São Paulo é o estado que apresenta uma das maiores malhas rodoviárias do Brasil — de acordo com o DER-SP, são 22,1 mil quilômetros de rodovias que interligam todos os seus municípios. Portanto, conhecer as principais rotas dos fretes do estado torna-se necessário para um bom planejamento da logística de transporte de sua empresa.
Para ajudá-lo no desenvolvimento de estratégias para a distribuição, importação e exportação de seus produtos pelo país, descrevemos a seguir as principais rotas dos fretes em São Paulo. Confira!
SP 294
Também conhecida como Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294 tem uma extensão de 475 quilômetros, cujo traçado está situado na direção Oeste do estado.
Este trecho inicia-se no município de Araraquara, ligando as cidades de Adamantina, Bauru, Bocaina, Boa Esperança do Sul, Dracena, Garça, Jaú, Marília, Osvaldo Cruz, Panorama, Pompeia, Pederneiras e Tupã, terminando na divisa do estado do Mato Grosso do Sul.
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SP-300
Nomeada como SP-300, a Marechal Rondon é uma rodovia do estado paulista que parte de Jundiaí e segue até Itu. Com uma extensão de 558 km, sua direção também é traçada no sentido Oeste.
A rodovia faz a ligação dos municípios de Araçatuba, Agudos, Bauru, Botucatu, Guararapes, Lins, Lençóis Paulista, Tietê, Valparaíso e outros, chegando até a divisa com Mato Grosso do Sul.
SP-310
Esta rodovia, oficialmente denominada de SP-310, se estende por 301 km, fazendo a ligação de São Paulo aos municípios de Araraquara, Catanduva, Matão, Rio Claro, São José do Rio Preto, São Carlos, dentre outros.
Considerada uma das estradas mais conservadas do Brasil, ela conta com pistas triplas em subidas longas e pistas duplas nos demais trechos — dispondo de vários pedágios em sua área.
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SP-160
A Rodovia dos Imigrantes, ou SP-160, apresenta uma extensão de 72 km, 44 viadutos, 14 túneis e 7 pontes. Ela tem início no distrito de Jabaquara e termina em Tude Bastos, Praia Grande.
É a principal via de acesso do município de São Paulo à Baixada Santista e também ao litoral sul paulista. A SP-160 integra o complexo de rodovias chamado de Sistema Anchieta-Imigrantes, dos quais fazem parte as vias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega.
SP-280
A SP-280, também chamada de Rodovia do Oeste, faz a ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste Paulista. Ela é duplicada ao longo dos seus 315 quilômetros, sendo considerada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) como uma das melhores estradas do país.
A rodovia tem início no Complexo Viário Heróis de 1932, conhecido popularmente como “Complexo do Cebolão” — que interliga três a via à Marginal Pinheiros e à Marginal Tietê. O término da SP-280 acontece no entroncamento com a SP-225, entre o município de Espírito Santo do Turvo e Santa Cruz do Rio Pardo.
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SP-225
A rodovia SP-225 tem uma extensão de aproximadamente 183 km e faz a ligação da cidade de Bauru a um município da Região Centro-Leste do estado — Itirapina.
Ela é mais conhecida como Comandante João Ribeiro de Barros entre o trecho de Bauru a Jaú. Entre os municípios de Jaú e Itirapina é denominada Engenheiro Paulo Nilo Romano.
SP-333
Com a extensão de 450 km, a rodovia SP-333 passa pelos municípios de Cajuru, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jaboticabal, Itápolis, Porto Ferrão, Guarantã, Marília e Assis, finalizando seu trecho na divisa de Porto Areias com Paraná.
SP-153
A rodovia paulista SP-153, em pista simples, é pavimentada e não apresenta pedágios em seu trecho. Entretanto, no decorrer da estrada, há um encontro com uma via rural não asfaltada que liga a cidade de Lagoinha até a Via Dutra, no município de Roseira. É importante lembrar que a SP-153 oferece um caminho alternativo para Cunha.
SP-330
A SP-300, ou Rodovia Anhanguera, faz a ligação de São Paulo com as principais cidades industriais da Região Norte do estado. Essa rodovia, por ser umas das mais importantes do país, é muito movimentada, com maior tráfego entre as cidades de Campinas e São Paulo.
Com seus 453 km de extensão, tem faixas duplicadas e trechos contendo pistas marginais e faixas adicionais. Também é considerada uma das rodovias mais conservadas do Brasil.
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SP-21
O Rodoanel Mário Covas, SP-21, apresenta uma extensão de aproximadamente 180 km. Ele tem 2 pistas e 6 faixas de rodagem, sendo construído em quatro trechos ao redor do centro da Grande São Paulo com a finalidade de reduzir o tráfego intenso de caminhões no local.
O anel rodoviário passa pelo município de São Paulo e algumas cidades da região metropolitana, sendo elas: Osasco, Itapecirica da Serra, Santo André, Garulhos, Barueri, Suzano, entre outros.
Ele interliga grandes corredores de acesso à metrópole, como as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias.
SP-348
Com a extensão de 173 km, a SP-348, conhecida como rodovia dos Bandeirantes, é uma das mais importantes rotas dos fretes em São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, Jundiaí, Valinhos, Itupeva, Campinas, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Cordeirópolis e Limeira.
Ela apresenta boa conservação e grande importância comercial, pois, junto com a Rodovia Anchieta e o Rodoanel Mário Covas, conecta dois dos maiores polos de exportação e importação do país: O Porto dos Santos e o Aeroporto Internacional de Viracopos.
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SP-15
O Marginal Tietê (SP-15) é considerada a principal via expressa do município de São Paulo pelo fato de conectar as Regiões Leste, Oeste, Central e Norte da cidade.
Com sua extensão de 24,5 km, ela garante acesso às vias Bandeirantes, Castelo Branco, Anhanguera, Fernão Dias, Presidente Dutra, e Ayrton Senna e Aeroporto Internacional de Guarulhos.
BR-364
Considerada a principal rodovia que corta o Brasil em diagonal, a BR-364 conta com 4324,6 km de extensão. Ela começa em Limeira (SP), passa pelo oeste de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Rondônia, finalizando seu trecho em Rodrigues Alves, no estado do Acre — quase na divisa com o Peru.
Ela é muito conhecida por ser uma importante via no transporte das safras de soja, milho, produtos de mineração e de pecuária, principalmente para o Norte e Centro-Oeste do Brasil.
BR-381
A BR-381, com seus 1220 km, se inicia em São Mateus (ES), no entroncamento com a BR 101, e chega até a capital de São Paulo, no encontro com a rodovia Presidente Dutra. Ela interliga as mais importantes cidades industriais entre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo — trecho conhecido como Rodovia Fernão Dias.
BR-116
A BR-116, principal e maior rodovia pavimentada do Brasil, corta o país pela costa marítima do Nordeste ao Sul e apresenta uma extensão de 4.513,2 km.
Partindo do município de Fortaleza (CE), a BR-116 chega até Jaguarão (RS) — perto da fronteira com o Uruguai. Em sua extensão, passa pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
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Como você pôde perceber, a logística de transportes deve avaliar muitos aspectos em relação às principais rotas dos fretes em São Paulo. Considerar as particularidades de cada via é uma maneira de otimizar suas estratégias, reduzindo custos e assegurando o cumprimento dos prazos estabelecidos.
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Categorias: Logística