O frete FOB é um tipo de frete muito conhecido dentro do segmento comercial e de transporte de mercadorias, oferecendo vantagens diversas para o fornecedor e para o comprador do produto.
No artigo de hoje, vamos conhecer as características do frete FOB, suas vantagens e indicações. Vamos saber também como a transportadora pode calcular esse frete antes de repassar o valor à contratante dos seus serviços.
O que é o frete FOB?
FOB é a sigla para a expressão em inglês “free on board” ou livre a bordo, em português. O frete FOB é aquele que fica sob a responsabilidade do comprador, ou seja, a empresa que adquiriu a mercadoria deve transportar o seu produto desde o ponto de embarque até o destino.
Isso significa também que a responsabilidade do fornecedor se encerra na hora em que ele despacha o produto que vendeu.
O comprador, por sua vez, deve estar preparado para transportar aquela encomenda, garantir a segurança do material e fazer a entrega aos pontos finais de consumo ou de revenda, além de arcar com todos os custos dessa operação.
Esse processo pode ser realizado pela própria empresa, se ela tiver a estrutura adequada, ou por uma transportadora contratada para este fim.
Qual a diferença entre frete FOB e frete CIF?
Aqui, temos duas modalidades diferentes de frete. Como vimos, no frete FOB, o transporte e a entrega são feitos pelo comprador, cabendo ao fornecedor fazer a venda e levar o item ao local do despacho, encerrando ali o seu trabalho.
No frete CIF o fornecedor deve garantir o frete, o seguro e os custos. Aliás, a sigla CIF faz referência a esses termos e significa “cost, insurance and freight”.
Portanto, a diferença básica entre esses fretes está no custo e na responsabilidade do fornecedor que, no frete FOB, limita-se à venda e ao despacho do produto, enquanto no frete CIF inclui, ainda, todo o processo de frete, transporte e custos relacionados, incluindo o seguro.
Como funciona o frete FOB?
Após se decidir pelo frete FOB, a empresa compradora entra em contato com uma transportadora e negocia com ela os custos relacionados ao frete e à entrega da mercadoria.
Nesse momento, o fornecedor emite uma nota fiscal e combina com a transportadora o local e horário de recolhimento do material a ser transportado.
É importante que a nota fiscal emitida pelo vendedor deixe claro que se trata de um frete FOB e contenha o nome da transportadora. Dessa forma, o fornecedor se exime de possíveis responsabilidades direcionadas a ele erroneamente no futuro.
Ao recolher a mercadoria, a transportadora emite um CTE (conhecimento de transporte eletrônico), documento que deverá conter os dados da nota fiscal e o nome do tomador, no caso, a transportadora.
Por fim, o comprador realiza o pagamento da transportadora e do fornecedor que lhe vendeu o produto.
Podemos perceber que a empresa compradora deve negociar com duas empresas diferentes. A primeira é a vendedora e a segunda é a transportadora.
Leia também: Como calcular o lead time em logística
Quando o frete FOB é mais indicado?
O frete FOB é indicado, basicamente, quando a mercadoria precisa ser levada para outros pontos de revenda ou de distribuição. Ou seja, quando o destino ainda é outra empresa e não o consumidor final.
Além disso, há situações nas quais o frete FOB é mais conveniente, mais seguro e mais econômico para a empresa. Veja só:
- Quando o produto é considerado muito valioso para a empresa e ela se sente mais segura transportando-o pessoalmente ou contratando outra empresa de confiança;
- Quando a mercadoria exige condições específicas e restritas de armazenagem e transporte;
- Quando o transporte realizado pela empresa é mais vantajoso financeiramente;
- Em negociações internacionais, o frete FOB pode agilizar a operação, o que também é uma vantagem para os interessados.
Vale lembrar que algumas características são bastante almejadas e valorizadas pelo cliente quando ele adquire um produto de uma loja virtual.
Os consumidores atuais prezam por agilidade e frete acessível, sem que isso implique na qualidade do item que ele está adquirindo.
Portanto, se a empresa reúne as condições estruturais necessárias para garantir a melhor experiência de compra possível para o seu cliente, utilizando o frete FOB para isso, é interessante apostar nesse tipo de frete.
Quais as vantagens de optar pelo frete FOB?
O frete FOB oferece algumas vantagens importantes tanto para o fornecedor quanto para o comprador do produto. Veja só:
Para o fornecedor
Para quem vende, o frete FOB é interessante porque isenta a empresa da responsabilidade e dos custos envolvidos no transporte e entrega do produto. Após repassar o produto à transportadora, a empresa vendedora fica despreocupada.
Além disso, essa modalidade promove uma maior autonomia na negociação de valores, o que é favorável para ambas as partes.
Para o comprador
Para quem compra, o frete FOB possibilita uma cotação de preços mais atrativa, uma vez que toda a operação de transporte e entrega fica por conta de quem adquire o item.
Outra vantagem é que a empresa tem mais controle sobre a movimentação da mercadoria, pode acompanhar mais de perto, garantindo a segurança e a agilidade que ela precisa.
No frete FOB, o frete costuma ser mais acessível financeiramente para o comprador do que se fosse repassado a ele pelo fornecedor, como acontece na modalidade do frete CIF, por exemplo. Logo, a redução de custos também é um ponto positivo.
Leia também: Como simplificar e otimizar o processo de carga e descarga?
Como calcular o frete FOB?
O cálculo do frete FOB considera variáveis importantes, que devem ser analisadas e que vão influenciar na precificação. São elas:
- O peso da unidade do produto e da quantidade total de itens;
- O volume da unidade do item e também de todos os produtos. É o que chamamos de cubagem;
- O valor total que consta na nota fiscal;
- O trajeto da entrega, começando pelo ponto de recolhimento da mercadoria e terminando no destino final acordado na negociação;
- Os custos que envolvem esse trajeto, como os tributos, os pedágios e outras taxas que existem ao longo do caminho e que deverão ser cobertas pelo frete.
Após fazer o cálculo de todos esses custos, o valor encontrado deve ser repassado à empresa contratante em sua totalidade ou de forma parcial, desde que seja respeitada e mantida a margem de lucro da transportadora.
Rodojacto: mais do que uma transportadora, um parceiro estratégico
A Rodojacto é uma transportadora experiente, inovadora, que oferece a melhor solução em logística para a empresa contratante dos seus serviços. Temos uma frota moderna e diversificada para movimentar os mais variados tipos de mercadorias com segurança, agilidade e eficiência.
Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela Rodojacto e venha firmar conosco uma relação de confiança e parceria. Somos mais do que uma transportadora. Somos o seu melhor parceiro estratégico.
Categorias: Frete