Uma transportadora é muito mais do que uma fornecedora de serviço — é uma grande aliada. Afinal, ela auxilia a alcançar a eficiência da operação logística, o que impacta diretamente os resultados da empresa.
Mas o que levar em conta na hora de escolher sua parceira? Foi com isso em mente que elaboramos este post especial. Siga com a leitura e conheça os principais critérios para definir como contratar uma transportadora!
Os benefícios de contratar uma transportadora
Especialização, pontualidade, economia e satisfação do consumidor. Sem sombra de dúvidas, esses são os maiores e mais importantes benefícios na contratação de uma transportadora. Entenda melhor cada um desses pilares!
Especialização
Não importa o seu ramo de atuação — seja no comércio varejista ou na indústria de transformação —, para estar onde está, a sua empresa se especializou naquilo que oferece ao mercado, certo? O mesmo vale para as transportadoras, que carregam todo o know howlogístico para agilizar o escoamento da sua produção.
Por isso, a contratação desse tipo de parceiro aprimora a operação, suprindo a necessidade de criar um departamento dedicado ao transporte e absorvendo as demandas de planejamento, aquisição e gestão de frotas, motoristas, multas e afins.
Ao contratar uma transportadora, portanto, a sua produção passa a ser transportada com garantia de competência e sua equipe passa a ter mais tempo disponível para atuar com foco em questões estratégicas do core business.
Pontualidade
Essa é uma vantagem complementar à anterior, pois só é concretizada por conta da experiência oferecida por uma boa transportadora. Afinal, a missão dessa empresa é atender às suas necessidades logísticas, empregando todo o conhecimento em transporte de cargas para que você alcance os seus clientes no tempo certo.
Economia
Destaca-se, também, o argumento financeiro, visto que, na maior parte das vezes, a contratação de uma transportadora é uma estratégica economicamente vantajosa.
Dizemos isso porque, caso o serviço não seja terceirizado, a empresa terá maiores custos para contratar profissionais, promover treinamentos, montar a própria frota, realizar manutenção dos veículos e por aí adiante. O aumento de gastos, inclusive, pode acabar refletindo no valor do frete repassado ao cliente.
Satisfação
Por último e, talvez, mais importante, tem-se a satisfação final do cliente. Com uma boa transportadora, você maximiza a qualidade das suas entregas, diminuindo o lead time e fazendo com que a sua produção chegue ao destino em plenas condições.
No fim das contas, a qualidade técnica do transporte, a pontualidade das entregas e a economia acabam refletindo na relação com os seus clientes, sejam empresas ou consumidores finais. Como consequência, isso interfere na percepção que o mercado tem da sua marca.
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Os 11 principais fatores para definir como contratar uma transportadora
Por um lado, o bom desempenho agiliza suas entregas, reduz custos e beneficia a imagem da sua organização. Por outro, problemas como atraso e danificação de materiais geram prejuízo financeiro e mercadológico.
Para que haja um equilíbrio entre esses fatores, o suporte de uma supridora logística é uma peça-chave. Mas, afinal, que fatores ajudam a definir como contratar uma transportadora? A seguir, mostraremos as principais características que devem ser avaliadas nos parceiros em potencial. Confira!
1. Agilidade
Ser capaz de receber um pedido e dar andamento para transportá-lo o quanto antes é uma das habilidades essenciais no ramo da logística. Entretanto, isso não envolve simplesmente o tempo de transporte — o diferencial começa já no atendimento.
Uma parceria estratégica é aquela que não faz você perder tempo com uma cotação a cada pedido. Ela deve ser uma supridora logística, conhecendo suas principais demandas e desenvolvendo uma estratégia para entregar aquilo de que você precisa no momento certo.
2. Disponibilidade
A agilidade se relaciona com a disponibilidade dos horários de serviço da transportadora. Como os setores da indústria trabalham com cronogramas apertados, a parceira precisa estar pronta para ajudar em todos os momentos, inclusive quando surge uma demanda urgente, cuja entrega não foi planejada com muita antecedência.
Um pedido de transporte adiantado ou atrasado, por exemplo, será concretizado fora do horário comercial, se você precisar? A ausência dessa flexibilidade traz sérios problemas. Um atraso no final do dia pode fazer com que o transporte aconteça somente na manhã seguinte, causando ainda mais prejuízo.
Outra possibilidade seria contratar uma nova transportadora de forma emergencial, o que vai custar bem mais caro. Nesse sentido, se você conta com uma transportadora parceira, mas frequentemente precisa chamar outras para cumprir determinados prazos, ela pode não ser a mais adequada para o perfil da sua empresa.
Também é preciso ficar atento às restrições municipais, um dos maiores desafios ao setor, visto que limita os horários e rotas permitidas para as atividades de transporte e descarga. Uma boa transportadora terá plena ciência desses detalhes e, por familiaridade com esses desafios, também deve apresentar uma sólida noção e experiência no planejamento de rotas, minimizando a ociosidade operacional e agilizando as suas entregas.
3. Qualidade no atendimento ao cliente
Embora fundamental, esse é um detalhe que pode passar desapercebido por muitos gestores durante a contratação. É importante perceber uma realidade sobre a terceirização de serviços: você está adicionando um intermediário na sua relação com o cliente.
Quando possui a própria frota, a empresa está livre para controlar todos os aspectos da sua operação, treinando e orientando os colaboradores da forma como acredita ser a mais apropriada.
Ao contratar uma transportadora, ela não conta com a mesma liberdade, pois os motoristas e entregadores não respondem diretamente aos contratantes, mas à transportadora.
Felizmente, uma contratação ruim pode ser evitada, bastando considerar a qualidade do atendimento ao cliente. Esse é um critério importante e que exige certa pesquisa de mercado, observando a interação dessa transportadora com os seus ambientes de entrega.
4. Abrangência
A dinâmica do mercado atual faz com que as empresas estabeleçam relações comerciais com parceiros de regiões variadas. Em alguns casos, isso não é levado em consideração ao se contratar uma transportadora, sobretudo por pequenas e médias empresas. Afinal, o gestor está acostumado a lidar com clientes mais próximos e entregas rápidas.
Entretanto, imagine que, ao fechar uma venda para alguém de outro estado, você descubra que a transportadora não atende àquela região. O que fazer? De imediato, a única saída será contratar outra empresa, arcando com maiores custos.
Portanto, para evitar imprevistos, recomenda-se checar a abrangência da atuação da transportadora antes de formalizar um contrato — até porque a maioria das empresas não conta com um cronograma tão definido para a entrada e saída de produtos, já que a demanda tende a variar com o tempo.
5. Restrições no envio
Na hora de formalizar o contrato, a maioria das empresas não estabelece critérios específicos para as cargas a serem transportadas. Em geral, isso não significa um problema, pois ela pode ter os recursos necessários para lidar com diferentes materiais — considerando características como fragilidade e volume transportado.
No entanto, vale a pena verificar se a transportadora é, de fato, flexível nesse sentido. Variações, principalmente na quantidade de carga transportada, podem acontecer, e é fundamental garantir que isso não afetará o andamento da operação logística.
Para tal, preze por uma negociação transparente, de modo que ela apresente suas restrições operacionais no transporte de mercadorias antes que o negócio seja fechado.
6. Composição da frota
Esse pode ser um fator determinante na escolha de uma parceira, pois impacta as possíveis restrições operacionais dessa empresa e a capacidade de preservação da carga do início ao fim do trajeto. Então, para garantir a qualidade transporte, é importante pesquisar e avaliar a composição da frota dessa parceira.
O objetivo geral da análise é descobrir a idade da frota e a qualidade da manutenção. O ideal é que os caminhões não tenham mais de cinco anos e passem por revisões periódicas. Para descobrir isso, basta examinar a frota, identificando ano, modelo e marca dos veículos que a compõem.
Quando possível, você pode até mesmo visitar a garagem da transportadora, para avaliar o estado geral de conservação dos seus modelos. Afinal, esse é um elemento que interfere na probabilidade de riscos operacionais, como atrasos causados por problemas mecânicos.
7. Capacitação da equipe
Não basta ter os veículos corretos e equipamentos adequados se a transportadora não conta com pessoal capacitado, certo? Uma equipe efetiva é aquela que tem qualidade técnica, é proativa, atualizada e está apta a resolver eventuais problemas de forma ágil.
Portanto, procure uma transportadora que preze pelos seus motoristas, investindo em treinamento, estimulando o senso de crítico e proporcionando boas condições de trabalho.
8. Adequação à legislação
É importante averiguar tanto a adequação às normas de transporte quanto à legislação trabalhista no âmbito da transportadora. Esses fatores influenciam a eficiência da operação logística e, consequentemente, da sua empresa.
A compra de vales para pedágio, a emissão de notas, pagamento de terceiros e o cumprimento das leis de trânsito são alguns exemplos disso, todos fundamentais para a sua segurança e regularidade nas estradas.
O seguro é outro ponto muito importante. Mesmo que você já tenha uma cobertura, a transportadora pode poupar sua empresa de muitos problemas se contar com uma apólice própria.
Entre as modalidades obrigatórias, tem-se o Seguro de Transporte Nacional e Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C). Já o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RCF-DC) é facultativo, mas atua como um grande diferencial pelo fato de contemplar ocorrências de roubos e furtos.
9. Cobranças extras
Esse é um ponto fundamental para balizar a sua contratação, pois impacta os custos operacionais ao longo da parceria. Antes, um detalhe: quando falamos em cobranças extras, não queremos dizer possíveis erros de contabilidade causados por negligência, má-fé ou acaso.
Na realidade, esse é um aspecto perceptível apenas na sua experiência com a parceira, após a contratação, ou por meio de relatos de outras empresas que já trabalharam com essa marca. Aqui, quando falamos de cobranças extras, queremos dizer os possíveis custos adicionais solicitados pela prestação de serviço.
Conhecidas como generalidades, a transportadora pode cobrar taxas de carga e descarga, reentrega, nível de dificuldade e frete mínimo. Com exceção da última taxa, todas as demais consistem em valores adicionaise proporcionais à operação de transporte.
Isso porque interferem na eficiência com que elas realizam a sua jornada de trabalho. O importante é conhecer essas condições antes da contratação, evitando surpresas após o faturamento dos serviços.
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10. Tecnologia e segurança
A segurança do frete está diretamente ligada à tecnologia adotada pela empresa. Com o rastreamento de veículos, por exemplo, é possível monitorar caminhões em tempo real. Além disso, carretas podem contar com localizadores, para o caso de roubos de carga.
Com o uso do Big Data, também é possível cruzar informações privilegiadas sobre o comportamento do motorista e as estatísticas do veículo, fornecendo dados sobre o consumo de combustível, custo de manutenção, status da carga etc.
A adesão à automatização ainda possibilita que as transportadoras ofereçam serviços altamente funcionais, como a entrega no mesmo dia (same day delivery)e o uso de veículos autônomos (como drones), que aumentam as vantagens competitivas do negócio.
11. Reputação
A reputação da supridora logística diz muito sobre sua eficiência, mas também sobre quem ela realmente é. E como essa parceira torna-se uma extensão da sua organização, deve estar alinhada aos valores que regem seu negócio.
Para tanto, o último ponto que auxilia na definição de como contratar uma transportadora é a idoneidade da empresa. Isso pode ser avaliado por meio da percepção de outros clientes, mas também pela experiência dos seus funcionários caso tenham integrado operações nas quais a supridora estava a trabalho dos seus fornecedores.
A consideração com os profissionais que atuam no transporte é outro aspecto que deve ser levado em conta. Afinal, muitas vezes, os caminhoneiros são desvalorizados e chegam a trabalhar em situações insalubres.
Para complementar, cheque os valores relacionados à responsabilidade ambiental, pois essa mensagem está atrelada à marca da transportadora e, consequentemente, a você e à sua empresa.
Conforme tratamos neste conteúdo, os critérios para definição de como contratar uma transportadora bastante objetivos e podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Por isso, leve-os em conta e encontre uma parceira estratégica que promova resultados cada vez melhores para sua organização.
Agora que você já sabe como contratar uma transportadora, que tal conhecer uma empresa que é referência no mercado? Entre em contato com a Rodojacto e descubra como podemos ajudá-lo!
Categorias: Logística