Mais da metade das cargas transportadas no Brasil acontece através do modal rodoviário, um pilar essencial no desenvolvimento da economia do país. Apesar de todas as vantagens, este segmento enfrenta muitos obstáculos na execução do seu trabalho. Veja a seguir como uma empresa pode se manter competitiva no mercado e driblar os desafios enfrentados por esse modal tão necessário para qualquer negócio.
O modal rodoviário no transporte brasileiro
O modal rodoviário surgiu no século XIX, quando as primeiras rodovias começaram a ser construídas, mas foi no século seguinte que esse meio de transporte se fortaleceu.
No século XX foi criado o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), a indústria automobilística foi implantada e os reflexos da Revolução Industrial transformaram os hábitos de consumo do brasileiro.
O transporte rodoviário foi, então, a maneira mais ágil e eficiente de movimentar pessoas e mercadorias, fazendo a economia girar e se fortalecer, contribuindo fortemente para o desenvolvimento das forças produtivas do país.
Algumas décadas depois, o segmento experimentou um período de estagnação, motivado pela alta dos combustíveis, pela falta de manutenção das estradas e pelos poucos investimentos no setor, além dos muitos acidentes e roubos de cargas.
Mesmo assim, o Brasil ainda é muito dependente do modal rodoviário, especialmente devido às suas vantagens, como:
- grande malha rodoviária disponível para uso;
- agilidade e segurança na entrega;
- pouco manuseio dos produtos;
- possibilidade de atender a empresas diferentes ao mesmo tempo;
- acesso a locais que não possuem estrutura para receber outros modais;
- grande demanda de veículos e profissionais à disposição, etc.
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O modal rodoviário e os outros modais
O transporte rodoviário responde por mais de 65% da movimentação de cargas no Brasil, segundo o Plano Nacional de Logística (PNL 2025), sendo considerado o principal modal em funcionamento no país.
Em seguida temos o transporte hidroviário, incluindo a cabotagem, com 16%, o modal ferroviário, com 15% de participação e, por fim, o dutoviário, com 4%.
Além de ser responsável pelo transporte da grande maioria dos produtos comercializados, o modal rodoviário também serve de complemento para outros modais que são impossibilitados de seguir o percurso completo, como é o caso do transporte ferroviário e do hidroviário.
De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Brasil possui 120.767,3 km de rodovias federais, incluindo estradas pavimentadas, não pavimentadas e planejadas.
Desafios do modal rodoviário no transporte brasileiro
Como vimos, o modal rodoviário vivenciou um período de muita valorização no século XIX, mas precisou se adaptar aos muitos desafios que surgiram algumas décadas depois, e que ainda hoje permanecem evidentes. Dentre eles, podemos citar:
Insegurança nas estradas
O roubo de cargas é considerado o principal problema enfrentado pelo transporte rodoviário. Além de causar muitos prejuízos para a empresa e para o motorista, o roubo de mercadorias também põe em risco a vida do profissional.
Estradas em péssimas condições e a falta de iluminação adequada facilitam os roubos, pois obrigam o motorista a reduzir a velocidade durante o trajeto.
Outro ponto que se destaca é o risco de acidentes, muitos deles também provocados pela falta de estrutura adequada para a circulação segura de caminhões.
Altos preços dos combustíveis
A elevação contínua dos preços dos combustíveis é outro desafio enfrentado e que impacta diretamente nos rendimentos financeiros do profissional, na segurança da mercadoria e nos custos da empresa contratante.
Na tentativa de economizar no consumo de combustível, o profissional busca rotas diferentes, e que podem ser menos seguras, aumentando o risco de roubos e acidentes.
Em 2018, a greve dos caminhoneiros, motivada principalmente pela alta constante do óleo diesel, foi um evento que marcou o país e deixou muito clara a importância do transporte rodoviário para todos os setores da nossa sociedade.
Pedágios
Os pedágios cobrados, majoritariamente, pelas empresas privadas responsáveis pela revitalização das rodovias também impactam negativamente no trabalho do caminhoneiro, influenciando no valor do frete e nos rendimentos do profissional.
O modal rodoviário na logística competitiva
Sabendo da importância do modal rodoviário para o país e ciente dos desafios enfrentados pelo segmento, como fazer para driblar os obstáculos e potencializar as vantagens desse transporte? Adotar um planejamento logístico eficiente é uma boa estratégia para a empresa se manter competitiva no mercado. Por isso veja a seguir, algumas dicas:
O papel das novas metodologias de gestão
Colher bons resultados depende da forma com que os processos logísticos são organizados. Por isso, é muito importante criar e aplicar um planejamento logístico realmente eficaz.
Para isso, é necessário planejar e definir os modais que serão utilizados, as melhores rotas de entregas, os custos envolvidos, as demandas do profissional e, claro, levar em conta a visão e os objetivos da empresa.
Outra estratégia de grande valia é fazer uma gestão mais ampla e efetiva através da logística integrada, em que todos os departamentos e setores se comunicam e se relacionam; assim é facilitada a aplicação das estratégias e o alcance dos resultados.
A importância das novas tecnologias
A logística é um dos setores que mais pode se beneficiar com uso de novas tecnologias, uma vez que a agilidade é um dos objetivos do segmento e é uma das vantagens mais explícitas das ferramentas de automação.
Além de entregas mais rápidas, esses mecanismos também são importantes pois
- permitem uma roteirização mais dinâmica, eficiente e segura;
- ajudam a reduzir custos;
- diminuem as falhas;
- melhoram a segurança das mercadorias e dos motoristas;
- otimizam todo o processo em todas as etapas.
O gestor, por sua vez, garante um campo mais amplo de atuação, com monitoramento em tempo real, praticidade e baixo custo. Algumas opções são:
- os sistemas de gestão, chamados de ERP (Enterprise Resource Planning), que integram os setores;
- o WMS, software que otimiza a separação de pedidos;
- o TMS, responsável pelo gerenciamento expansivo do transporte, incluindo fretes, manutenção e gestão de custos.
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O apoio de boas parcerias
Contar com empresas que sejam realmente parceiras do seu negócio é primordial para o sucesso da empresa. Com objetivos em comum, ambos crescem, se fortalecem e contribuem para a melhora do desempenho do país em todos os aspectos. Por isso, conte com a experiência e o serviço de excelência da Rodojacto para garantir uma logística eficiente na sua empresa.
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Ciente da importância do modal rodoviário para o desenvolvimento da sociedade como um todo, a Rodojacto investe continuamente na melhoria dos processos logísticos, visando oferecer sempre o melhor resultado em suas ações.
Para saber mais sobre o amplo mundo da logística, acompanhe o Blog de Logística e o Blog do Caminhoneiro criados pela Rodojacto. Temos conteúdos atuais e periódicos sobre o tema e será um prazer ter você como nosso leitor.
A Rodojacto pode ser uma parceria fundamental para o desenvolvimento da empresa contratante de seus serviços. Afinal, mais que uma transportadora, somos um supridor logístico estratégico.
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