A principal função das embalagens é proteger as mercadorias de eventuais danos durante o seu manuseio. Além disso, elas fazem parte da experiência do cliente ao adquirir um produto, e sua aparência pode causar uma boa ou má impressão do serviço. Por isso, o transporte de embalagens deve ser feito com bastante cuidado e atenção. Vamos aprender um pouco mais sobre essa tarefa?
Qual a importância de ter um transporte de embalagens seguro?
As embalagens foram elaboradas com o intuito de envolver, armazenar e proteger as mercadorias para que elas chegassem intactas nas mãos do consumidor.
Com o tempo, esses recipientes ganharam uma função extra. Elas impactam diretamente na satisfação do consumidor e na imagem que ele cria da empresa que vende aquele item.
Nenhum consumidor gosta de receber um produto com a embalagem rasgada ou amassada. Quando isso acontece, o consumidor acredita que o seu objeto também foi danificado ou que houve descaso no seu manuseio.
Além disso, embalagens danificadas são rejeitadas pelo cliente, ocupam lugares indesejáveis nas prateleiras, podem resultar em devolução do produto, gerando custos diversos ao proprietário, ao lojista e à transportadora.
Portanto, realizar um transporte adequado e responsável de embalagens é fundamental não só para a segurança das mercadorias, mas também para a boa relação que a empresa tem com o seu público consumidor.
Leia também: Quais os cuidados necessários no transporte de bebidas?
Tipos de embalagens para envio de mercadorias
Vamos conhecer os tipos de embalagens mais utilizadas no envio de mercadorias? Conheça as principais características de cada uma delas.
Plástico
O plástico é uma das embalagens mais utilizadas e está disponível na versão flexível, moldável ao produto, e na versão inflexível, como engradados, tubos e caixas. São exemplos de recipientes desse material:
- Sacolas;
- Engradados;
- Envelopes;
- Galões;
- Paletes.
Papelão e papel
O papelão e o papel são biodegradáveis, recicláveis e ocupam pouco espaço, vantagens que fazem com que as embalagens feitas com esses materiais sejam usadas nos mais diferentes setores. São exemplos desse tipo de embalagem:
- Sacos;
- Caixas de papelão;
- Envelopes.
A desvantagem das embalagens de papelão e papel é a baixa resistência à umidade. Contudo, a indústria já está buscando formas de reduzir essa fragilidade.
Alumínio
Embalagens de alumínio são muito usadas no setor alimentício devido às suas vantagens. O alumínio tem grande poder de conservação e protege o produto de interferências externas, como o calor, a umidade e a luz solar.
Madeira
A madeira também é um material resistente, utilizado não só na embalagem, mas também na movimentação e na armazenagem de mercadorias. Pode ser encontrada em formatos de:
- Caixotes;
- Paletes;
- Barris;
- Bobinas.
Isopor
Embalagens feitas de isopor são as mais indicadas quando há necessidade de conservação da temperatura, seja ela quente ou fria. Os setores alimentício e farmacêutico são os que mais se beneficiam desta vantagem.
Apesar de muito funcional, a embalagem de isopor não reage bem a intervenções estéticas, não podendo ser alterada para estratégias de marketing da empresa, por exemplo.
Laminado
A embalagem laminada é feita a partir de uma mistura de materiais, como o polipropileno e o poliéster. Com isso, ela ganha um alto poder de conservação do produto.
Esse tipo de embalagem é utilizada para armazenar pó de café, salgadinhos, biscoitos, leite em pó e outros produtos considerados frágeis ou que podem ter sua composição facilmente alterada por agentes externos.
Vidro
O vidro é o material mais utilizado em embalagens que transportam líquidos, como bebidas, alimentos pastosos e perfumes. Apesar de frágil, tem a vantagem de expor o produto para a apreciação do cliente, o que pode ser determinante para a compra.
Além disso, quando algum produto não reage bem ao contato com o plástico, o vidro acaba sendo uma opção mais segura, pois não altera as características originais da mercadoria.
Leia também: Quais os veículos utilizados no transporte de alimentos?
Tipos de veículos utilizados para o transporte de embalagens
Chegou a hora de conhecermos os veículos mais recomendados no transporte das embalagens e produtos, que são o caminho sider e o caminhão baú. Veja só:
Sider
O sider, ou baú lonado, é totalmente coberto por lonas e possui diversas aberturas laterais, que facilitam a carga e a descarga.
É um dos mais indicados para o transporte de embalagens, especialmente quando há um grande volume de mercadorias e quando o cliente não possui docas, mas empilhadeiras para alocar ou retirar os produtos.
Sabemos que muitas avarias sofridas pelas mercadorias acontecem durante a carga e descarga. O sider oferece mais rapidez, agilidade e segurança nessa tarefa, devido à praticidade de sua composição e às suas múltiplas aberturas. Assim, o trabalho dos profissionais se torna mais fácil e seguro.
Baú
Outra opção de transporte é o caminhão baú. Ao contrário do sider, esse modelo tem a carroceria completamente fechada, com apenas uma abertura lateral ou na parte traseira para a entrada e saída dos itens.
É um dos modelos mais indicados para o transporte de cargas secas, térmicas ou que precisam de refrigeração.
Principais cuidados ao manusear e transportar embalagens de mercadorias
Movimentar embalagens de mercadorias exige uma série de cuidados que vão garantir a integridade desses materiais. Confira algumas dicas:
Fique atento na hora de embarcar as mercadorias
O embarque das mercadorias deve acontecer com muita atenção. O primeiro cuidado é optar por uma empilhadeira revestida, menos propensa a causar rasgos e outras avarias aos produtos.
Além disso, é fundamental instruir os carregadores para que eles saibam o jeito correto de armazenar cada pacote, seguindo a orientação de fragilidade das caixas e, assim, evitando danificá-las ou sobrecarregar o caminhão.
Outra dica é usar embalagens extras para conservar as características das embalagens originais. É uma prática que gera um custo maior ao remetente, mas tem a vantagem de elevar a segurança dos itens, o que é um grande diferencial.
Se certifique da condução segura do veículo
O transporte das mercadorias e embalagens é outro fator que impacta diretamente na sua conservação. É necessário que o condutor dirija seu veículo de forma defensiva, sem freadas bruscas ou manobras excessivas.
O objetivo é reduzir ao máximo a movimentação das mercadorias dentro do caminhão, evitando choques, quebras e outras avarias que podem inutilizar totalmente a carga.
Planejar previamente a rota, optando por estradas em melhores condições de uso e menos suscetíveis a roubos e furtos é uma maneira de reduzir esses danos, além da capacitação do motorista, claro.
Use os equipamentos adequados para descarga das embalagens
Os danos causados às mercadorias na hora da descarga podem ser evitados ou reduzidos com o uso de empilhadeiras revestidas, que agridem menos a embalagem, com o treinamento dos descarregadores e com a escolha do veículo mais adequado para o transporte.
Quando há muita mercadoria para descarregar e quando o local de descarga precisa ser desocupado rapidamente, como os grandes centros urbanos, a rapidez na execução da tarefa pode incidir em quedas e danos aos produtos.
Nesses casos, vale a pena investir em capacitação de funcionários e no sider, que facilita a descarga devido às suas muitas aberturas laterais.
Rodojacto: transportando sua marca com segurança e inteligência
A Rodojacto está sempre por dentro do que há de mais moderno no transporte de mercadorias e, por isso, não para de investir em melhorias para os seus clientes. Temos uma frota de veículos diversa e adequada às mais diferentes necessidades do mercado, além de profissionais responsáveis, treinados e experientes.
A Rodojacto é mais do que uma transportadora. Nós somos a solução em transporte que você busca para o seu negócio, oferecendo um serviço de qualidade de verdade. Mais do que uma transportadora, somos o seu melhor parceiro estratégico.
Categorias: Transporte