Transportar mercadorias é uma atividade que sempre demanda muita atenção e cuidado, já que manter a integridade dos produtos e a segurança no percurso são essenciais. O transporte de bebidas, no entanto, é um tipo de frete que possui detalhes mais específicos.
As bebidas são consideradas alimentos, e muitas delas são armazenadas em embalagens frágeis, suscetíveis a quebras e danos. Por isso, o cuidado com esse tipo de transporte deve ser redobrado. Acompanhe o texto e saiba mais sobre como é feito o transporte de bebidas!
Quais as normas para o transporte de bebidas?
As normas relacionadas ao transporte de bebidas estão no Decreto Nº 6.871/2009. Segundo a lei, os utensílios usados no transporte desses produtos devem ser adequados à finalidade e precisam seguir os padrões sanitários e de higiene existentes.
A lei diz ainda que transportar bebida sem comprovação de procedência é reconhecida como infração e está sujeito a multas. A origem do produto deve ser registrada em documento fiscal.
Portanto, o profissional responsável pelo transporte de bebidas precisa estar atento às regras para que a carga não sofra avarias e também para que ele não sofra sanções dos órgãos fiscalizadores.
Tipos de armazenamento de bebidas
Vamos conhecer os principais tipos de embalagens utilizadas para armazenar as bebidas. O recipiente escolhido interfere diretamente nos cuidados necessários durante o carregamento e estocagem dos itens.
Vidro
Usado principalmente para armazenar cervejas, vinhos e destilados, o vidro é um material muito frágil. Para evitar quebras, as garrafas devem estar bem presas e os espaços vazios devem ser preenchidos com papel ou outro material que não as deixe balançando. Caixas e engradados são bastante úteis e, além disso, convém etiquetar as embalagens com a palavra “frágil”.
Plástico
O plástico é um material mais resistente do que o vidro, mas, em compensação, não pode ser submetido ao calor e nem aos raios solares, pois sua estética pode ficar comprometida.
Para evitar danos, o veículo precisa ser bem ventilado e, ao mesmo tempo, deve ser coberto para evitar o acúmulo de poeira e luz solar em excesso.
Alumínio
O alumínio é resistente a impactos e ao calor, mas não deve ser exposto à umidade, pois há o risco de corrosão e contaminação da bebida. Além disso, é um material que pesa um pouco mais, um detalhe que deve ser observado para evitar o excesso de carga no caminhão.
Quais os principais desafios no transporte de bebidas?
As peculiaridades dos alimentos líquidos já exigem da transportadora uma atenção extra. Além disso, existem outras situações que também fazem com que o transporte de bebidas seja ainda mais desafiador. Confira:
Comunicação e integração nas etapas
Embora o destaque esteja no transporte de bebidas, esta é apenas uma das muitas etapas envolvidas no processo. Promover a comunicação direta e clara entre todas as áreas também é um desafio, especialmente se o número de fornecedores for muito grande.
O investimento em tecnologia, na criação de sistemas de integração, é uma estratégia para amenizar os impactos negativos da falta de interação.
Controle de qualidade
Como as bebidas são transportadas e armazenadas vai interferir na qualidade dos produtos. Por isso, é fundamental evitar o contato com substâncias contaminantes, umidade, altas temperaturas e situações que possam resultar em quebra das embalagens.
Capacidade para monitoramento
O rastreamento dos produtos aumenta a segurança, a agilidade e o compromisso do motorista na entrega ágil da mercadoria. Contudo, é uma prática que depende de recursos tecnológicos e, consequentemente, de investimento financeiro.
Custos operacionais
Os custos estão em todas as fases do transporte e também podem aumentar ao longo do trajeto, caso haja acidentes, roubos, furtos e outras situações danosas às mercadorias. Além disso, o próprio investimento em melhorias no transporte também aumenta as despesas da empresa.
Quais os cuidados para transportar bebidas adequadamente?
Agora, é hora de conhecer com mais detalhes os cuidados que devem ser tomados durante o transporte de bebidas para que tudo saia dentro do esperado. Veja só:
Verifique se a mercadoria está embalada corretamente
A embalagem deve proteger as bebidas de vibrações, umidade e calor excessivo. Por isso, deve ser adequada às características do produto e às particularidades do trajeto e do clima.
Escolha a carroceria adequada
Ao fazer o transporte do fornecedor para o centro de distribuição, a carroceria ideal é aquela coberta por lona, como o sider. Nesse modelo, a carga e descarga de mercadorias paletizadas é bem mais fácil, podendo ser realizada pelas laterais e pela traseira do veículo, com a ajuda de uma empilhadeira.
Por outro lado, quando o transporte é feito do centro de distribuição para os pontos de venda, a carroceria ideal é aquela fechada em aço e alumínio. Esse modelo conta com diversas portas laterais que agilizam a descarga em locais muito movimentados.
Planeje a rota de entrega
O planejamento da rota é a melhor maneira de evitar trajetos perigosos e estradas em más condições de uso. Além disso, um percurso definido estrategicamente evita a distribuição irregular de peso sobre o veículo em algum momento do deslocamento.
Outra vantagem do planejamento de rota é a rapidez da descarga, uma vez que os produtos que serão desembarcados estarão organizados conforme os pontos de parada.
Se certifique que a direção seja cuidadosa
Dirigir cuidadosamente é uma regra válida para todas as situações. Em relação ao transporte de bebidas, esse cuidado é ainda mais necessário, uma vez que boa parte das embalagens usadas são de vidro, ou seja, podem quebrar facilmente.
As orientações são evitar manobras e freadas bruscas, respeitar o limite de velocidade, de preferência, ficando abaixo do permitido e manter distância do veículo da frente para evitar colisões.
Evite contato com umidade
A umidade pode causar oxidação em embalagens de alumínio, além de facilitar a proliferação de insetos no local. Para reduzir esse risco, opte por veículos cobertos e verifique sempre as condições atuais dos produtos, identificando e descartando itens com vazamentos.
Fique atento na hora de carregar e descarregar a mercadoria
O transporte de bebidas começa na hora da carga e termina na descarga do caminhão. Essas duas etapas exigem muito cuidado, pois é quando há um risco maior de acidentes, especialmente na hora de retirar os produtos do veículo. Para evitar esses problemas, temos algumas sugestões:
- Defina local e horário adequado para a descarga, dando preferência para momentos de menor movimentação local;
- Ainda no veículo, confirme o endereço de entrega e separe a documentação;
- Certifique-se de que todos os profissionais de descarga estejam usando equipamentos de proteção individual;
- Faça a descarga com calma, ciente de que está manipulando produtos frágeis;
- Confira se está tudo certo, receba a assinatura do recebedor e finalize a entrega.
Como funciona a logística reversa de garrafas e outras embalagens de bebidas?
A logística reversa é uma prática frequentemente observada durante o transporte de bebidas. É quando há o recolhimento de embalagens vazias, que serão devolvidas ao fabricante ou levadas para o descarte adequado.
A logística reversa é uma responsabilidade de todos os envolvidos no processo de fabricação, revenda e consumo. Portanto, precisa ser planejada e organizada para garantir a participação correta e efetiva de todos.
Rodojacto: a solução para a sua logística de entrega
Buscando uma transportadora que ofereça um serviço de qualidade no transporte de bebidas e outros tipos de mercadorias? Conheça a Rodojacto.
Nosso objetivo é nos tornarmos o seu melhor parceiro estratégico, aperfeiçoando a sua logística de entrega, oferecendo um serviço ágil, moderno, diversificado e reconhecido no mercado. Venha conhecer mais de perto o nosso trabalho.
Categorias: Transporte