Todas as etapas do processo produtivo precisam ser controladas adequadamente. A logística de suprimentos, por exemplo, auxilia na gestão da primeira parte dessa operação, um cuidado que gera consequências positivas que se estendem a todos os demais estágios da produção. Mas, o que é, de fato, a logística de suprimentos? A seguir, vamos decifrar esse conceito, conhecer suas vantagens e saber como aplicá-la no seu negócio.
O que é a logística de suprimentos
Podemos definir a logística de suprimentos como um conjunto de ações que começa na obtenção de insumos e de matéria-prima para a fabricação de um produto, passando pelo seu armazenamento e entrega ao consumidor.
Aqui, vale fazer uma diferenciação entre dois termos que muito se confundem: matéria-prima e insumos. Veja:
Matéria-prima: material que deverá ser transformado em um produto.
Insumos: é todo e qualquer item necessário à fabricação de um objeto, incluindo equipamentos e maquinário.
Então, a logística de suprimentos, também chamada de logística inbound, é um processo de gestão que tem o objetivo de promover a integridade dos insumos e matérias-primas, bem como a eficiência operacional da empresa nas etapas de produção e, principalmente, garantir a satisfação do cliente entregando o produto que ele adquiriu dentro do prazo.
Quando algo não vai bem na logística de suprimentos, alguns erros são facilmente identificados, como falta de matéria-prima e falha de equipamentos que obrigam as paradas na produção, resultados de má qualidade, elevação dos custos e insatisfação dos clientes.
Dica: Logística integrada: o que é e quais os benefícios
Etapas da logística de suprimentos
A logística de suprimentos pode ser dividida em três etapas que compõem o fluxo produtivo. Veja a seguir como funciona cada uma delas.
Entrada
A primeira etapa é a aquisição da matéria-prima, atividade que envolve uma parceria eficiente com bons fornecedores, além da quantidade correta desse material. O objetivo é reduzir custos nessa compra e manter um estoque equilibrado.
Processo
Na segunda etapa, acontece a produção propriamente dita. É quando aquela matéria-prima adquirida é transformada para dar vida a um objeto que será, posteriormente, vendido ao consumidor.
Saída
Por fim, temos a etapa final que é a entrega do produto ao cliente, uma ação que deve ocorrer com o máximo de eficiência, sem atrasos e com total preservação das características do objeto em questão.
Vantagens da logística de suprimentos
No começo deste artigo, falamos das consequências positivas da logística de suprimentos para a empresa ou indústria. Vamos conhecer quais são essas vantagens? Elencamos abaixo as principais:
Melhoria na estruturação dos processos
Com a logística de suprimentos, é possível ter um melhor controle de todas as etapas dessa cadeia. Ter acesso a essas informações é importante para auxiliar na gestão do negócio e na tomada de decisão.
Maior eficiência e agilidade em cada setor
O domínio do processo logístico oferece mais agilidade na execução das operações. Ou seja, os setores funcionam de maneira mais fluida, menos suscetível a falhas, com mais previsibilidade, resultando em maior dinamismo e produtividade.
Redução de custos
A redução de custos é um dos grandes objetivos de qualquer empresa e a logística de suprimentos também oferece essa vantagem. Com planejamentos já programados e a longo prazo, os preços podem ser negociados com os fornecedores, aumentando as chances de redução do valor.
Dica: Custos logísticos: o que são e como gerenciar
Otimização de recursos
O uso otimizado dos insumos também é alcançado quando o gestor tem uma visão ampla e antecipada de todo o ciclo produtivo. Desta forma, ele consegue identificar outras formas de usufruir desses insumos, pensando sempre em eficiência e produtividade.
Armazenamento adequado de insumos
Logística de suprimentos é planejamento e programação. Assim, fica muito mais fácil gerenciar os estoques, equilibrando a quantidade correta de itens necessários às transações, evitando acúmulo de material ou a falta deste.
Redução de riscos
Na logística de suprimentos, não são apenas os produtos que são planejados. As ações também são calculadas previamente, o que ajuda a diminuir o número de acidentes entre os trabalhadores em virtude de um planejamento bem elaborado, coerente e atualizado.
Aumento na produtividade
Quando as operações funcionam corretamente, com rapidez, fluidez e eficiência, há menos risco de erros e interrupções, o que aumenta todos os índices de produtividade. Isto é, o setor consegue produzir mais e melhor, dedicando menos tempo e trabalho àquela operação.
Melhor relacionamento com fornecedores
Por fim, e não menos importante, temos uma vantagem também muito buscada que é a boa relação com fornecedores. O planejamento da logística inbound estabelece uma relação de confiança com esses parceiros, o que também vai influenciar em uma prestação de serviço mais agradável e eficaz.
Como implementar a logística de suprimentos
Você já sabe o que é a logística de suprimentos e também já conhece as suas vantagens. Mas, como executar esse conceito e suas ações dentro da empresa? A seguir, algumas dicas que vão ajudar:
Mapeamento os processos da empresa
O mapeamento serve para que o gestor tenha uma visão ampla e integrada da empresa e de como acontece a cadeia logística atualmente. Esse estudo deve envolver desde as matérias-primas utilizadas até a chegada do produto ao consumidor final.
Investimento em softwares e outras tecnologias
A modernização do setor com implantação de equipamentos e sistemas de automação é indispensável. É por meio dessas alterações que o fluxo logístico terá suporte para ocorrer sem transtornos.
Os softwares e as ferramentas de automação aceleram as atividades, reduzem as falhas, diminuem o contato humano com as tarefas e aumentam a produção.
Dica: Robôs autônomos na logística: veja como funciona
Treinamento dos funcionários
Toda a equipe de trabalho deve estar devidamente treinada para saber lidar com esse novo modelo de logística, para que tenham acesso e saibam como manusear os sistemas e possam repetir os padrões atualmente utilizados pela empresa.
Mensuração através dos KPI’s
Para saber se os resultados estão dentro do esperado, é necessário fazer um acompanhamento desse processo através de dados bem fundamentados.
Fazer essa mensuração é importante porque possibilita ao gestor observar se as mudanças estão realmente trazendo benefícios para a empresa ou se precisam de algum ajuste. As pesquisas de satisfação e os KPIs (indicadores de performance) são algumas formas de avaliar esses resultados.
Análise constante e melhoria contínua
Um ponto muito importante, mas que é muito negligenciado, é a análise periódica das estratégias adotadas na logística de suprimentos. Esse acompanhamento, seguido de estudo e avaliação dos resultados são fundamentais para a busca de melhorias.
Estabelecimento das melhores parcerias
É imprescindível contar com boas parcerias ao longo desse processo, uma vez que cada empresa ocupa um lugar importante na cadeia produtiva. Então, selecionar bem os fornecedores, a equipe de logística responsável pelo transporte dos produtos e, até mesmo, colaboradores comprometidos com o estilo de trabalho da empresa é uma tarefa necessária, apesar de desafiadora.
Para isso é necessário contar com empresas que estejam realmente alinhadas e empenhadas em oferecer o melhor serviço possível para os seus parceiros. Neste sentido, a Rodojacto pode ser uma grande aliada para essa etapa, pois contamos com uma equipe capacitada para atender às necessidades logísticas das empresas dos mais variados portes. Conheça os nossos serviços!
Rodojacto, mais que uma transportadora, um supridor logístico estratégico!
Categorias: Logística