Férias, Dia das Mães, Dia das Crianças e Black Friday. O que esses eventos têm em comum? Eles impactam a sazonalidade, período em que as vendas de produtos mudam consideravelmente, exigindo das empresas um planejamento logístico estratégico e personalizado.
Neste artigo, vamos abordar como a sazonalidade influencia a logística de transporte e como driblar os seus impactos negativos?
O que é sazonalidade?
A sazonalidade reúne os períodos de maior variação no mercado consumidor, geralmente impulsionados por datas comemorativas, estações do ano e fatores específicos de cada segmento produtivo.
No setor agrícola, por exemplo, a sazonalidade é representada pela safra de alimentos, como a soja e o milho. Já o setor de varejo recebe mais influência das datas comemorativas, momentos em que as compras costumam crescer bastante.
No turismo, por sua vez, a sazonalidade está relacionada com as estações do ano. Segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo, 37% dos brasileiros preferem viajar durante o verão, sendo esta a época mais movimentada do ano para o setor.
A sazonalidade afeta todos os setores da economia, mas é o varejo que lida com mais frequência com essas variações, uma vez que faz vendas diretas ao consumidor durante todo o ano. Logo, enfrenta várias oscilações.
Além de um bom gerenciamento de estoque, as empresas varejistas necessitam de um planejamento logístico eficiente para atender às demandas variáveis e garantir a satisfação do seu público consumidor.
Leia também: Previsão de demanda: o que é e como aplicar?
Impacto da sazonalidade na demanda de transporte
As flutuações do comércio varejista trazem muitos desafios para as empresas e elas devem estar preparadas para driblá-los.
Durante os períodos de maior consumo, a rotina do setor de logística é intensificada e, sem um bom planejamento, o excesso de trabalho pode gerar profissionais sobrecarregados e desestimulados.
Outro ponto de atenção é a insatisfação do consumidor causada pelo atraso nas entregas, o que é muito comum quando a empresa não possui uma frota ou um estoque suficiente para atender a todas as demandas recebidas.
Esses e outros problemas podem ser evitados com um planejamento anual adequado e que tenha uma previsão honesta de como serão os próximos passos da empresa.
Para isso, é preciso conhecer as preferências e os comportamentos do consumidor e ficar atento às muitas variações do mercado.
Os períodos de baixa procura são o momento ideal para a empresa fazer esse estudo e também para:
- avaliar os processos atuais e criar estratégias para melhorá-los utilizando, por exemplo, novas tecnologias digitais;
- investir em treinamento e capacitação dos colaboradores;
- pensar em outras formas de contratação de profissionais de logística;
- investir em renovação de frota;
- antecipar a compra de insumos com preços mais competitivos.
Leia também: Gestão de riscos do transporte de carga: saiba tudo
Planejamento logístico e sazonalidade
É possível perceber o quanto o planejamento logístico é fundamental para que a empresa saiba lidar corretamente com a sazonalidade, aproveitando os momentos de grande lucratividade e também as baixas temporadas.
O planejamento logístico precisa ser feito anualmente, a partir do levantamento de dados internos e externos, com foco na solução dos pontos fracos da empresa e na consolidação dos seus pontos fortes.
A seguir, confira duas medidas essenciais para um planejamento eficiente:
Gestão de estoque
A gestão de estoque é essencial para garantir que a empresa tenha produtos disponíveis para atender aos pedidos volumosos e, pelo menos, este não será o motivo para atrasos nas entregas.
Um estoque equilibrado precisa ter uma quantidade adequada de mercadorias, sem excessos. Afinal, produto sem rotatividade também indica dinheiro parado e não gera lucro para a empresa.
Aqui, o foco deve ser nas atividades principais da gestão de estoque: comprar de forma estratégica e monitorar a saída de cada mercadoria para controlar também as vendas.
Contratos de transporte flexíveis
Durante períodos sazonais, é muito comum que as empresas contratem novos profissionais de logística para dar conta da grande procura. Essa medida soluciona problemas imediatos, mas pode virar outra questão a ser resolvida.
Isso porque, durante os períodos de baixa estação, esses profissionais tendem a ficar ociosos, enquanto os custos trabalhistas da empresa com essas contratações continuam iguais.
Diante dessa situação, uma alternativa que tem trazido muitos benefícios para a empresa é a contratação temporária de profissionais, que também podemos chamar de contratos flexíveis.
Nessa modalidade, o profissional é admitido para executar tarefas por um determinado período de tempo, de acordo com as necessidades da empresa contratante.
A empresa pode optar pela contratação de profissionais autônomos ou pode recorrer a prestadoras de serviço, como a Rodojacto, especialista em logística e transporte de mercadorias.
Tecnologia para mitigar impactos da sazonalidade na logística de transporte
Um bom planejamento logístico é feito com uso de dados verídicos relacionados à empresa, ao público-consumidor e ao mercado em geral. Como acessar essas informações de forma rápida, precisa e segura? Conheça três recursos de tecnologia que podem ajudar:
Big Data
O Big Data é um conjunto de dados rastreados, extraídos e organizados com o objetivo de gerar insights e informações relevantes.
Na logística, o Big Data pode ajudar, especialmente, na gestão de estoque, analisando histórico de consumo, identificando sazonalidade, avaliando condições de armazenamento e outras informações importantes para uma tomada de decisões mais precisa.
Leia também: A logística e sua importância na competitividade das empresas
IoT
A Internet das Coisas (IoT) é um recurso tecnológico que permite a integração e o compartilhamento de informações entre dispositivos de uma mesma rede.
Na logística, a IoT proporciona uma série de vantagens relacionadas ao controle de tarefas, mercadorias e veículos, como:
- identificação de veículos ociosos ou com baixo desempenho;
- monitoramento das condições de armazenamento de produtos;
- informações precisas sobre rastreamento e localização de mercadorias que, ao serem repassadas ao consumidor, aumentam a sua confiança na empresa.
IA
A Inteligência Artificial (IA) reúne um conjunto de tecnologias que confere a computadores e outros equipamentos a capacidade de desenvolver tarefas humanas. A fim de reduzir os impactos negativos da sazonalidade, a IA pode ser usada para:
- automatização de processos e armazéns;
- criação, rastreamento e alteração de rotas em tempo real;
- gerenciamento e integração de informações e tarefas entre setores;
- personalização de serviços e produtos de acordo com a demanda, dentre outras aplicações.
Rodojacto: disponibilidade em todos os momentos
A sazonalidade é comum na rotina de empresas que trabalham com vendas diretas ao consumidor. Por isso, é fundamental que elas atuem de forma estratégica, aprimorando seus serviços de logística e garantindo um estoque suficiente para todas as demandas.
A Rodojacto é uma transportadora de mercadorias que investe regularmente em renovação de frota e capacitação de profissionais, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para seus clientes.
Conheça nossas soluções em logística e conte com o parceiro estratégico que a sua empresa precisa.
Categorias: Logística , Transporte