Ratear o frete de produtos é uma estratégia que vem sendo adotada por diversas empresas. Além de ajustar custos e esclarecer dados, o rateio de frete melhora a experiência do cliente e fortalece a posição da empresa no mercado. Vamos saber como fazer esse cálculo corretamente e obter mais vantagens? Continue a leitura.
O que significa ratear o frete?
Ratear o frete significa calcular o valor do frete de cada produto vendido e enviado ao cliente, de forma proporcional, de acordo com algumas das suas características, que podem ser o valor, o tipo, o peso, a nota fiscal ou o cliente.
Em outras palavras, o rateio de frete é a descriminação exata do custo que a loja terá para enviar cada mercadoria desde o momento em que o produto entra no veículo de transporte até chegar às mãos do cliente.
Sabemos que, para definir o valor de um frete, é preciso levar em conta diversas variáveis, sendo as mais comuns:
- o peso, o volume e o valor do produto;
- a distância percorrida;
- o modal de transporte utilizado;
- o acesso ao destinatário;
- taxas, como pedágios e GRIS, etc.
Diante disso, não faz sentido dividir o valor do frete de forma igualitária para todos os produtos transportados, concorda? Por que um produto de R$ 500,00 teria o mesmo frete de um produto que custa R$ 100,00?
Ratear é definir o custo de envio de cada mercadoria e, dessa forma, justificar na nota fiscal o valor do frete total cobrado. É uma técnica de gestão que pode fazer diferença no crescimento do seu negócio.
Leia também: Como reduzir o custo de contratação de frete?
Tipos de rateio de frete
O rateio de frete pode ser por produto, valor, nota fiscal, peso ou por cliente. Geralmente, o valor e o peso são as variáveis mais aplicadas no cálculo, uma vez que facilitam os ajustes financeiros envolvidos.
Em um tópico mais adiante, vamos conhecer a fórmula aplicada para o cálculo de rateio de frete com base no valor do produto.
Por que ratear o frete?
O rateio do frete ajuda o gestor a ter mais previsibilidade e maior controle sobre as finanças da empresa, além de auxiliar na tomada de decisões e na redução dos custos. Saiba mais sobre os benefícios a seguir:
Otimização de custos
Ao ratear o frete, o administrador consegue ter uma visão mais atenta e detalhada sobre o valor cobrado. Desta forma, ele pode identificar equívocos no cálculo dos valores repassados, ajustar essas falhas, melhorar seus rendimentos e evitar prejuízos.
Aumento de conversões
Você sabia que mais da metade dos consumidores que compram online desistem da aquisição por causa do preço do frete? Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2022.
Com o rateio, é possível oferecer fretes mais justos e, dessa forma, transformar visitantes em compradores reais, aumentando as vendas e o rendimento do negócio.
Melhoria da gestão
O rateio permite que o gestor saiba exatamente o preço do frete por produto, melhorando a percepção do negócio e do desempenho das mercadorias vendidas.
Com essas informações em mãos, ele tem uma maior autonomia para tomar decisões coerentes e com retorno positivo, como ajustar o estoque de mercadorias, redefinir preços e até replanejar o sistema de fretes, tornando-o mais eficiente e menos custoso para o negócio.
Maior competitividade
Empresas e consumidores estão sempre em busca de fretes mais baratos.
Ao estabelecer fretes personalizados e atrativos, em vez de valores fixos e generalistas, o lojista consegue destacar sua empresa no mercado. Esse diferencial pode ser o que faltava para que o consumidor escolha a sua loja para comprar o produto que tanto deseja.
Leia também: Romaneio: o que é, como fazer e importância
Como calcular o rateio de frete?
Como vimos, o rateio de frete pode ser feito com base em variáveis diferentes. Vamos conhecer a fórmula utilizada para a definição de frete de acordo com o preço do produto, que é um dos métodos mais utilizados.
Rateio de frete pelo valor do produto
O valor do frete de cada mercadoria pode ser identificado pela seguinte fórmula:
(valor do produto / valor total da carga) x valor total do frete. Confira o que significa cada componente da fórmula:
- Valor do produto: valor unitário da mercadoria
- Valor total da carga: valor da carga completa
- Valor total do frete: valor do frete calculado pela loja
Suponha que um cliente tenha comprado dois produtos diferentes. Um deles custa R$ 100,00 e o outro custa R$ 80,00. O total do frete ficou R$ 30,00. Na fórmula, fica assim:
Produto 1
(100/180) x 30
0,55 x 30 = R$ 16,5 (valor do frete)
Produto 2
(80/180) x 30
0,44 x 30 = R$ 13,2 (valor do frete)
O resultado alcançado após a divisão entre o valor do produto e o valor total da carga corresponde à porcentagem daquela mercadoria em relação à carga total.
Como implementar o rateio de frete?
Vimos o quanto o rateio de frete é importante para a gestão de um negócio, para a transparência das informações listadas na nota fiscal e para um bom relacionamento entre empresa e cliente.
Mas, como alcançar todas essas vantagens? Será preciso fazer um cálculo específico para cada compra que for efetivada em sua loja?
Felizmente, isso não é necessário e nem seria viável devido ao tempo investido e às falhas comuns que acontecem com esse tipo de tarefa quando executado manualmente.
A melhor forma de fazer o rateio de frete é contar com as vantagens da tecnologia, mais especificamente de um software de gestão de frete.
O TSM (Sistema de Gerenciamento de Transporte), por exemplo, oferece, dentre outras funcionalidades, o cálculo correto, rápido e preciso do rateio de frete, de forma automática, eficiente e totalmente segura.
Escolha um sistema de gestão de frete para utilizar em seu negócio, comece a gerenciar melhor as atividades de transporte da sua empresa e ganhe mais autonomia para definir o frete dos seus produtos.
Leia também: A logística e sua importância na competitividade das empresas
Conte com a Rodojacto para o transporte seguro de mercadorias
Ratear o frete de produtos não é um bicho de sete cabeças e, apesar de exigir um pouco de controle e organização, é possível ter tudo isso utilizando uma ferramenta adequada, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). A Rodojacto é o parceiro estratégico ideal para a sua empresa transportar as mercadorias até o cliente. Conte com nossa eficiência e expertise e ofereça a melhor experiência para o seu consumidor. Saiba mais sobre nossas soluções em logística.
Categorias: Frete