KPIs de logística: conheça os principais indicadores

Quando uma empresa estabelece metas e objetivos, ela precisa de métodos para acompanhar o processo e facilitar o alcance dos resultados esperados. Esse papel é exercido pelos KPIs, os indicadores de performance. Vamos conhecer os KPIs mais utilizados na logística?
KPIs (Key Performance Indicators) são muito utilizados na gestão de empresas para medir o desempenho de uma organização. Os números levantados são usados como referência para a tomada de decisões do gestor.
Na logística, os KPIs, ou Indicadores-Chave de Performance, têm a função de monitorar e indicar a qualidade dos processos logísticos realizados. A partir desse monitoramento, é possível identificar e corrigir falhas e reduzir os custos operacionais relacionados, dentre outras vantagens.
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Além da redução de custos, os KPIs possibilitam a tomada de decisões mais assertivas, precisas e com mais chances de sucesso, uma vez que elas são baseadas em dados reais e não em suposições.
Os KPIs ajudam o gestor de logística a aumentar a qualidade e a eficiência dos processos, pois é através desses indicadores que ele vai perceber se os procedimentos estão sendo executados corretamente ou não.
Dessa forma, poderá fazer os ajustes necessários, mantendo ou melhorando a produtividade da empresa, de forma contínua e conforme os objetivos esperados.
Os indicadores mostram como as etapas da atividade logística estão sendo cumpridas e destacam a eficiência de cada uma delas. Conheça os principais KPIs de logística que devem ser monitorados:
Esse KPI mede o tempo que cada mercadoria leva para ser entregue ao seu comprador. É um dado muito relevante, que pode identificar gargalos que estejam atrasando entregas e gerando insatisfação no consumidor.
O cálculo deste identificador é simples: divide-se o tempo dedicado a cada entrega pelo número total de entregas realizadas. Assim, temos uma média de tempo que pode ser usada como parâmetro para melhorar essa etapa da logística.
O custo por entrega mede todas as despesas relacionadas ao transporte de mercadorias. Entram nessa soma o consumo de combustível, as taxas, o salário de entregadores, os custos com embalagem e armazenagem, etc.
Com essa informação em mãos, o gestor tem a oportunidade de pensar em estratégias para reduzir os custos das próximas entregas e aumentar a sua lucratividade.
Esse KPI dedica-se a mensurar o nível de ocupação dos veículos de transporte. Definir esse indicador depende de vários fatores, e não só da quantidade de mercadorias que são transportadas diariamente.
Também são levados em consideração detalhes importantes, como as características físicas da mercadoria, as condições de armazenamento do veículo e o valor da carga, por exemplo.
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Os KPIs também são utilizados para mensurar a qualidade do transporte da atividade logística. O objetivo é gerenciar os danos sofridos pelos veículos durante o trajeto e medir a satisfação do cliente em relação à entrega, especialmente, o cumprimento dos prazos. Saiba mais sobre esses indicadores:
Esse indicador mensura os prejuízos sofridos pelos veículos enquanto as mercadorias são movimentadas de um lugar para outro.
O KPI ajuda a identificar situações que afetam a segurança do veículo, do transportador e das mercadorias. A ferramenta também antecipa as necessidades de manutenção e auxilia na criação de estratégias para reduzir as ocorrências indesejadas.
O indicador que mede a satisfação do cliente é um dos mais importantes porque atesta o quanto o consumidor está contente com os serviços prestados pela empresa. Com base nos dados obtidos, o gestor consegue corrigir ações e melhorar a experiência do seu público.
Os KPIs não são ferramentas rígidas e nem se restringem a uma lista específica. Uma empresa pode criar suas próprias métricas ou escolher aquelas que ofereçam os dados que ela deseja obter.
O que importa, de fato, é que os KPIs selecionados sejam efetivos e estejam alinhados com os objetivos estratégicos da instituição. Confira algumas dicas de como definir e acompanhar esses indicadores:
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Os KPIs são ferramentas de monitoramento com função estratégica e devem ser aplicados, gerenciados e remodelados com o objetivo de alcançar os objetivos da empresa naquele momento.
Esse acompanhamento é muito importante porque é uma forma de verificar se a empresa é, de fato, lucrativa ou se está apenas se mantendo estável e ignorando as metas de sucesso estabelecidas anteriormente, na sua formação.
Com a definição correta e o acompanhamento adequado dos KPIs, o gestor é estimulado a pensar e agir diferente do que vem fazendo nos últimos tempos, o que abre espaço para muitas possibilidades e inovações.
A descoberta e aplicação de tendências inovadoras agregam valor ao negócio e são essenciais para o seu fortalecimento no mercado.
Os KPIs também permitem ao gestor uma visão a longo prazo, com previsão dos desafios e preparo prévio da empresa para essas adversidades. Além disso, é uma forma de estimular as ações proativas dos colaboradores, incentivados pelo alcance de metas e prazos.
Os KPIs não são apenas números, são mecanismos utilizados para aprimorar a gestão de negócios. Basta que sejam corretamente aplicados e interpretados.
Os KPIs são indispensáveis na logística, em especial, no transporte de mercadorias, melhorando continuamente o seu desempenho. Sabendo disso, a Rodojacto aplica diversos indicadores na gestão de transporte e, por esta razão, está sempre oferecendo um serviço de qualidade para seus parceiros.
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