Conhecer o lead time na logística de uma empresa é imprescindível para o seu gestor. É através desta informação que ele pode reduzir o tempo de produção e de entrega, alcançar a satisfação do seu cliente e ganhar competitividade.
A seguir, saiba, de forma simples e fácil, como calcular o lead time do seu negócio.
O que é o Lead Time?
O lead time é o tempo decorrido entre o pedido realizado e o recebimento do produto pelo cliente. Essa definição, contudo, tem um significado diferente para cada parte envolvida nesse processo.
Na perspectiva do cliente, o lead time resume-se a um prazo que ele deve aguardar para ter sua mercadoria em mãos. O tempo de espera é definido no ato da compra.
Já na perspectiva da empresa, o lead time tem uma execução mais longa. Começa na hora em que o cliente faz o pedido, mas passa pela produção, pelo processamento, pela montagem, pela expedição até à entrega de fato.
Por que calcular o Lead Time?
Tanto para a empresa quanto para o cliente, é importante que o lead time tenha um prazo curto, visto que essa rapidez resulta em muitas vantagens para ambos.
Para o cliente, receber o seu pedido dentro do prazo ou antes, de preferência, é muito satisfatório. Ao construir uma imagem positiva da empresa, o cliente volta a comprar dela e ainda a recomenda para outras pessoas.
Para a empresa, também é muito valioso calcular o lead time porque ela consegue perceber se o prazo decorrido está dentro do esperado e se está atendendo às expectativas do cliente. Se não estiver, a empresa deve diminuir a espera.
Ao abreviar o lead time, a empresa ganha a satisfação do cliente e ainda reduz custos, otimiza os processos e melhora a sua competitividade no mercado.
Quais as vantagens de otimizar o lead time?
Otimizar o lead time permite que o gestor tenha um domínio maior e mais amplo sobre todas as etapas da operação. Além desta, outras vantagens também são percebidas, tais como:
Satisfação dos clientes
Sem dúvidas, este é um dos objetivos mais buscados pelas empresas, que acontece quando o cliente recebe um produto de qualidade, sem atrasos e sabe que pode contar com a marca futuramente. É, portanto, uma vantagem indiscutível.
Melhoria e padronização de processos
Ao aperfeiçoar os processos logísticos que envolvem o lead time, será mais fácil criar um padrão de criação e de eficiência para ser seguido dali em diante. Desta forma, as etapas serão executadas com mais rapidez e os produtos terão mais qualidade.
Redução de custos
Processos padronizados são mais enxutos, eficientes e rápidos, implicando em menos falhas, menos prejuízos e menos custos, seja com reparos ou com investimentos desnecessários.
Mais produtividade
O aumento da produção será em virtude da otimização e padronização dos processos, o que também estará evidente na qualidade da produção. Então, se a empresa anseia por uma demanda maior de produtos, investir na otimização do lead time deve ajudar a alcançar esse objetivo.
Melhora da gestão de estoque
Um estoque bem gerenciado não possui produtos em excesso e nem em falta, porque o gestor sabe quando é necessário repor as mercadorias.
Vantagem competitiva
Todos os benefícios citados contribuem diretamente para o fortalecimento da empresa e da sua relação com o cliente, uma vantagem competitiva muito disputada no mercado, considerada essencial para um crescimento sustentável do negócio.
Quais fatores podem impactar no lead time?
Existem várias questões que podem influenciar o lead time da empresa. Alguns deles talvez não pertençam propriamente à organização, mas precisam da sua intervenção para melhorarem. Veja só:
Fornecedores
A produção da empresa depende diretamente da matéria-prima disponibilizada pelo fornecedor e se houver atrasos nessa aquisição, certamente, o lead time também deverá sofrer com prazos não cumpridos.
Por isso, é importante contar com fornecedores comprometidos com prazos, que ofereçam materiais de qualidade e que possam atender a empresa em um momento de urgência, por exemplo.
Manutenção
A manutenção de máquinas e equipamentos faz parte da produção da indústria. Portanto, mesmo que esteja programada, como é recomendado, essa pausa vai interferir no processo produtivo e na entrega dos pedidos recebidos.
Uma maneira de reduzir os problemas causados pela manutenção periódica é agendá-la para momentos de produção mais baixa, quando não haverá um número grande de pedidos e os prejuízos poderão ser driblados.
Processos burocráticos
Assim como acontece em todos os segmentos empresariais, a burocracia é um fator que pode aumentar o lead time, ainda que seja necessária para a gestão da empresa. Uma dica que pode ajudar é investir em softwares, aplicativos e outras formas mais modernas de compartilhar e conferir informações, reduzindo o manuseio excessivo e demorado de papéis.
Transporte e entrega
Roubos, danos às mercadorias, estradas em péssimas condições de uso e outros desafios comuns do transporte de mercadorias precisam ser driblados para que essa etapa tão importante da logística não atrase a entrega do produto ao seu cliente.
Como calcular o Lead Time na logística?
Para calcular o lead time, é preciso seguir uma sequência de etapas relacionadas logo abaixo. Veja só:
Listar os insumos
O primeiro passo é listar as matérias-primas necessárias para a fabricação do produto. Esse é um ponto muito importante porque é a base da produção. Então, a lista deve ser completa e abrangendo todas as etapas de criação.
Mensurar o tempo de aquisição
O passo seguinte é calcular o tempo de aquisição, ou seja, quanto tempo a empresa precisa aguardar para conseguir o material necessário para a fabricação dos produtos. Esse prazo deve ser honesto e razoável, levando em conta as diretrizes da empresa fornecedora e a relação estabelecida.
Comparar os tempos de aquisição
Com base no passo anterior, identifique os insumos que demandam mais tempo para serem entregues e pense em estratégias para evitar que a produção sofra atrasos por causa disso.
Uma alternativa pode ser a estocagem desses produtos, com prazo de entrega maior. Com um controle adequado e regular é mais fácil fazer reposições sem prejudicar o processo produtivo.
Descobrir o tempo de fabricação do produto
Quanto tempo o seu produto demora para ficar completamente pronto, com base no processo produtivo da equipe?
Para chegar a esse número, alguns fatores devem ser observados, como as pausas nos feriados e finais de semana, a ausência de colaboradores, bem como possíveis interrupções no fluxo de produção.
Calcular o tempo total
O último passo é descobrir o tempo envolvido em todo esse processo. Ou seja, é hora de somar o tempo dedicado à aquisição dos insumos, à fabricação do item, à expedição e à entrega efetiva nas mãos do cliente.
O valor encontrado é o lead time. Perceba que este número é composto de muitos fatores e que cada um deles possui características próprias. Logo, devem ser bem definidos para que não atrapalhem a etapa seguinte ou o resultado.
Exemplo de cálculo de Lead Time
Vamos ver como calcular o lead time com um exemplo prático, seguindo os passos anteriores?
Uma empresa fabricante de bolsas recebeu o pedido de 5 unidades do produto. O pedido foi realizado em uma sexta-feira.
Logo, foi feito o levantamento do material necessário e uma listagem com o prazo de recebimento de cada um deles. Foi identificado que um dos materiais demora mais tempo para ser entregue: cerca de 5 dias úteis.
O tempo de confecção de cada bolsa dura em torno de 3 horas. Ou seja, para fabricar 5 bolsas, são necessárias 15 horas, o equivalente a 2 expedientes de trabalho da equipe responsável ou 2 dias de produção.
A empresa reserva mais 3 horas para revisar, embalar e preparar todos os pedidos para a expedição. O prazo para que as bolsas cheguem ao cliente é de 3 dias.
Somando todos os números, temos: 2 dias do final de semana que sucede o pedido (realizado na sexta-feira) + 5 dias da entrega dos insumos + 2 dias do final de semana seguinte + 2 dias de fabricação das bolsas (segunda e terça-feira) + 3 horas de revisão + 3 dias de entrega = 14 dias e 3 horas. Este é o lead time da empresa de bolsas.
Como reduzir o Lead Time?
Sabendo que um lead time curto é muito valioso para a empresa e para o cliente, o que é possível fazer para modificá-lo e torná-lo mais vantajoso para todos? A seguir, algumas dicas:
Tecnologia e comunicação no controle das rotas
A tecnologia é fundamental para otimizar todos os processos, desde o recebimento do pedido até a entrega. Especialmente na etapa do transporte, investir em sistemas de rastreamento é interessante para o controle das rotas e da localização das mercadorias.
Os recursos tecnológicos também ajudam no compartilhamento rápido de informações entre os setores. Com isso, as transações se tornam mais ágeis, com troca de dados em tempo real, sem atrapalhar o fluxo de produção e atendimento.
Melhoria constante
Sempre é possível melhorar os processos produtivos, seja adotando soluções tecnológicas, aumentando a produtividade da equipe ou selecionando melhor os fornecedores.
Por isso, as etapas que compõem a produção devem estar sempre sob observação e controle. Assim, é mais fácil facilitar a identificação das falhas e implementar novas estratégias.
Parcerias qualificadas
Fornecedores, transportadores e demais empresas envolvidas no processo produtivo do negócio têm um papel importante na redução do lead time. Por isso, é importante construir uma relação saudável com todas elas.
Busque parcerias sólidas com empresas que cumprem os prazos acordados, que realizam entregas rápidas, que ofereçam material de qualidade e que, de uma maneira geral, desempenhem bem o seu trabalho, com segurança e agilidade.
Rodojacto: sua melhor opção em transportadora
Contar com uma transportadora qualificada e experiente no que faz também é importante para reduzir o lead time da sua empresa. Nesse ponto, você pode contar com a competência da Rodojacto. Temos a melhor solução em logística para cada uma de suas necessidades, fazendo da Rodojacto o seu melhor parceiro estratégico.
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