Como reduzir o custo de contratação de frete?

Reduzir o custo de contratação de frete é fundamental para promover a eficiência das operações e tornar a empresa mais competitiva. Porém, isso deve ser feito com bastante planejamento e cuidado, visto que qualquer estratégia que não seja bem-estruturada tem grandes chances de prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Para evitar que seus clientes percebam negativamente as mudanças realizadas — e fiquem insatisfeitos —, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática. Neste artigo, daremos dicas sobre as principais delas. Continue a leitura para saber quais são!
Sabemos que a logística é um ramo que sempre incide em muitos custos para a empresa. Seja por causa dos investimentos realizados ou devido às características próprias da atividade, que demandam muitas despesas.
Contudo, tais custos não são desejados pelas empresas, pois impactam diretamente e negativamente no orçamento geral da organização. Além disso, despesas elevadas reduzem a competitividade.
Na hora de fazer um orçamento, por exemplo, o consumidor tende a dar preferência para empresas que oferecem valores mais baixos e mais acessíveis a ele.
Portanto, reduzir os custos logísticos deve ser uma meta estabelecida pelo gestor, alcançada por meio de estratégias que não atrapalhem a qualidade do serviço.
Isso mesmo. A redução de custos não deve gerar consequências negativas para o cliente. Isso significa que a entrega dentro do prazo, a segurança e a integridade das mercadorias não devem sofrer alterações.
Tudo isso leva o gestor a pensar em formas criativas de diminuir os custos logísticos, começando pela contratação de frete. Você vai conferir algumas dicas de como fazer isso em um tópico mais adiante.
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Além de todos os cuidados envolvidos na contratação de frete, como escolha de empresas confiáveis e com bom custo-benefício, as taxas que incidem sobre esse serviço precisam ser conhecidas pelo gestor. Confira quais são:
O Gerenciamento de Risco e Segurança diz respeito aos custos que uma transportadora adquire ao tentar reduzir alguns incidentes, como furto ou roubo.
O GRIS não é fixo, podendo variar conforme o tipo de carga, os custos envolvidos, o valor da mercadoria e também a cidade onde a entrega será feita. Quanto mais risco o local oferecer, maior será o GRIS, por exemplo.
O frete peso leva em consideração o peso e o volume da mercadoria e tem o objetivo de melhorar a capacidade de carga do veículo. É uma taxa mais aplicada na movimentação de cargas fracionadas.
A cubagem da mercadoria é alcançada após o cruzamento de algumas informações, como altura, largura e comprimento. É uma tarifa que também visa o uso eficiente do veículo de transporte.
O pedágio é cobrado sempre que o motorista precisa passar de uma região para outra. Também chamado de direito de passagem, o pedágio deve ser compartilhado entre os proprietários de cada item transportado.
O Ad Valorem está inserido na tabela de frete, descrito como uma porcentagem sobre o valor da mercadoria. Esse percentual pode variar conforme distância, peso do produto, região, necessidade de manuseio etc.
O Ad Valorem surgiu para proteger as transportadoras dos muitos riscos envolvidos na movimentação de mercadorias, já que estes itens estão expostos a roubos e acidentes nas estradas.
Tarifa criada com base no tempo em que a mercadoria fica sob a responsabilidade da transportadora. Além de considerar o tempo, o cálculo também é feito com base no valor e no peso da carga.
Também chamada de estadia, a diária é uma taxa cobrada pela transportadora e leva em conta o tempo a mais que o veículo fica ocioso, aguardando carga e descarga.
A EMEX é uma tarifa empregada em regiões com altas taxas de violência nas estradas, com índices maiores de roubos e furtos de mercadorias. O objetivo da taxa é reduzir os riscos para as transportadoras.
A EMEX é calculada em cima do valor total da carga, acrescida da alíquota aplicada na Nota Fiscal da mercadoria.
Também conhecida como TDE, a taxa em questão é aplicada sempre que a entrega da mercadoria sofre interferências que atrapalham a sua fluidez, como separação obrigatória de itens, dificuldades de acesso ou qualquer outro obstáculo identificado.
A taxa de restrição de trânsito tem o objetivo de suprir custos sofridos pela transportadora em virtude de medidas que restringem a circulação de veículos ou o processo de carga e descarga de mercadorias.
A TAS tem o objetivo de ressarcir as transportadoras pelos inúmeros e invisíveis custos envolvidos nas atividades de fiscalização das Secretarias da Fazenda de cada estado por onde o veículo transportador circula.
Para isso, o embarcador fica responsável pelo pagamento do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
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Como vimos, as taxas que incidem sobre o cálculo de frete são muitas, o que ressalta ainda mais a importância de reduzir os custos com essa operação. Como fazer isso? A seguir, algumas dicas:
O planejamento é a primeira etapa e, talvez, a mais importante de uma estratégia. Nele, você faz uma análise do cenário atual e avalia o impacto do custo de contratação de frete no orçamento. Além disso, também vale a pena estudar o panorama da logística na sua empresa, encontrando os principais gargalos.
Assim, fica mais fácil identificar quais são as ineficiências e os pontos que demandam melhorias. Dessa forma, você já passa a enumerar as rotinas que necessitam de modificação, as etapas que podem ser eliminadas (visto que não agregam valor aos resultados) e os erros que devem ser corrigidos.
A partir daí, você já tem uma excelente base para montar o plano de ação. Vale lembrar que as suas estratégias têm de ser elaboradas de maneira coerente com os objetivos — que é reduzir custos sem afetar a qualidade dos serviços de entregas.
Ao perceber uma cotação que oferece o serviço com um preço bem mais barato que as demais, fique alerta: esse é um indício de que a qualidade do serviço é duvidosa. Antes de escolher essa opção, faça diversas análises e veja se realmente é possível contar com um transporte de qualidade por um preço tão inferior, lembre-se daquele ditado que diz que o barato pode sair caro.
Por outro lado, um custo de frete bem maior nem sempre é sinônimo de excelência. Por isso, o ideal é sempre focar no custo-benefício que a transportadora oferece na negociação.
Se você não acompanhar de perto os custos logísticos da sua empresa, dificilmente conseguirá gerenciá-los do jeito certo e continuar implementando ações acertadas de melhorias. Por isso, mesmo depois de implementar as medidas definidas na fase de planejamento, é necessário continuar acompanhando essa questão financeira das operações.
É dessa maneira que você consegue aumentar o controle sobre os fluxos de trabalho, manter os gastos controlados e saber exatamente quando é necessário realizar intervenções.
Geralmente, o seu operador logístico é quem fica responsável pelo planejamento e pela organização das rotas. Com base nas demandas (da sua empresa e de outros clientes), ele faz o gradeamento que permite realizar as entregas por um custo satisfatório. Assim, você só precisa monitorar os resultados e avaliar se eles estão dentro do esperado.
Entretanto, também há casos em que, mesmo terceirizando, é a sua empresa que precisa executar essa atividade. Isso ocorre quando o seu negócio apenas contrata os veículos, mas ainda continua fazendo a gestão de todos os processos que envolvem as entregas.
Nesses casos, é o seu negócio que precisa planejar e executar a roteirização, buscando os percursos mais eficientes, do ponto de vista do tempo, do gasto de combustível e da segurança, entre outros critérios. Por esse motivo, é de suma importância monitorar os resultados e identificar os pontos que exigem melhorias.
Vale lembrar que, se a sua empresa trabalha com o transporte fracionado, essa atenção é ainda maior, visto que envolve questões como:
Mais uma vez, a tecnologia tem um papel fundamental e pode se tornar uma grande aliada na execução dessas rotinas. Além do TMS, você pode contar com um roteirizador.
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Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são ferramentas de grande auxílio para a melhoria na gestão. Por meio deles, fica bem mais fácil acompanhar o resultado dos processos e identificar qualquer ineficiência ou falha que prejudique o alcance dos objetivos. A partir daí, as ações necessárias são adotadas.
Entre os indicadores ligados ao custo de contratação de frete, você pode monitorar:
É possível alcançar a redução do custo de contratação de frete. Contudo, isso precisa ser feito com bastante cuidado, já que medidas simplistas e baseadas em achismos podem até trazer o resultado esperado em curto prazo, mas causar prejuízos ainda maiores posteriormente como é o caso da insatisfação dos clientes e a criação de uma imagem negativa no mercado.
Já pensou em investir na tecnologia para auxiliar na melhoria dos processos? Por meio dela, você consegue automatizar diversas rotinas, reduzir a incidência de trabalho manual, diminuir a quantidade de erros (e retrabalhos). No que diz respeito à gestão do transporte, você pode contar com um TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte).
Ele consiste em um software específico para os processos ligados a essa área e contribui para acompanhar melhor algumas rotinas como:
Terceirizar a atividade de transporte é uma excelente maneira de reduzir o custo. Entretanto, para que essa opção seja viável e eficaz, é necessário escolher os fornecedores com bastante cuidado.
Faça cotações com diversas empresas e avalie as condições operacionais. Se possível, solicite informações sobre:
Com base nesses critérios, é possível analisar a solidez do negócio e a capacidade de honrar os compromissos em curto, médio e longo prazo. Também não se esqueça de fazer uma busca pela internet e ver o que as pessoas estão dizendo sobre o serviço (principalmente os clientes finais).
Vale destacar que, atualmente, você pode negociar utilizando os aplicativos que fazem o intermédio entre embarcadores e os profissionais, sem perder a confiabilidade do serviço.
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