empresa para diferentes desafios e mudanças de mercado.
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