Logística

Um panorama sobre o setor de transporte de carga e suas tendências

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Atualmente, o ramo do transporte de carga é um dos mais promissores do país. Um dos principais focos desse processo é garantir a satisfação dos clientes, entregando os produtos em perfeito estado, dentro do prazo e no local indicado. 

Para que seu negócio esteja preparado e consolide parcerias alinhadas com as novas demandas do mercado, mostraremos um panorama sobre a logística de transporte no Brasil, contemplando suas oportunidades e perspectivas. Acompanhe!

A importância do transporte de cargas para o setor logístico

Como você bem sabe, o transporte de cargas é um elemento fundamental no setor logístico. Além de viabilizar a entrega de matérias-primas para produção das mercadorias, ele consolida o elo final da cadeia de suprimentos, efetuando a distribuição dos artigos acabados.

Nesse processo, qualquer falha pode comprometer a reputação das empresas e gerar custos adicionais, seja pelo atraso na fabricação, reposição de peças com avarias ou substituição de produtos inconsistentes com o pedido.

Reside aí a importância de contar com supridores logísticos que tenham comprometimento, atuem de maneira estratégica e sejam experientes nos modais em que atuam, otimizando os resultados da operação.

Os modais de transporte de carga

De modo resumido, os modais de transporte são os modelos utilizados para que as mercadorias sejam encaminhadas do endereço de fabricação até o seu destino final. Para definir a melhor alternativa, é preciso analisar variáveis como custos envolvidos, local de entrega, rota, prazos, restrições dos clientes, riscos operacionais e detalhes da carga.

Além disso, é fundamental entender as características de cada opção de transporte para que a escolha esteja alinhada às suas possibilidades. Confira, abaixo, um pouco mais sobre os principais modais!

Ferroviário

É uma ótima opção para lotes de grandes volumes que tenham longos trajetos e destinatários em local fixo. É muito requisitado para fazer o transporte de commodities, como produtos agrícolas, derivados de minério de ferro e materiais siderúrgicos.

Rodoviário

É feito por meio de veículos de todos os portes e tamanhos. A preferência por esse modal por parte da maioria das empresas está relacionada à facilidade de transportar produtos variados, definir rotas e cumprir prazos razoáveis.

Hidroviário (ou marítimo)

Leva grandes volumes, por longas distâncias, desde que os produtos estejam bem-acondicionados e não haja urgência. Em geral, trabalha em conjunto com o modal rodoviário, para que o transporte da carga seja feito de ponta a ponta.

Dutoviário

Transporte realizado por meio de dutos aparentes, subterrâneos e submarinos, que fazem um bombeamento interno. É fundamental para o envio de gases, granulares e líquidos.

Aeroviário

É requisitado por empresas que necessitam de entregas rápidas e distantes e, principalmente, que tenham mercadorias perecíveis. Também é usado para enviar produtos com alto valor agregado.

O cenário atual do transporte de cargas no Brasil

Dos 5 modais mencionados acima, hoje, o mais utilizado no nosso país é o rodoviário. Segundo o levantamento da Fundação Dom Cabral, ele representa 75,9% do total de transportes realizados. Os maiores motivos para essa preferência nacional são:

  • contratação fácil e ágil;
  • incentivos governamentais;
  • pouca burocracia na emissão de documentos.

Outros modais também contribuem com uma parcela importante para garantir a movimentação de cargas no país, especialmente o marítimo (9,2%) e o aéreo (5,8%). No entanto, no que se refere a custos, versatilidade e recursos, esses outros modelos ficam em desvantagem.

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O futuro do setor

O transporte de cargas está em evolução tecnológica constante, impulsionado pelas novas formas de consumo da atualidade. Veja as tendências mais promissoras para o setor.

Gestão de dados tempo real

Já é possível interligar veículos e informações logísticas na cadeia de suprimentos de ponta a ponta. As tecnologias atuais permitem aos transportadores de cargas, por meio de análises e compartilhamentos na nuvem, gerenciar fatores como a localização do caminhão, o comportamento do motorista, a temperatura da carga e assim por diante.

Isso também favorece o gerenciamento automático do frete. A carroceria, por meio de sensores, pode definir o peso e o espaço disponíveis, a rota e o horário de chegada, além de transmitir esses dados ao software, a fim de fazer simulações mais eficientes e econômicas para a movimentação das mercadorias.

Logística reversa

Um bom software de gestão facilita e agiliza o lançamento de entradas e saídas de produtos no estoque. Dessa forma, caso seja necessário providenciar o retorno, torna-se possível detectar o destino da mercadoria para que o serviço de logística reversa seja instantaneamente considerado.

Outro exemplo da praticidade proporcionada por essa ferramenta é a geração de rotas inteligentes para o recolhimento de materiais e resíduos de pós-consumo. Isso deixa o trajeto mais dinâmico, seguro e adequado ao conteúdo transportado.

Veículos autônomos

Veículos autônomos são guiados de forma independente ou a distância, reunindo vários aparatos tecnológicos. Eles recolhem dados sobre o ambiente e determinam qual a melhor conduta durante as viagens.

O investimento nesse meio de transporte traz vantagens competitivas para as empresas, como a redução de custos na contratação de motoristas, baixo risco de acidentes e um crescimento no sucesso das entregas.

Big Data

O Big Data na logística se tornou essencial. Ele é muito útil para reunir todos os dados estratégicos a fim de fazer mapeamentos e criar relatórios de gestão.

Durante os trajetos, ele pode ser usado para cruzar informações privilegiadas sobre as estatísticas do veículo, como consumo de combustível, custo de manutenção, status da carga etc.

Same day delivery

Essa é uma modalidade de entrega cujo objetivo é exatamente fazer com que o produto chegue ao cliente no mesmo dia da compra. Para isso, é necessário elaborar todo um trabalho de integração, já que, uma vez que a proposta é apresentada à clientela, a empresa deve cumprir com o prometido.

A princípio, o same day delivery vem sendo implantado nas grandes metrópoles, próximo dos centros de distribuição e das fábricas. Contudo, essa estratégia tende a se expandir e tornar o grande diferencial para a empresa que realizá-la com perfeição.

Como você pôde ver, o transporte de carga está passando por grandes transformações. Por isso, contar com a parceria de transportadoras que sejam adeptas a tais inovações é a melhor opção para se destacar no mercado e fidelizar os clientes.

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Categorias: Logística , Transporte

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